Segunda sonda lambda do Ford Fiesta

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Saiba por que a segunda sonda passou a ser obrigatória em todos os carros fabricados no Brasil e veja também como é o procedimento de diagnóstico e testes de sinal e de alimentação do heater

Fernando Lalli

 

Existe uma peça fundamental para que o sistema de injeção trabalhe no melhor de sua eficiência. Localizada no sistema de escape e posicionada antes do catalisador, a sonda lambda – ou sensor de oxigênio – analisa a quantidade de O2 nos gases expelidos pelo motor e envia essa informação para a unidade de comando da injeção eletrônica. Através dessa informação, o sistema de injeção regula a mistura ar/combustível injetada na câmara de combustão. Caso esteja pobre, ou seja, com pouco combustível, o sistema enriquece a mistura. Se estiver ou rica, com excesso de combustível, o sistema empobrece a mistura.

 

O equilíbrio da mistura que queima na câmara é determinante para o controle do consumo, emissão de poluentes e extensão da vida útil do catalisador. A sonda, nos carros Flex, por meio de um mecanismo chamado sensor lógico, é capaz de identificar o combustível usado. E, não menos importante, quando a mistura está na condição estequiométrica (ou seja, com as quantias exatas de ar e combustível), o catalisador chega a ter 95% de eficiência na conversão de elementos nocivos como CO (monóxido de carbono), NOx (óxido de nitrogênio) e HC (hidrocarboneto) em gases não poluentes.

 

Para garantir que o sistema formado pela primeira sonda e catalisador trabalhe com mais eficiência, um segundo sensor de oxigênio foi incorporado para avaliar os gases que já passaram pelo catalisador. Essa segunda sonda pode não atuar diretamente na informação sobre a mistura, mas, sim, verificando se a primeira sonda e o catalisador estão atingindo os resultados esperados na correção da mistura e na “limpeza” dos gases. Esse sistema é chamado de OBD-BR2 (“On-Board Diagnosis” ou “Sistema de Diagnose de Bordo”), e é obrigatório em todos os carros com motor de ciclo Otto comercializados no Brasil desde o início de 2011, como manda a resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente – Resolução 354/2004).

 

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A segunda sonda lambda do Fiesta fica localizada no escapamento, após o catalisador.

Este sensor tem a função de analisar se a correção da mistura e a limpeza dos gases está correta.

 

Por isso, trazemos nessa reportagem um panorama de como funciona essa segunda sonda no Ford Fiesta 2011 1.6 Flex, com 22 mil km rodados, e vamos mostrar ainda procedimentos de diagnóstico e testes que garantem o bom funcionamento do componente. De acordo com os técnicos da NGK/NTK, que fabrica os componentes do sistema OBD-BR2 para o modelo, a segunda sonda lambda está presente nas unidades fabricadas desde o 2º semestre de 2010, portanto o sistema varia dentro do mesmo ano de fabricação.

 

É bom lembrar que isso não acontece apenas com o Fiesta, já que 60% dos veículos produzidos em 2010 seguiram o padrão OBD-BR2. Vamos acompanhar os procedimentos dos testes de sinal e alimentação da sonda e diagnose de problemas na emissão de gases do veículo, mas antes vamos entender melhor as características do componente e como ele funciona.

 

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Equilibrando a mistura

 

A sonda lambda analisa a quantidade de oxigênio nos gases de escape através de um elemento sensor cerâmico feito de dióxido de zircônio, material que permite a passagem de moléculas de oxigênio através de si após ser aquecido (por um componente interno chamado “heater” (“aquecedor” em inglês) a 350ºC. Quando o sensor atinge essa temperatura, ele mede a concentração de oxigênio nos gases de escape comparada a do ar de referencia, que nada mais é do que o ar atmosférico que entra por orifícios no corpo da sonda, ou pelo próprio fio do chicote. A passagem do oxigênio pelo elemento gera uma tensão elétrica entre 0V (mistura pobre) e 1V (mistura rica). A informação gerada é passada para o módulo da injeção através de sinais elétricos.

 

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Se for constatado alto nível de oxigênio nos gases de escape, é sinal de que a mistura está pobre, mas se houver pouco de oxigênio, é indício de que a mistura está rica. Com esta comparação, a unidade de comando determina se a mistura que foi queimada na câmara de combustão está estequiométrica – ou seja, se as medidas de ar e combustível estão exatas para uma queima perfeita.

