Organizado pela Petrobrás, Construtora Camargo Corrêa e coordenado pelo Instituto Ethos, entre outras parcerias, o 2º Seminário Regional do Programa Tear é realizado nesta terça-feira (27/11), no Rio de Janeiro, e visa disseminar informações para incorporar à estratégia de negócio a responsabilidade social. A companhia divulga que participam do evento empresas integrantes do Programa Tear e convidadas e que irá lançar a publicação “Metodologia Tear de Trabalho em Cadeia de Valor”.
O seminário apresenta os resultados do Programa e casos de pequenas e médias empresas que ampliaram sua participação nesse mercado depois de iniciarem um processo de gestão socialmente responsável. O Programa Tear é o resultado de uma parceria entre o Instituto Ethos e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, para aumentar a sustentabilidade e a competitividade das pequenas e médias empresas. Foi feita uma divisão dos sete setores estratégicos da economia, nos segmentos: açúcar e álcool; construção civil; energia elétrica; mineração; siderurgia; petróleo e gás; e varejo.
Em cada um destes segmentos foi identificada uma “empresa-âncora” com experiências avançadas em gestão socialmente responsável, a qual selecionou cerca de quinze pequenas e médias empresas integrantes de sua cadeia de valor, para assumir o compromisso de ajudar a incorporar a responsabilidade social empresarial nos processos internos e no relacionamento com as partes interessadas das suas cadeias de valor. A Petrobrás, neste caso, coordena um trabalho piloto com 16 empresas fornecedoras na Bacia de Campos, que resultou em projetos arquitetônicos ecológicos, coleta seletiva, redução do consumo de água e energia, uso de papel reciclado, incentivo à leitura, etc.