A Renault está lançando no Brasil o novo Fluence GT, uma versão esportiva equipada com motor 2.0 16V turbo com 180 cv de potência. Com a assinatura da Renault Sport, divisão responsável pela preparação de modelos esportivos da marca na Europa, o modelo gera potência máxima de 180 cv a 5.500 rpm, e alcança torque máximo de 30,6 kgfm aos 2.250 giros.
Para ter um melhor desempenho, o veículo tece os pistões, bielas, virabrequim e bronzinas reforçados. Além disso, a montadora otimizou o sistema de arrefecimento do bloco do motor e da admissão de ar. A junta do cabeçote agora é composta de três lâminas de vedação, do tipo “sanduíche”.
Além disso, o virabrequim é confeccionado de aço, as válvulas de escapamento são temperadas e nitretadas e o cabeçote, com otimização aerodinâmica dos dutos de entrada de ar, permite a redução da perda de carga e o aumento do nível de tumble dentro da câmara de combustão.
A nova caixa de câmbio do Fluence GT conta com um diferencial de relação mais longa. Com essa alteração, todas as relações finais de marchas foram amplificadas, melhorando o aproveitamento do maior torque do motor 2.0 16V turbo e privilegiando o comportamento esportivo do carro.
Com pneus na medida 205/55 R17, o automóvel é equipado com suspensão independente na dianteira, do tipo MacPherson; na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Todo o sistema, incluindo os amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais, é específico da versão GT e foi calibrado para garantir um toque esportivo sem deixar de lado o conforto na cidade.
O Fluence GT conta com controles de estabilidade (ESP), que garante mais segurança nas curvas, ao corrigir movimentos que tirem o veículo da trajetória normal, e de tração (ASR), que confere mais aderência nos mais variados tipo de solo. Os freios são a disco nas quatro rodas com sistemas antitravamento (ABS), auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
Há ainda seis airbags de série: dois frontais, dois laterais e duplos do tipo de “cortina”, totalizando oito pontos de proteção aos ocupantes. No quesito tecnologia, o carro possui partida com cartão eletrônico e por meio do botão “Start/Stop” no painel. Com o sistema hands free o motorista pode acionar o motor sem que, para isso, necessite tirar o cartão eletrônico do bolso.
O conjunto inclui rádio CD Player MP3 de 140W, duas antenas, 4 alto-falantes e 4 tweeters, conexões USB/iPod, Bluetooth e Auxiliar. O sistema de ar condicionado digital dual-zone permite que motorista e passageiro regulem a temperatura mais conveniente para cada um deles. O Fluence GT tem preço sugerido de R$ 79.370.