Feito para a DHL, o caminhão EREV teve emissão de CO₂ cerca de 90% menor em relação a um veículo a diesel
A Scania desenvolveu, para a empresa de logística DHL, um caminhão elétrico com gerador auxiliar a diesel (EREV – Extended Range Electric Vehicle), que foi apresentado no Fórum Internacional de Transporte, em Leipzig, na Alemanha. O veículo, testado pela DHL no trecho entre Berlim e Hamburgo, operou mais de 90% do tempo em modo elétrico.
A vantagem dos veículos EREV está na presença de um gerador que entra em funcionamento apenas quando a carga da bateria fica perto do fim, ajudando na autonomia e diminuindo mais de 90% nas emissões de CO₂ em relação a um caminhão diesel convencional.
O caminhão EREV desenvolvido pela Scania possui um motor elétrico de 313 cv (com pico de 401 cv), uma bateria de 416 kWh e um motor-gerador de 163 cv movido a diesel. Segundo a empresa. a próxima geração do modelo contará com uma bateria maior de 520 kWh. Nesse sistema, o motor diesel não traciona as rodas, permitindo uma operação sempre na faixa ideal de rotação para menor consumo e emissões.
Nos testes realizados, o caminhão EREV percorria cerca de 250 km por dia, com a maioria do tempo tracionado pelo motor elétrico. Apenas quando havia temperaturas baixas, que diminuem a autonomia, ou indisponibilidade de pontos de recarga, o gerador era ativado, permitindo a continuidade da operação e representando uma vantagem em relação a um modelo 100% elétrico.
De acordo com a Scania, os testes realizados foram promissores e a empresa pretende investir mais nessa categoria de veículo, de acordo com as normas regulatórias cada vez mais restritas de emissões de poluentes.