A manutenção do sistema de climatização com uso do equipamento mantém a boa qualidade do ar no habitáculo, protege a saúde do cliente e o meio ambiente

Carolina Vilanova

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Numa cidade como São Paulo, por exemplo, em que a atmosfera está cheia de fumaça e poluição, é muito comum que os veículos circulem com ar condicionado ligado todo o tempo. Sem contar que reduz o risco de assaltos, também. Esse hábito, porém, não impede que esses e outros gases contaminados entrem pela ventilação até o habitáculo, mesmo com os vidros fechados, fazendo com que os ocupantes literalmente respirem essa miscelânea de ares vindos de fora.

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Mas esse problema pode ser minimizado se a manutenção do sistema de climatização for realizada de acordo com o manual do proprietário. Um processo que merece muita atenção, pois envolve outro agravante: o fluido refrigerante do ar não pode ser dispensado na atmosfera. Além disso, a manutenção evita reparos complexos em caso de maiores avarias no sistema.

Hoje, as oficinas contam com equipamentos para reciclagem do ar condicionado em veículos, conhecidos como recicladoras de ar condicionado, são comercializadas por marcas como Alfatest e Bosch. Ambas as máquinas são aplicadas em veículos que utilizam ar refrigerante R134a.

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Os equipamentos de serviço de ar-condicionado da Bosch, ACS 600 e ACS 650, tem alto grau de automatização e fácil manuseio, com funcionamento totalmente automático, sem válvulas manuais de bloqueio, tornando o serviço mais rápido, fácil e com clareza nos resultados. Executam uma ampla gama de funções automaticamente: aspiração e reciclagem do gás refrigerante, retirada do óleo usado, fase de vácuo e teste de estanqueidade, carga de óleo novo e de contraste UV, assim como carga precisa de gás refrigerante.

De acordo com Rodrigo Iglesias, chefe de Trade Marketing e Assistência Técnica de Equipamentos de Teste da Bosch, sempre que trocar o filtro de cabine é recomendável que o técnico faça uma inspeção no sistema, iniciando com a medição da temperatura interna ar condicionado por meio do pentagrama, ou seja, medição em cinco pontos do interior do veículo. É importante lembrar que o sistema perde a eficiência tanto com excesso de líquido ou com a falta dele, podendo danificar outros componentes do sistema.

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“Quando for detectado que a temperatura não está refrigerando o suficiente, é preciso fazer a manutenção com o equipamento, que faz a manutenção do sistema de ar condicionado retirando o fluido refrigerante, separando o óleo desse líquido, fazendo a filtragem e injetando novamente a quantidade do fluido de acordo com o determinado pelo fabricante”, comenta.

Raffaele Ventieri Neto, coordenador de suporte técnico da Alfatest, explica que com a estação Ecold 6635 é possível realizar os processos essenciais na reparação do sistema de ar condicionado automotivo, como a recuperação e recarga do fluido refrigerante, de forma prática, rápida e segura. “Sem a utilização de um equipamento o processo é muito lento e fica vulnerável a falhas”, observa.

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Ele explica que no sistema de ar condicionado do veículo existem dois pontos exclusivos para a instalação do equipamento, um para a linha de alta e outro para a linha de baixa pressão. Em alguns veículos as tampas das conexões são identificadas com as letras “H” (High Alta pressão) e “L” (Low baixa pressão). Em alguns sistemas só existe uma conexão. As conexões ficam no cofre do motor.

“Os principais componentes da Ecold 6635 são: balanças eletrônicas (precisão de /- 5g), bomba de vácuo (180 l/min), compressor (1/3 HP 14cc) e reservatório para fluido refrigerante. Todas as etapas descritas a seguir podem ser realizadas de forma automática, porém o usuário tem a opção de realizá-las de forma manual”, complementa.

Em suma, os componentes que compõe o sistema de ar condicionado são: caixa do evaporador, válvula de expansão, filtro secador, tubulação de baixa pressão, tubulação de alta pressão e válvulas de serviço.

Renovando o ar

Nessa matéria fizemos uma simulação de utilização da máquina ACS 650 da Bosch numa picape Chevrolet S10 ano de fabricação 2010. Como equipamentos de segurança pessoal, utilize os óculos de proteção e um par de luvas. Antes de iniciar o procedimento, é necessário obter a temperatura do ar condicionado dentro da cabine.

1) Coloque o termômetro no difusor da saída de ar e meça a temperatura mais baixa do ar condicionado com o carro em funcionamento. Para isso, o comando do ar deve estar no recirculador com a velocidade 2 de ventilação. Espere até a temperatura cair ao máximo.

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2) Conecte as válvulas de serviço nas válvulas de alta e baixa pressão e libere a válvula fechando pela rosca. Enquanto isso, o manômetro sobe atingindo 5 BAR (com o veículo desligado).

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Obs.: os manômetros são da cor das respectivas mangueiras. Não gire a rosca, apenas deixe tocar para liberar o fluido refrigerante. O manômetro preto é o do reservatório interno da máquina.

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3) Selecione serviço de AC do veículo e depois o modo automático. Selecione a marca e o modelo do veículo.

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Obs.: A máquina só trabalha com o fluido R134a. Metade da capacidade de fluido da máquina que é retirado do veículo é absorvido pela própria máquina, que é uma vantagem em relação a economia e ao meio ambiente, pois não descarta na atmosfera.

4) A partir desse ponto, os parâmetros serão medidos automaticamente. Em seguida, é realizado o teste de aumento de pressão.

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5) Pressione a tecla “enter” para iniciar o processo para fazer a limpeza do sistema inteiro da máquina e depois a recuperação do fluido refrigerante. A pressão diminui conforme vai sugando o fluido.

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6) São realizados os processos de dreno do óleo, criação de vácuo e testes de estanqueidade e vazamento.

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Obs.: os equipamentos da Bosch reconhecem automaticamente se os sensores de pressão estão com defeito ou se faltam células de carga, interrompendo imediatamente a operação, evitando avarias. Além disso, se acontecer alguma coisa fora do comum durante o processo a luz vermelha da máquina fica acesa.

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7) Depois que terminar o procedimento, faça novamente o teste de temperatura interna do carro e monitore as pressões, que devem ser:
25 psi – 2 BAR em baixa
180 a 250 psi – 18 BAR em alta

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8) Remover o acoplamento, porém, é só soltar para fechar a válvula interna da válvula de serviço do veículo. A máquina imprime um laudo com o resultado para análise do técnico.

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Quanto custa?
• Preço sugerido da Alfatest para
• Ecold 6635 é de R$ 15.820,00
• Preço sugerido da Bosch para
• ASC 600 é de R$ 14.900,00
• Preço sugerido da Bosch para
• ASC 650 é de R$ 17.500,00