 

No mercado, os sensores de oxigênio são divididos pelo tipo e formato do elemento sensor: dedal (arredondado na ponta) e planar. O sensor tipo dedal é o mais utilizado atualmente por ter maior área de contato e ser mais resistente a choques térmicos e mecânicos. A NTK fabrica dois tipos de sonda dedal: convencional (ou standard) e FLO (“Fast Light Off” ou “aquecimento rápido”). A empresa também fabrica o sensor do tipo planar para utilização para o seguimento de motocicletas, devido ao seu tamanho reduzido.

 

Sem reparação

 

O sensor é dimensionado para atender a uma vida útil de no mínimo 80 mil km. É importante frisar que essa peça não possui nenhuma forma de reparação a não ser a sua substituição pela peça nova original. O chicote também não deve sofrer nenhum tipo de corte ou ruptura, já que o ar de referência também entra pelo conector. “O carro pode pegar chuva e lama e o chicote estará sujeito à entrada de água e sujeira. Por isso não recomendamos que se faça qualquer reparo no chicote”, alerta o técnico Hiromori Mori, da NTK. Ele também recomenda a não utilização de sonda com emenda nos fios. “Sempre frisamos para o mecânico que é importantíssimo usar a tabela de aplicação para saber qual é a sonda correta para cada caso”, orienta Hiromori.

 

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Outro detalhe é a graxa que já vem na rosca da sonda. Trata-se de uma graxa especial, chamada de “Never Seeze”, que tolera até 1300ºC, especialmente indicada para a função. “O mecânico não deve limpar essa graxa e aplicar outra graxa diferente. Nenhuma outra graxa, seja rolamento, graxa grafitada, graxa azul ou branca deve ser aplicada, pois não oferece resistência para suportar a temperatura da região da sonda, que chega a atingir 700ºC”, avisa Hiromori, que frisa também que, além de aguentar altíssimas temperaturas, a graxa “Never Seeze” evita oxidação e melhora o aterramento.

 

Testando a segunda sonda

 

Basicamente, os procedimentos dos testes de sinal e alimentação são comuns tanto à primeira sonda quanto à segunda sonda, com pequenas observações extras, começando pela identificação correta do conector. No Fiesta, os dois conectores são bem aparentes: o cinza é o da primeira sonda e o azul, o da segunda sonda, que, neste carro, é do tipo standard.

 

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Conectores cinzas da segunda sonda lambda ligados ao

chicote auxiliar (conectores verdes) para os testes.

 

Importante: para fazer os testes, nunca deve se fazer qualquer tipo de perfuração no chicote ou na vedação do conector. Como não existe nenhuma alternativa à venda no mercado, o ideal é que o mecânico construa um chicote de testes a partir do chicote de uma sonda velha, assim pode espetar as pontas de provas do multímetro ou do osciloscópio sem comprometer o sistema no carro.

 

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Teste do sinal da sonda

 

Após conectar o chicote auxiliar, coloque o osciloscópio na escala de tensão e as pontas de prova ligadas aos fios preto e cinza do chicote auxiliar. Em seguida, ligue o carro e, após alguns segundos, comece a observar o gráfico. Para avaliar se a sonda está funcionando corretamente, basta ver o tempo de resposta entre misturas ricas e pobres.

 

O técnico Hiromori Mori, da NTK, atenta para o fato de que muitos mecânicos confundem o tempo de resposta da sonda com o tempo de resposta da injeção eletrônica. “Por isso, quando se usa o osciloscópio, devemos analisar o gráfico da seguinte forma: o tempo de resposta da sonda é equivalente apenas ao traçado de subida e descida, enquanto o tempo de resposta da injeção corresponde aos picos e vales do gráfico”, afirma.

 

Na segunda sonda, por ela ser standard, seu sinal começa linear e somente próximo dos 60 segundos é que começará a emitir um sinal mais claro. (A) Se o carro fica parado e funcionando em marcha lenta por muito tempo, a oscilação do sinal da segunda sonda irá identificar que o catalisador está saturado. (B) Quando atingir esta condição, acelere o carro por alguns segundos e solte novamente. Observe o sinal da segunda sonda: ao contrário do sinal da primeira sonda, que sempre apresenta oscilação constante em marcha lenta, o sinal da segunda sonda deve apresentar baixa oscilação. Se os dois sensores apresentarem velocidades de oscilação semelhantes, isto pode indicar que o catalisador está comprometido.(C)

 

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Se a oficina não possui osciloscópio, o teste pode ser realizado com o multímetro, conectando ao aparelho nos mesmos fios preto e cinza. Mas como a leitura de dados desse aparelho é bem mais lenta, não é a ferramenta mais adequada.

