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Schaeffler afirma: é o mecânico quem deve atestar se o tensionador da correia dentada precisa ser trocado

Schaeffler tensionador

Apenas a quilometragem não é determinante para afirmar se uma peça deve ser trocada ou não, diz a fabricante de autopeças

 

A Schaeffler presta esclarecimentos ao mercado após ser citada como fonte de uma matéria em um site de notícias que afirma não ser necessária a troca de tensionador junto com a correia de sincronismo. No comunicado, a empresa dona das marcas FAG, INA e LuK declara que o procedimento de manutenção vai além da mera estatística de quilometragem da peça e quem deve atestar se o componente deve ser trocado ou não é o mecânico responsável pelo reparo do veículo.

“Uma possível falha considerada prematura em um tensor pode ser originada por diferentes variáveis, tais como: condições de operação, contaminação pelo ambiente e também pela condição geral de manutenção do veículo, portanto não é só a quilometragem rodada que deve ser observada”.

Assim, independentemente do que marca o hodômetro do painel no veículo, é o mecânico profissional, segundo a Schaeffler, quem deve identificar avarias no componente e atestar a necessidade da substituição de outros itens periféricos do sistema “visando uma manutenção preventiva e segura para o cliente”.

A fabricante e fornecedora de rolamentos, tensionadores e kits de sincronismo para a reposição ressalta ainda que as peças do sistema de sincronismo sempre são exigidas em uso mesmo com o veículo  parado no trânsito, afinal, o motor segue em operação em marcha lenta. Além de outros fatores:

“Importante ressaltar que a vida útil está relacionada às condições de uso, quais sejam, variáveis como o meio de operação (condições do ambiente), uso severo como reboque ou trânsito intenso, além das próprias condições de manutenção do veículo em geral. Alinha-se a isso a necessidade de análise de cada profissional reparador em relação à manutenção preventiva recomendada para cada um de seus clientes”, explica a empresa.

“Quanto aos rolamentos, como são componentes dos tensores, o que dita no momento da substituição é a análise do conjunto completo do tensor e não apenas o componente.”

A empresa também sublinha no comunicado que os períodos de manutenção devem seguir estritamente o que está recomendado no manual de reparo da fabricante dos veículos e na Norma ABNT 15.759, cuja última atualização é de 16 de julho de 2011, onde há a recomendação pela troca total dos componentes de distribuição no momento do reparo.

 

– CONFIRA O COMUNICADO DA SCHAEFFLER NA ÍNTEGRA:

A Schaeffler valoriza, reconhece e mantém uma relação muito próxima dos profissionais reparadores. Por isso, desde 1958, a empresa se preocupa em fornecer muito mais do que produtos de qualidade e excelência, a Schaeffler preza por levar conhecimento e capacitação relacionada à aplicação dos seus produtos. Além disso, entende que os reparadores são o elo fundamental na cadeia de reparação e por isso não mede esforços para oferecer todo suporte e orientação sobre seu portfólio e aplicações, a fim de garantir o melhor produto e reparo ao cliente final.

Assim, resta claro que a Schaeffler preza pelo zelo técnico na condução das reparações e reconhece a importância e a seriedade do trabalho desempenhado pelos profissionais reparadores, motivo pelo qual, qualquer menção, sugestão ou indução de modo a desqualificar o trabalho dos referidos profissionais, não condiz de forma alguma com o posicionamento da Schaeffler.

Por isso, a Schaeffler recomenda que cada caso requer avaliação cuidadosa do profissional reparador para que possa ser identificado quais componentes precisam ser substituídos, a fim de garantir uma manutenção segura, devendo sempre ser observado as recomendações dos manuais dos veículos. Para cada caso, com base na avaliação do profissional reparador será feita uma recomendação ao cliente dos itens que precisam ser substituídos.

Pensando no mercado de reposição e nas necessidades de cada cliente, a Schaeffler disponibiliza em seu portfólio desde peças avulsas até soluções completas (kits de reparo), garantindo assim uma manutenção com qualidade para o cliente final e eficiência para o profissional reparador.

Os componentes são desenvolvidos seguindo alto nível de qualidade e requisitos técnicos, e passam por rigorosos testes de validação em bancadas, garantindo assim a vida útil adequada para cada aplicação.

Importante ressaltar que a vida útil está relacionada às condições de uso, quais sejam, variáveis como o meio de operação (condições do ambiente), uso severo como reboque ou trânsito intenso, além das próprias condições de manutenção do veículo em geral. Alinha-se a isso a necessidade de análise de cada profissional reparador em relação à manutenção preventiva recomendada para cada um de seus clientes.

Quanto aos rolamentos, como são componentes dos tensores, o que dita no momento da substituição é a análise do conjunto completo do tensor e não apenas o componente.

Uma possível falha considerada prematura em um tensor pode ser originada por diferentes variáveis, tais como: condições de operação, contaminação pelo ambiente e também pela condição geral de manutenção do veículo, portanto não é só a quilometragem rodada que deve ser observada, lembrando também que o veículo mesmo parado no trânsito e o motor em operação os sistemas estão sendo exigidos, como por ajustes quando esses são necessários. Uma vez identificado o componente avariado, a necessidade da substituição de outros itens periféricos do sistema será indicada pelo profissional reparador, visando uma manutenção preventiva e segura para o cliente.

Para as questões relacionadas ao ajuste do sistema de tensionamento ou qualquer outra associada aos produtos da Schaeffle e em casos de dúvidas estas podem ser sanadas via os canais de atendimento da Schaeffler, sendo eles: 0800 011 10 29, [email protected], contato direto com os técnicos da Schaeffler, plataforma REPXPERT, e também por meio de visitas técnicas. Além disso, oferecemos os treinamentos técnicos, visando à capacitação constante dos nossos clientes e de toda a rede.

