Remanufaturados

Peças descartadas são recicladas por meio do processo de remanufatura, um procedimento realizado pelo fabricante original, na qual a garantia e o controle de qualidade são quesitos tão importantes como a redução do preço do produto.

Carolina Vilanova

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Nos dias de hoje, grandes empresas representantes de todos os setores da sociedade estão engajadas em ações que visam a preservação do meio ambiente, a redução do desperdício e a reciclagem. No segmento de autopeças, o reaproveitamento dos produtos usados e descartados pelas oficinas é feito por meio da remanufatura, um processo na qual a peça danificada é reconstruída pelo fabricante original.

“A peça é desmontada e seus componentes internos são todos inspecionados e analisados. Depois disso, as partes desgastadas são descartadas e substituídas por novas originais”, explica o presidente da ANRAP – Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, Luís Antônio dos Santos, engenheiro da TRW Automotive Ltda.

Ele afirma que o processo de fabricação e as normas de qualidade para os produtos remanufaturados são rigorosamente os mesmos adotados na fabricação dos novos, fornecidos para as montadoras como equipamento original. “Para os aplicadores e consumidores finais a comercialização desses produtos assegura lucratividade, garantia de fábrica, rapidez na manutenção, redução de estoques de peças etc.”, completa.

Os profissionais da reparação, no entanto, devem ficar atentos para não confundir peças remanufaturadas com recondicionadas que, de acordo com a associação, não possuem especificações genuínas ou padrões de qualidade. Enquanto os produtos remanufaturados contam com a tecnologia, as etapas de produção, a assistência técnica e a rede de distribuidores para suporte do próprio fabricante. “Nas peças recondicionadas, apenas os itens defeituosos são trocados, sem a supervisão do fabricante original e, apesar do preço baixo, têm menor durabilidade”, conclui.

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Paulo Losano, diretor técnico da AEA, explica que na remanufatura é necessário desmontar o conjunto, limpar todas as peças, examinar e testar uma por uma quanto à sua função, durabilidade e confiabilidade, e substituir todos os itens que não admitem reaproveitamento por novos e originais. Em seguida, o produto é montado com as calibrações especificadas, testados e colocados à venda legalmente.

“A “remanufaturabilidade” deve ser analisada caso a caso, pois não existem normas em nosso País quanto à prática e nem específicas para peças ou conjuntos. Devemos considerar que os detentores de todas as informações e detalhes construtivos do produto são as empresas que o desenvolveram e é difícil confiar em itens “remanufaturados” por firmas e pessoal não qualificados. Além disso, mistura-se muitas vezes peças piratas, falsificação ou imitação de logomarcas para enganar o consumidor”, completa o engenheiro.

Na hora da aplicação

Empresas de renome no mercado de autopeças e de reposição contam com setores específicos para realizar a remanufatura por meio do reaproveitamento de peças desgastadas. A Bosch conta com uma gama de produtos denominada eXchange Bosch, composta por alternadores e motores de partida reindustrializados, que são montados em uma linha de produção especial, onde peças de desgaste são substituídas por novas e todos os componentes são testados para garantir a qualidade de um novo. A Bomba Unitária (UP) Diesel para caminhões e ônibus Mercedes-Benz também é remanufaturada pela empresa.

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Bomba UP faz parte da linha eXchange da Bosch

“No caso de um motor de partida os itens reaproveitados são induzido, bobina, estator e rotor, enquanto as que sofrem maior desgaste como arruelas, buchas e rolamentos são dispensadas. A remanufatura é realizada por pessoas treinadas e de acordo com as normas técnicas do produto e critério de qualidade da Bosch”, esclarece Marco Freitas, gerente de marketing de produtos, sobre os produtos remanufaturados Bosch. Os produtos têm garantia de 12 meses, custam em média 50 % do preço de um novo e conta com suporte dos postos autorizados e do SAC, através do telefone 0800-7045446.

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    Motor de partida e alternador
    remanufaturados da Bosch
    têm garantia de 12 meses
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A Mercedes-Benz oferece a solução de reparação do motor e do câmbio originais a um custo competitivo com a mesma qualidade das demais peças genuínas da marca. “O grande destaque da marca nesse segmento é a linha de motores eletrônicos remanufaturados, como por exemplo, o motor eletrônico OM 611, que equipa os modelos Sprinter, em valores em torno de 55% mais baratos que os equipamentos originais”, Jens Burger, supervisor de marketing peças da DaimlerChrysler do Brasil.

Produtos remanufaturados e suporte técnico são encontrados na rede de concessionários Mercedes-Benz. A montadora recomenda ao mecânico o acondicionamento e o armazenamento correto da peça descartada, já que esta será utilizada como parte do pagamento por uma remanufaturada.

A Cummins, que também fabrica propulsores diesel, remanufatura motores completos e parciais, cabeçotes, injetores, bomba de água, bomba de óleo, polia tensora, entre outros componentes. “São reaproveitados os itens que não sofreram desgastes ou aqueles que após o processo de remanufatura devolvem as características de um novo, enquanto os descartados são pistões, casquilhos, juntas, retentores, buchas, correias, filtros entre outros”, conta Jorge Yano, gerente executivo de distribuição e suporte ao cliente – Cummins Latin America.

O cliente pode ainda entregar o casco como parte do de pagamento, desde que não apresente sinais de tentativa de reparação e desmontagem ou conter trinca, quebra, soldas, fogo e oxidações profundas ou falta de peças. Em um eventual serviço, o mecânico deve esclarecer ao cliente as vantagens da colocação de um remanufaturado, tais como qualidade, confiabilidade, agilidade, baixo custo e garantia. A Cummins oferece os produtos em sua rede de distribuidores, em caso de auxílio o profissional pode ligar para o telefone 0800 123300.

