Renault estreia motor Hi-Power na linha 2013 do Sandero e Logan

Em busca de economia, desempenho e redução de emissão de poluentes, a Renault desenvolveu um novo motor para equipar os modelos Sandero e Logan da linha 2013. Trata-se do conjunto 1.6 litro Hi-Power, uma evolução do Hi-Torque, também tendo como principal características o comando com apenas oito válvulas. Já utilizando esse propulsor, a marca disponibiliza ainda uma nova versão do Sandero: a GT Line, com grande apelo de esportividade.

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De acordo com a engenharia da Renault, o Hi-Power veio para se adequar ainda mais ao gosto dos brasileiros, oferecendo torque alto mesmo em baixas rotações, por meio de uma curva de torque mais linear, e com a integração de 51 novos componentes e alterações.  Dessa maneira, teve ganho de 10% na potência, usando etanol (E100) e 2,5% com gasolina (E22) em relação ao modelo Hi-Torque, ou seja, consegue alcançar agora os 106 cv no etanol e 98 cv com uso de gasolina. O torque também melhorou passando para 15,5 kgfm no etanol e se manteve em 14,5 kgfm quando abastecido com gasolina.

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Veja algumas mudanças que a engenharia da marca divulgou para tornar esse resultado possível:

– Aumento da taxa de compressão do motor, passando de 9,5:1 para 12:1;

– Nova Central Eletrônica, com mais capacidade de armazenamento e mais velocidade de processamento de informações, além de uma nova programação;

– Adoção de bielas forjadas, com novo aço mais resistente e mais leve (o peso foi reduzido de 532g para 501g, cada);

– Evolução na matéria-prima das bronzinas, com material mais resistente ao desgaste e à fadiga;

– Nova junta do cabeçote composta por três lâminas de vedação, do tipo “sanduíche”, que possui como características a robustez e o alto nível de resistência às pressões geradas pela combustão do motor. Essa peça garante ainda melhor vedação e contribuiu para a durabilidade do motor;

– Corpo de borboleta com a inclusão do 5º bico injetor de seis furos. Esse bico é destinado para a injeção de gasolina durante a operação de partida a frio. Com isso, há uma melhor pulverização da gasolina, proporcionando, assim, uma partida mais eficiente;

– Novo eixo do comando de válvulas, visando adequar a operação de abertura/fechamento das válvulas de admissão e escape ao aumento da taxa de compressão;

– Novos pistões, adequados para o aumento da taxa de compressão. Essas novas peças passaram por uma redução de massa e tiveram o seu desenho otimizado – de saias assimétricas -, quando comparado com as utilizadas até então, visando atender as novas exigências mecânicas e térmicas do motor Hi-Power. Para ampliar a durabilidade e a confiabilidade dessas peças, foi adotada a aplicação de grafite nas saias dos pistões – que reduziu o atrito -, além da utilização do eixo central flutuante;

– Novo motor de partida com uma maior velocidade de rotação, resultando numa partida mais rápida e mais robusta, sem falhas.
Para completar o trem de força, a caixa de câmbio também passou por evoluções, apesar de continuar sendo a do tipo manual de cinco velocidades, as relações de marchas foram modificadas para beneficiar o consumo de combustível.

Sandero GT Line

Já equipado com o novo motor Hi-Power, a Renault apresenta o modelo mais esportivo da linha Sandero, que ganhou a nomenclatura GT Line. As mudanças foram puramente estéticas, tanto no desenho externo quanto no acabamento interno do veículo.  A começar pelos faróis, que ganharam máscara negra e os faróis de neblina com moldura preta, que segundo a marca deixaram a frente do veículo com um ar mais agressivo. Entre a grande frontal e a tampa do capô foi colocado a inscrição GT LIne.

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Buscando dinamismo, o modelo ganhou novo pára-choque frontal com uma ampla entrada de ar para o radiador, pintada na cor preta instalada na parte central. Nas linhas laterais foram aplicados adesivos esportivos, os retrovisores são na cor preto brilhante e as rodas 15 polegadas, confeccionadas em liga leve, com desenho exclusivo na cor preta. A esportividade na traseira se destaca com a adoção do aerofólio na cor preto brilhante, pelas lanternas traseiras escurecidas e pelo extrator de ar integrado ao pára-choque.

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Internamente, o GT LIne conta com cintos de segurança na cor vermelha e costuras na cor banca. O tecido dos bancos é exclusivo, assim como os encostos de cabeça, que apresentam a inscrição “GT Line” e o volante e a manopla de câmbio que são em couro. O quadro de instrumentos destaca o relógio do conta-giros, desenhado em fundo branco, em contraste com o ponteiro na cor vermelha.

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Entre os equipamentos de série estão: ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, farol de neblina, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas na cor preta, rádio com CD e MP3 (do tipo double DIN) e comando satélite na coluna de direção. Completam a lista os importantes itens de segurança: freios com sistema ABS e airbags para motorista e passageiro. Os preços começam em R$ 38.470,00.

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