Em uma emocionante corrida debaixo de chuva em Interlagos, Sebastian Vettel (Red Bull Renault) enfrentou diversos reveses em seu caminho para conseguir confirmar o título mundial de 2012 da Fórmula 1. O alemão de apenas 25 anos se tornou o mais jovem tricampeão da história da categoria ao completar o Grande Prêmio do Brasil em sexto lugar.
Vettel se recuperou após ser atingido na largada por Bruno Senna (Williams) e disputar o restante da corrida com problemas que poderiam causar seu abandono. O outro pretendente ao título, Fernando Alonso (Ferrari), precisava da vitória para conseguir a virada no campeonato, mas, mesmo com a ajuda de Felipe Massa, bateu na trave ao conseguir 2ª posição. O vencedor da corrida foi Jenson Button (McLaren), que, mesmo fazendo uma corrida magistral, virou apenas um coadjuvante dentro do roteiro da disputa do campeonato mundial.
Felipe Massa completou o pódio na 3ª colocação, e chorou copiosamente quando subiu ao pódio. “Foi muito emocionante para mim subir ao pódio na minha corrida em casa. Eu chorei como um bebê, pensando em como foi difícil essa temporada para mim, tão desastrosa no começo e muito competitiva no final”, comemorou Felipe, que marcou 99 pontos nas últimas nove corridas – contra apenas 23 na primeira metade da temporada.
A corrida
Na largada, Felipe Massa arriscou tudo e pulou da quinta para a 2ª posição. Vettel, por sua vez, largou muito mal, caindo para a 8ª posição depois do “S” do Senna. Ao final da reta oposta, Bruno Senna completava a ultrapassagem sobre Paul di Resta (Force India), mas ao frear em cima da curva do lago, atingiu a traseira de Vettel, que rodou e, provavelmente, rezou para não ser atingido por outro carro. O alemão conseguiu seguir na corrida, com avarias no lado esquerdo da traseira do carro. Já Bruno Senna e outro envolvido, Sérgio Perez (Sauber), acabaram abandonando.
Na frente, Massa perdeu rendimento momentaneamente e Alonso subia para a 3ª colocação, atrás de Button e Lewis Hamilton (fazendo sua última corrida pela Mclaren). Mas voltas depois, o espanhol foi superado pelo surpreendente Nico Hulkemberg (Force India) e se estabeleceu na 4ª posição. Enquanto isso, Vettel era o carro mais rápido da pista e escalava o pelotão, chegando ao 7º lugar em pouco mais de 15 voltas.
Dali por diante, a chuva intermitente sobre o Autódromo de Interlagos fazia com que as táticas de pit stop se embaralhassem entre os pilotos que arriscavam ficar com pneus slicks e outros que partiam para os pneus intermediários (para chuva leve). Com a constante variação, a Ferrari errou a hora de parada de Massa, que chegou a cair para a 11ª posição.
Por outro lado, Button e Hulkemberg se sustentaram com pneus slicks e abriram mais de 40 segundos de vantagem do resto do pelotão. Na 19ª volta, o alemão concretizou a momentânea zebra ao ultrapassar Button e liderar a corrida. Mas na volta 23, após o estouro do pneu traseiro-direito de Nico Rosberg (Mercedes) causado por detritos de carro na pista, o Safety Car entrou para que o traçado pudesse ser limpo.
Na relargada, Hamilton ultrapassou Button e disputou a liderança com Hulkemberg até a volta 56, quando ocorreu outro lance determinante para o resultado da corrida: o alemão da Force India errou na freada do “S” do Senna e atingiu o McLaren do inglês, que abandonou. Hulkemberg foi punido e caiu para a quinta colocação. Assim, Button assumiu a liderança, seguido por Massa e Alonso. O brasileiro vinha em ótima corrida de recuperação, mas teve que ceder a 2ª posição a Alonso na volta 62.
Quando a chuva obrigou que quase todos os pilotos voltassem ao pitstop, a Red Bull quase jogou o título de Vettel fora ao arriscar mandar o piloto para a pista com pneus slicks. Como o rádio do alemão não funcionava, a equipe não o ouviu voltando para os boxes poucas voltas depois para colocar pneus intermediários. Mesmo com o atraso, Vettel voltou à pista em 11º, precisando subir quatro posições para garantir o campeonato. Então, foi a vez do alemão mostrar porque merecia o título, voltando a escalar o pelotão até o sexto lugar. Nessa posição, Alonso precisava da vitória para garantir o campeonato – o que não veio, graças à sólida corrida de Button.
Risco iminente
Mas o ingrediente maior de tensão da corrida estava longe do conhecimento do público. De acordo com o projetista da Red Bull, Adrian Newey, os danos sofridos por Vettel no acidente da largada foram no extremo limite do que o carro poderia suportar. O risco maior, explica Adrian, era a temperatura do escapamento que, afetado pela batida, poderia quebrar e causar fogo na carroceria do carro. Por isso, a equipe mudou o mapeamento do motor de Vettel para que a temperatura do cano de escape fosse a menor possível.
Entretanto, até que cruzasse a linha de chegada, não era possível prever que o carro resistiria. A tensão só foi quebrada com o acidente de Paul di Resta na penúltima volta (70), que obrigou novamente a entrada do Safety Car. A corrida terminou sob bandeira amarela, para alívio de Vettel e da Red Bull, que puderam finalmente comemorar o terceiro título em três anos – feito atingido anteriormente apenas por Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.
Classificação final do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1
Autódromo José Carlos Pace – Interlagos, São Paulo/SP
1º) Jenson Button (McLaren)
2º) Fernando Alonso (Ferrari)
3º) Felipe Massa (Ferrari)
4º) Mark Webber (Red Bull Renault)
5º) Nico Hulkenberg (Force India)
6º) Sebastian Vettel (Red Bull Renault)
7º) Michael Schumacher (Mercedes)
8º) Jean-Éric Vergne (Toro Rosso)
9º) Kamui Kobayashi (Sauber)
10º) Kimi Raikkonen (Lotus Renault)
11º) Vitaly Petrov (Caterham Renault)
12º) Charles Pic (Marussia)
13º) Daniel Ricciardo (Toro Rosso)
14º) Heikki Kovalainen (Caterham Renault)
15º) Nico Rosberg (Mercedes)
16º) Timo Glock (Marussia)
17º) Pedro de la Rosa (HRT)
18º) Narain Karthikeyan (HRT)
19º) Paul di Resta (Force India)
Não completaram
Lewis Hamilton (McLaren)
Romain Grosjean (Lotus Renault)
Pastor Maldonado (Williams Renault)
Sergio Pérez (Sauber)
Bruno Senna (Williams Renault)
Classificação final do Campeonato Mundial de Fórmula 1 2012
Após 20 etapas
1º) Sebastian Vettel – 281 pontos
2º) Fernando Alonso – 278
3º) Kimi Raikkonen – 207
4º) Lewis Hamilton – 190
5º) Jenson Button – 188
6º) Mark Webber – 179
7º) Felipe Massa – 122
8º) Romain Grosjean – 96
9º) Nico Rosberg – 93
10º) Sergio Pérez – 66
11º) Nico Hulkenberg – 63
12º) Kamui Kobayashi – 60
13º) Michael Schumacher – 49
14º) Paul di Resta – 46
15º) Pastor Maldonado – 45
16º) Bruno Senna – 31
17º) Jean-Éric Vergne – 16
18º) Daniel Ricciardo – 10