A Saint-Gobain Sekurit divulga seu programa de inspeção gratuita de pára-brisas para garantir uma viagem tranqüila nas férias de fim de ano e evitar multa ou retenção do veículo com trinca ou perfuração além dos limites, previstos pela Resolução 216 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). O programa foi estabelecido para esclarecer sobre os limites dos danos em pára-brisa de veículos, de acordo com a resolução de dezembro do ano passado.
As inspeções serão realizadas em revendedores, postos autorizados e nas lojas das redes Carglass e Autoglass. Nesses locais, além de folhetos informativos, os técnicos das empresas prestam esclarecimentos sobre os detalhes da resolução que prevê a substituição de pára-brisa com danos na área crítica de visão do motorista, compreendida pelo campo de varredura da palheta esquerda do limpador (lado do motorista) e uma faixa periférica de 2,5 cm de largura das bordas do pára-brisa, campo de colagem do pára-brisa que faz parte da estrutura da carroceria do veículo.
Os demais pontos do pára-brisa dos automóveis podem apresentar até dois defeitos, como trincas que não ultrapassem o comprimento de 10 cm ou perfurações de configuração circular com até 4 cm de diâmetro. Se os danos forem maiores que esses limites, o motorista está sujeito a multa de R$ 127,69, o registro de cinco pontos na CNH e possível retenção do veículo.