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    Além de motores, a Mercedes-Benz remanufatura câmbio
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    Acima, os conjuntos de cabeçote e motor parcial da Cummins
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A marca TRW Varga produz mais de 70 itens remanufaturados entre mecanismos de direção (hidráulica e mecânica) e compressores de ar (freios) das linhas leve e pesada, que atendem veículos nacionais e importados. “Além do preço menor, da garantia e segurança igual à uma peça nova, há também um ganho ambiental, pois a remanufatura reaproveita alguns componentes, reduzindo o consumo e o descarte de materiais”, conta Luis Antonio dos Santos, da TRW.

De acordo com o técnico, o reparador deve esclarecer as dúvidas do cliente, a fim de que ele se sinta seguros ao optar por uma peça remanufaturada, que estão adquirindo uma peça de qualidade igual a uma peça nova e que não há nenhum procedimento especial na hora da montagem. Mais informações sobre os produtos e onde encontrá-los estão disponíveis pelo telefone 0800 11 11 00.

As peças remanufaturadas pela Luk são platô e disco de embreagem, e contam com preço competitivos, funcionalidade, garantia e assistência técnica do fabricante. O presidente do aftermarket service do Grupo Schaeffler na América do Sul, Maurício Barbalho, afirma que a utilização de produtos remanufaturados não tem restrições legais. “Recentemente foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a definição normalizada para peças recuperadas pelo fabricante original, caracterizado por ter sido submetido a um processo artesanal para restabelecimento de funcionalidade”, comenta.

 

As peças remanufaturadas podem ser encontradas nas lojas de varejo de autopeças e nos produtos do Grupo Schaeffler a diferenciação e indicações estão visíveis na embalagem e no produto. Informações complementares podem ser esclarecidas diretamente junto ao fabricante. No caso de embreagem, o custo da remanufaturada pode chegar a 70% de uma peça nova.

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As características do produto devem estar especificadas na embalagem

Fabricantes de turbos para veículos pesados, a BorgWarner também remanufatura seus produtos, cujos preços podem ser até 30% menor do que o valor da turbina nova, que podem ser encontrados em toda a rede de distribuidores e postos de serviços autorizados da marca.

“Num primeiro processo de avaliação é determinado o nível de desgaste da peça – simples, parcial e total. Assim, o técnico fica sabendo quanto vale o seu casco na troca por um remanufaturado. Mancais, anéis e eixo são sucateados sem análise, pois serão substituídos por peças novas, eixos novos são soldados ao rotor da turbina e usinados com a medida padrão, e os rotores danificados são substituídos. A carcaça central da turbina e do compressor com sinais de superaquecimento, trincas, desgastes ou excesso de depósitos de carbono ou incrustações de outras partículas, também são sucateadas”, explica Sérgio Veinert, da BorgWarner.

A peça remanufaturada é legal e sua utilização tem sido encorajada em países desenvolvidos como um caminho ecologicamente correto para a reciclagem e o descarte de componentes de modo a não agredir o meio ambiente. Enquanto a aplicação de uma peça recondicionada pode gerar uma série de problemas ao aplicador, devido à falta de especificações.

A Honeywell também remanufatura turbos com a mesma tecnologia utilizada na produção de novos. O processo traz vantagens como a garantia do próprio fabricante original do produto, além de respeitar o desenho, especificações, normas e materiais resistentes dos produtos originais, sem correr o risco de ter consumo excessivo, fumaça, baixa potência e até mesmo a quebra do motor. “Como o recondicionador não tem os desenhos e especificações originais, o turbo recondicionado tem vida útil reduzida”, alerta George Norio, gerente de marketing da Garrett.

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Normas e geometria são respeitadas no turbo da Garrett

O turbo é um equipamento de alta tecnologia e submetido a condições de uso extremamente severo, que opera em temperaturas entre 700 e 1.200 graus Celsius e a uma rotação que varia de 150.000 a 260.000 rpm. “Por isso é importante esclarecer ao cliente as diferanças entre turbo novo, remanufaturado e recondicionado”, comenta.

Os discos e platôs remanufaturados da linha Sachs R passam por uma minuciosa análise antes do processo de recuperação, na qual a mola membrana sofre novo tratamento térmico para manter as mesmas cargas da peça original e as placas são recontroladas e retrabalhadas, o que deixa todos os componentes com medidas e cargas originais. “Nosso conceito para peça remanufaturada é “a peça nova de novo”, com as mesmas características e garantia da original”, conta.

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A nova Sachs R adota o conceito: “a peça nova de novo”

A Sachs comercializa seus itens remanufaturados em seus distribuidores especializados e oferece assistência técnica aos aplicadores por meio do telefone 0800 019 44 77. “Para o perfeito funcionamento do componente é essencial que seja montado conforme as instruções técnicas do fabricante, por isso temos a rede de técnicos e uma equipe móvel circulando pelo País para eventuais suportes técnicos”, finaliza.

7 comentários em “Remanufaturados

  1. Bom dia.
    Tenho CNPJ e gostaria de indicação das empresas que fazem Embreagem Remanufatura, em todo Brasil.
    Gostaria de saber também se existem empresas que fazem a Remanufatura de AMORTECEDORES, com a mesma qualidade de EMBREAGEM.
    Obrigado.

  2. Bom dia/ Boa tarde, prezado. Penso em adquiri um disco de embreagem remanufaturada. Porém, venho observando várias empresas que trabalham com tal… Assim, sua pessoa poderia informar uma organização de confiança, a qual eu possa finalizar minha compra?

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