O Grupo Renault apresenta o “Renault Eco-Driving”, um conjunto de atitudes básicas e simples que auxiliam na redução dos níveis de emissões de poluentes e podem ser incorporadas na rotina diária dos motoristas. “Trata-se de um conjunto de pequenas e simples ações que podem nos auxiliar a reduzir as emissões de poluentes e contribuir para a economia de combustível em nossos automóveis”, diz o piloto de testes da equipe Renault F1 Team, Lucas Di Grassi.
“A primeira dica do ‘Renault Eco-Driving’ está relacionada às trocas de marchas. As reduções de marchas devem ser feitas quando a rotação do motor atingir a casa dos 1.000 rpm. Já as mudanças de marchas ascendentes devem ser realizadas, nos veículos de passeio, quando se ultrapassa os 2.400 rpm. O ideal é que o motorista esteja com a quarta ou quinta marcha engatadas quando o veículo atingir 50 km/h”, ensina o piloto.
Outra recomendação do “Renault Eco-Driving” é manter a velocidade constante a partir dos 40 km/h, para contribuir com a preservação do meio ambiente além de obter uma redução no consumo de combustível. “Se for frear, melhor usar o freio-motor, desde que seja apenas uma redução de velocidade e não haja riscos. O freio de pedal deve ser acionado o menos possível. Permitir que o veículo reduza a velocidade naturalmente ajuda a cortar o fluxo de combustível e contribui para diminuir o consumo. A 50 km/h em quinta marcha, uma dica é tirar o pé do acelerador a uns 100 metros antes do semáforo. Ou seja, a meta é dirigir sempre de maneira suave, evitando solavancos tanto para acelerar quanto para reduzir a velocidade”, explica Di Grassi.
Há uma exceção na dica acima: “Até chegar aos 50 km/h, é preferível que o motorista acelere rapidamente até engatar a quinta marcha, mas rapidamente não quer dizer abruptamente. Depois dessa velocidade, o ideal é conter a aceleração e as mudanças de marcha devem ser precisas, sem hesitação”. Além de outras dicas importantes, como por exemplo a correta calibragem dos pneus, planejar a viagem de forma antecipada, levando-se em consideração a topografia pode ser uma aliada na economia de combustível.