As montadoras Renault-Nissan e a Daimler estão trabalhando em conjunto em dois novos projetos, destinados ao desenvolvimento de motopropulsores mais econômicos. Anunciado pelos presidentes das duas companhias, Carlos Ghosn (Renault-Nissan) e Dieter Zetsche (Daimler), a união visa a fabricação de propulsores de 4 cilindros a gasolina e uma nova caixa de câmbio que devem ser lançados nos veículos das três marcas a partir de 2016.
Segundo as empresas, o motor deverá aliar tecnologia de ponta em uma estrutura compacta, com injeção direta projetada para atingir baixos níveis de emissão de poluentes e reduzir de maneira significativa o consumo de combustível.
Já o desenvolvimento de uma nova caixa de câmbio será comandado pela Daimler, que concederá uma licença à Nissan, para que ela possa incluir a transmissão nos veículos Nissan e Infiniti no mesmo ano.
A Jatco, subsidiária da Nissan, será a responsável por produzir as novas caixas no México. O câmbio ai incluir as tecnologias do tipo start & stop e park & shift by wire.
Ambos os presidentes confirmaram que todos os projetos-chave iniciais anunciados em 2010 foram concluídos ou estão fase de finalização. Os grupos continuam com suas pesquisas avançadas a respeito de motopropulsores movidos a pilha de combustível.