Sistema tem o dobro de potência em relação a tecnologia atual
A Scania apresentou seu novo sistema de carregamento denominado MCS (Megawatt Charging System – Sistema de Carregamento Megawatt), feito para caminhões elétricos pesados. Segundo a empresa, o MCS pode reduzir o tempo de recarga de 20% a 80% das baterias para cerca de 30 minutos, facilitando o uso de caminhões elétricos em longas distâncias.
O novo carregador entrega até 750 kW de potência, quase o dobro do sistema atual CCS2. Dada a quantidade de energia, os conectores têm resfriamento líquido e programação específica para terem estabilidade durante a recarga.
Jorge Soria Galvarro, Consultor Técnico Sênior de Infraestrutura de Carregamento da Scania, disse: “O carregamento previsível e confiável permite que os motoristas façam os períodos de descanso exigidos por lei sem correr o risco de atrasos, um fator essencial para tornar os caminhões elétricos uma alternativa competitiva ao diesel e atingir as metas climáticas globais.”
De acordo com a Scania, os caminhões elétricos com o sistema MCS estarão disponíveis para compra a partir do início de 2026. Além disso, a fabricante sueca também pretende instalar cerca de 1.700 pontos de recarga de alta velocidade até 2027 na Europa.