Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Scania apresenta sua primeira linha de caminhões elétricos

Caminhão Scania

Linha inclui um caminhão totalmente elétrico e um modelo híbrido plug-in, ambos oferecidos nas cabines das séries L e P

 

A Scania anuncia o desenvolvimento de veículo eletrificados para todas as aplicações, incluindo longa distância e para o segmento da construção. De acordo com a empresa, ela irá desenvolver e implementar caminhões híbridos e totalmente elétricos em parceria com seus clientes. Para o Brasil, há os caminhões movidos a gás natural e biometano – ainda não previsão para a chegada ao mercado brasileiro dos  veículos elétricos.

“É com muito orgulho que anunciamos o início do compromisso com eletrificação”, afirma o Presidente e CEO Global da Scania, Henrik Henriksson. “Nos próximos anos, lançaremos produtos eletrificados anualmente para toda a nossa linha de veículos, para isso estamos reorganizando nossas unidades fabris. Em alguns anos, também teremos caminhões elétricos de longa distância, adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios dos motoristas”, comentou Henriksson.

O caminhão 100% elétrico é oferecido nas cabines das séries L e P, equipado com uma bateria de 165–300 kWh para o motor elétrico de 230 kW, equivalente a aproximadamente 310 cv. Há opção de selecionar cinco (165 kWh) ou nove baterias (300 kWh), chegando ao alcance de até 250 km com uma única carga. Com a remoção do motor de combustão, uma bateria é colocada no antigo túnel do motor com as quatro ou oito baterias restantes colocadas ao longo da lateral do chassi.

Caminhão Scania

A Scania informa ainda que, além do transporte de carga geral e refrigerada, os caminhões elétricos podem ser utilizados com carrocerias basculantes, betoneiras e coletores de lixo, bem como para serviços de combate a incêndio e resgate.

Já o caminhão híbrido plug-in também está disponível para cabines das séries L e P, permitindo rodar até 60 km em modo elétrico. Ele é equipado com três baterias para uma capacidade instalada de 90 kWh para o motor elétrico de 115 kW, combinado com um motor de combustão de 280–360 cv.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php