 

No caso da primeira sonda, para executar o teste mais próximo possível do ideal com o multímetro, primeiramente observe se o valor de tensão oscila constantemente entre 0V e 1V. Em seguida, acelere o veículo, forçando a mistura rica e provocando o sinal próximo a 1V. Solte o acelerador de uma vez e observe se o valor fica próximo de 0V, o que equivaleria ao gráfico linear no osciloscópio. No entanto, não é possível aferir o tempo de resposta.

 

Na segunda sonda, o seu sinal é mais estável, sem grandes variações. Quando a mistura está rica, a segunda sonda indicará sinal de mistura rica (tensão próxima de 1V). Quando a mistura está pobre a segunda sonda indica sinal de mistura pobre (tensão próxima de 0V).

 

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Um item a ser observado no painel do veículo é a luz LIM (sigla que significa “luz indicadora de mau funcionamento”), que faz parte do OBD-BR2. Esta indicação deve acender sempre que o catalisador estiver danificado, ou seja, quando o carro estiver emitindo mais gases poluentes do que deveria.

 

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Teste de alimentação do heater

 

As sondas, convencional (ou standard) e FLO, se diferenciam pela velocidade (em) que o heater aquece a sonda. Na convencional, o heater é alimentado pela tensão de bateria (12V) e faz a sonda atingir a temperatura ideal de trabalho, acima de 350ºC, em aproximadamente 60 segundos. Já na sonda FLO, o aquecimento deve ocorrer em aproximadamente 15 segundos, passando assim a emitir informações mais cedo, porém não receberá tensão constante de 12V e sim uma tensão que varia de aproximadamente 12V, quando a sonda está fria, a 5V quando a sonda está aquecida. Esta tensão é modulada através de um sinal PWM.

 

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Para fazer o teste na sonda standard, como é o caso do segundo sensor de oxigênio deste Fiesta, coloque o multímetro na escala de volts e ligue o veículo. Na sonda standard, a alimentação medida sempre deve ser a de bateria, sem alterações. Em uma sonda FLO, esse valor começa por volta de 12V, caindo algum tempo depois para próximo de 7V e, por fim, estabilizando em torno de 5V.

 

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Mais Informações: NGK/NTK (11) 3053-9514

44 comentários em “Segunda sonda lambda do Ford Fiesta

  1. Tenho um Fiesta 2011/2012 e já estou cansado,troca de velas, cabos e foi mexido no módulo de injeção também e o carro não melhora,foi trocado três vezes a bobina e todo o conjunto de velas e cabos,como também feita a limpeza de bicos e substituição de um bico injetor e nada, já troquei de posto de gasolina inúmeras vezes e nada!!! Esse carro é uma bomba ambulante, cansei, carros Ford nunca mais

  2. Boa tarde! PARABÉNS!
    Excelente abordagem sobre o assunto, apesar de ser apenas curioso e leigo sobre a matéria, considero como a mais rica em detalhes e informações de todas já divulgada até o presente momento.
    Parabéns novamente.

  3. Olá, Edgar, recomendamos para você a plataforma do MecânicoPro, lá você receberá o atendimento imediato por técnicos especializados. O serviço é disponibilizado por meio e uma assinatura mensal. Acesse o site omecanico.com.br/mecanicopro/

  4. Boa Tarde; Por gentileza, preciso de um socorro.

    Meu fiesta zetec rocam 1.6 flez 2010/11, está com problemas, o catalizador incandesceu e acabou por derreter o conector da sonda Lambda pré catalizador.
    Preciso saber qual a combinação de ligação dos fios, já que na sonda tem 02 fios brancos, 01 preto e 01 cinza e o que vai pra central tem 01 preto com amarelo, 01 marron com amarelo, 01 cinza e 01 branco.