Dito isto, com relação a troca de tensor simultânea à correia dentada, a Schaeffler recomenda que seja analisado o manual do fabricante, bem como também sejam verificados os elementos periféricos. Importante ressaltar ainda que além do manual do Fabricante, para garantir uma maior eficiência na troca e uma melhor vida útil, é de extrema importância que também sejam checados (i) os manuais de instalação e (ii) a Norma ABNT NBR 15759:2011, suas eventuais atualizações e as demais normas que possam orientar este assunto.

Por fim, a Schaeffler reforça que quaisquer matérias publicadas com teores diferentes do descrito neste comunicado, não refletem o posicionamento da Schaeffler Brasil Ltda e devem ser interpretadas exclusivamente como do ponto de vista/opinião pessoal do próprio redator.

Certos da compreensão.

Rubens Campos

Vice-Presidente Sênior Aftermarket Automotivo América do Sul

Thiago Martins

Gerente de Assistência Técnica & Produto Aftermarket Automotivo América do Sul

14 comentários em “Schaeffler afirma: é o mecânico quem deve atestar se o tensionador da correia dentada precisa ser trocado

  1. Ao Sr que escreveu ao comentário sobre a não troca do rolamento do esticador eu digo que o verdadeiro mecânico a qual seu cliente confia na sua responsabilidade de entregar seu veículo e devolve lo com a melhor confiabilidade ou seja a troca deste rolamento deixa o mecânico dormir com a consciência tranquila do reparo executado dando a ele o melhor que nós temos ” nossa responsabilidade sobre o serviço executado “

  2. Na minha oficina é simples: retiro correia e rolamento, faço uma análise visual junto ao cliente, já que com os olhos e girando o rolamento e baixa rotação vc não consegue ter certeza de que ele está bem, e deixo o cliente decidir se troca ou não. Optando por não trocar, coloco na nota que não me responsabilizo pelo rompimento da correia, caso o rolamento venha quebrar. O cliente assina concordando e pronto!

  3. Caro José Francisco Marfil Sanches, mecânico que da orçamento de tudo não é picareta, eles esta seguindo a norma e sendo precavido, mas deve deixar claro para o cliente a possibilidade ou não da troca do conjunto.
    Se ele faz o orçamento sem o tensor por exemplo, ele pode entrar em um entrave legal, o cliente pode exigir a execução do serviço pelo valor do orçamento, ou ele se recusa a fazer, remontando o carro e devolvendo ao cliente sem fazer o reparo. Visto que e responsabilidade e do profissional que executa o serviço.

  4. Continuo com a mesma opinião. Só trocar o tensor se ouver algo danificado, no mecanismo ou no próprio rolamento. Isso é facilmente verificado por um bom mecânico com experiência e não um trocador de peças.

  5. Este assunto de troca do tensionador da correia é bem polemico. Por que o tensionador não trabalha por quilometragem e sim por horas trabalhadas. Então há muitas variantes para a troca do componente, como horas, tempo, e por final a quilometragem. EU por questão de prevenção troco tudo que envolve as correias, tanto as de sincronismo como as poly V, e se a bomba d’água está localizada junto das correias é uma medida de prevenção trocá-la, porque o custo de mão de obra para trocar depois vai ser cobrado novamente, então é uma questão de reduzir o custo futuro com outra mão de obra.

  6. Fala e vender peças é muito fácil, quero ver o comportamento do fabricante perante o cliente se é satisfatório perante o cliente!

  7. Para mim mecânico que antes de ver as peças e já da um orçamento de tudo esse mecanico é picareta e nada conhecedor como acontece não no modo geral.

  8. muito bem meus amigos reparadores , assim é fácil um senhor tirar o dele da reta e chamar de picaretagem quem condena um rolamento. aí pergunto quem é responsável pelo pelo servido executado …., Picareta é uma pessoa que julga algo que ela não é RESPONSAVEL

  9. É Schaeffler, viu a cagada que fez ao ceder uma entrevista para um Sr. que a péssima reputação já o segue a anos… Um Sr. que sempre ataca os mecânicos e esses mecânicos são responsáveis pela instalação dos tensores e todos os outros componentes vendidos pela Schaeffler.

    Realmente não sei o que foi mais feio, ceder a entrevista ou esse comunicado.
    A imaturidade de passar informações para um Sr que ataca seus clientes ou depois ter que vir a público com “um pedido de desculpa” para não perder venda.

    Muito feio e que sirva de lição para outros fabricantes antes de darem entrevistas por ai.. Principalmente para o Boris!

    Scaeffler, um conselho besta… Peça a ele o direito de retratação no canal dele, não em outros.. O público do Auto Papo é diferente do “O Mecânico”… Já que é pra pedir desculpas por um erro de vocês (que foi ceder a entrevista), que faça direito.

  10. Meu nome Daniel Navarro, sou reparador automotivo e recomendo a todos os meus amigos e clientes a fazer a troca preventiva dos seguintes ( correria de sincronismo, rolamento tensor ) . E não menos importante também fazer a troca da bomba d’água caso a mesmo seja movimentada pela correria de sincronismo.

  11. Picareta e a pessoa julga uma situação que ela não é responsável pois o tensor não só tem que estar em bom estado come tem que durar o ciclo todo da correia… parabéns a Schaefler pela iniciativa

  12. Acho importante, então solicitar uma retratação pelo autor da matéria no canal em que foi exposta tamanha falta de respeito com a classe reparadora.

  13. Tenho um Peugeot sw 1.4 ano 2005 tem um problema já foi trocado rolamento guia, tensor, e a correia sobe um um pouco em cima da polia do ar condicionado ja foi verificado as polias estão alinhadas poderia me dizer qual é o problema desde já agradeço.

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