    Se puder me ajudar ficarei muito agradecido… Edgar

  5. Meu ford fiesta 2011, não passa dos 4.000 RPM, Fica cortando na gasolina, no GNV funciona normalmente o que pode ser? Por favor me ajude.
    Grato..,

  6. Tenho um fiesta 2003 e uso apenas gasolina nele, em especial aditivado. Estou com um probleminha a algum tempo. Está derramando dois óleos um rosado e um outro escuro. Na primeira vez que levei o mecânico falou que era o sensor de direção. Troquei e nada funcionou o que fazer?

  7. Tenho um Fiesta Sedã 2008 e o mesmo está apresentando problemas de aceleração contínua mesmo quando tiro o pé do acelerador, será que é problema em uma das sondas?

  8. Boa tarde.
    Tenho um fiesta 2008/2009
    Está fazendo 4 km por litro etanol. Já troquei filtro de ar,
    Velas, filtro de combustível e nada adiantou.
    Alguém pode me ajudar?

  9. Bom dia!
    Meu fiesta 2011 está com este mesmo problema, ficava com a LIM acessa porém ontem em uma viagem de 100 KM ela começou a piscar, o carro enfraqueceu e mudou o barulho.

  10. BOM DIA …TENHO UMFORD ESCAPE…QUANDO ALTERNDOR ATINGE 14 VOLTS O CARRO DESLIGA…ALGUMA SUGETAO PARA O DEFEITO

  11. Na segunda sonda, o seu sinal é mais estável, sem grandes variações. Quando a mistura está rica, a segunda sonda indicará sinal de mistura rica (tensão próxima de 1V). Quando a mistura está pobre a segunda sonda indica sinal de mistura pobre (tensão próxima de 0V).
    Lí este comentário e descordo desta informação de que a sonda 2 tenha que variar de acordo com o estado estequiométrico da mistura, pois a sonda 2 não está ali para medir mistura pobre ou rica, mas a eficiência do catalisador, se o catalisador estiver bom ela irá marcar sempre entre 500 a 800 mV, se marcar abaixo de 200mV o catalisador está saturado e vai acender a luz do painel com o código DTC P0420

  12. Boa tarde, tenho um eco 2010/11 que ascendeu a luz LIM levei ao mecanico, escaniou e pediu para trocar o catalizador, troquei o catalizador e a sonda lambda que fica mais proxima ao motor, acredito que seja a primeira, rodei us 30km e ascendeu novamente, levei ao mecanico e trocou a sonda novamente, rodei mais uns 50km e ascendeu denovo, nao sei mais o que fazer, acredito que nem ele. Lendo esta espetacular informação, descobri que existia outra sonda, sera que poderia ser esta segunda sonda? Ha, mais uma informação, na segunda troca de sonda, depois que ascendeu rodei mais 50km e abasteci em outro posto, depois e no outro dia quando liguei a ecosport a luz nao ascendeu depois que rodei mais uns 60km ascendeu novamente e agora continua acesa. Por favor so preciso de uma pequena dica. Desde ja, fico muito grato.

  13. Olá boa noite, alguém pode ajudar? Eu tenho fiesta 2008, e na semana passada, quando eu estava indo para o trabalho, estava chovendo, e a estrada tinha alguns pontos de alagamento, e eu tive que passar em um desses pontos, e em seguida, a luz da injeção acendeu, o carro perdeu força, porem a não apagou, e tinha não mais resposta do motor, eu desliguei o carro, e liguei em seguida, o motor funcionou normalmente, como si nada tivessi acontecido, isso aconteceu em dias ocasiões. Está samana, procurei mecânico, e o carro foi escaneado, e apresentou três erros, um deles, é bico injetor 4, está em alta, o outro é atuador de marcha lenta, e por fim, o sensor de nível de combustível, serar que alguns desses erros, pode ter causado, esses problemas? E o que está me preocupado mais ainda,esse problema do carro de perde força, e a luz da injeção acender, é só quando passar locais alagados, serar pode ser a sonda lambda? Alguém pode ajudá? Obrigado.

  14. ola pessoal! tenho um fiesta 2011 1.6 flex, esse carro começou acender a luz da injeçao, porem ele nao apresenta probema nenhun, quando o mecanico passa o raster ele acusa a primeira sonda lambda so que a mesma ja foi trocada. alguen sabe oque pode ser?

  15. conseguiu resolver amigo o meu fiesta sedan 2011 esta do mesmo jeito que o seu, ja troquei cabo, vela, limpeza dos bicos, so não testei ainda a troca da bobina, e a sonda pre catalizador.

  16. Boa tarde, tenho um Fiesta 2011 que apresentou a luz LIM acesa e através do scanner foi constado o defeito de “sonda lambda 1 lenta”. Efetuada a troca da peça o defeito tornou-se recorrente, com a LIM permanecendo acesa por alguns quilometros e apagando logo em seguida, porém o automóvel não apresenta qualquer alteração no seu funcionamento. Esta indicação de defeito pode se originar em outro local e refletir no funcionamento da sonda lambda? Desde já agradeço a ajuda.

  17. qual o som da lambda especifica( marca e modelo) para o ford fiesta 2012 1.6
    pois ja comprei duas e nenhuma deu certo

  18. Boa noite, tenho um fiesta rocam 2013 e começou a soltar muita fumaça e um forte cheiro, gostaria de saber o que pode estar ocasionando isso, já levei o carro na revenda autorizada, porém o mecânico não identificou o problema.
    Desde já, obrigado.

  19. Boa tarde,tenho um fiesta 1.6 flex 2011 e ele ta frouxo,consumindo muito combustivel e começou a solta fumaça branca no escapamento quando esta frio ,depois esquenta ele para.O mecanico falou q é a sonda lambda.Isso é os sintomas?

  20. Boa noite! Tenho um Ford ka ano 2012 2013 com pouco mais de 70000 mil o rodados, ele é completo de tudo e aro 14. Tenho notado que este é muito gastador e com pouca resposta em potência por ser um motor 1.0, isso pode ser defeito em umas das sonda lambda? Fiz alguns testes com o multimetro da alimentação da mesma e pontas de prova no pino 2 com positivo do medidor é negativo no negativo da bateria e não da resultado. Assim vir no YouTube, mas invertendo as pontas chega os 12vt. Quero uma explicação por favor.

  21. Boa tarde, meu Fiesta estava com perda de força, cheiro de catalizador e quando chegava os 4,500 giros ele apagava, mas funcionava novamente, não tenho certeza de foi depois que coloquei etanol ou por coincidência depois de andar em chuva forte, pensei até que era embreagem, solução troca da sonda.

  22. Carlos, alto consumo e baixo desempenho é uma combinação que depende de vários fatores: quilometragem do motor (compressão), estado do sistema de ignição, catalisador e abafador entupido, filtros entupidos, qualidade do combustível, trajeto, forma de dirigir etc. Precisamos saber mais detalhes para podermos ajudar. Um abraço.

  23. Bom dia: tenho um fiesta 2013/2014, flex rocam, notei que o rendimento do veiculo caiu m,uito, e sua acelaração diminuiu, preciso pisar mais para ter maior desempenho, e ja me informarão do catalizador ,mas desta SONDA LAMBDA, eu nem sabia, sera este o problema de desempenho e alto consumo de combustivel do meu veiculo, se tiver alguem ai que possa me ajudar agradeço, porque ja fui em trocentos lugares mas, fiquei na duvida.

  24. Ricardo, a função da sonda lambda é justamente medir o oxigênio nos gases do escapamento para identificar o quanto sobrou da queima da mistura ar/combustível. Com base nessa resposta, a sonda informa a central eletrônica (ECU) que vai identificar qual combustível (gasolina ou etanol) foi queimado, em qual proporção e concluir se a mistura está muito rica (mais combustível) ou muito pobre (menos combustível) e fazer a correção necessária. Para saber mais, leia esta matéria especial sobre o componente: https://omecanico.com.br/fiscal-da-alimentacao-2/
    Um abraço.

  25. Muito boa explicação, abastecimento meu carro num destes postos de má fé e ocasionou um problema neste sensor e tive gastar ….

  26. Gostaria de uma explicação. ..temho um fiesfa hatch e a luz LIM se mantém acessa. ..as vezes quando você mantem o carro em alta rotação a luz LIM fica piscando e cortando a rotação…Será que esse problema é por causa do catalisador?

  27. Tenho uma s10 executive flex que está com consumo em 7,7 km na rodovia. Esse consumo é normal? Já foi trocada a segunda sonda,pois achamos que estava lenta e não resolveu, o que pode ser, se é normal ela oscilar poucos? Obs: velas e cabos novos.

  28. Tenho um fiesta com mesmo problema citado acima, estou levando para autorizada para sanar este defeito, espero que eles resolva muitos mecanicos na minha cidade não conseguiram detectar porque o alto consumo e perda de foça na retomadas.

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