Regulagem do sistema de freio traseiro a tambor em caminhões

 

Falta da regulagem pode prejudicar a atuação do freio dianteiro, resultando em deficiência na frenagem

O sistema de freio automotivo é um dos itens mais importantes relacionado à segurança no trânsito, tanto no caso dos automóveis quanto nos caminhões. Por isso, motoristas não devem descuidar da manutenção desse sistema, que é formado nos caminhões por diferentes peças, dependendo do tipo de freio. Nos caminhões, a Fras-le cita, entre eles, freio a disco, EBS, ABS, tambor, motor, a ar e auxiliar.

No caso do freio a tambor, que funciona por meio do atrito das lonas com o tambor, de forma linear, a Fras-le alerta para um detalhe na hora da manutenção. “A falta da regulagem faz com que o sistema de freio dianteiro do veículo trabalhe de forma irregular, podendo ficar desbalanceado, o que pode acarretar em empenamento do disco de freio, espelhamento de pastilha e deficiência na frenagem. Quando a configuração é de freio a tambor no eixo traseiro e freio a disco no eixo dianteiro, ou ainda no caso de ambos os eixos ser freio a tambor, o eixo dianteiro pode ficar sobrecarregado, acelerando o desgaste das lonas de freio e alterando a dinâmica de frenagem do veículo”, comenta Robson Andriel Lipniarski, Consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha Comercial.

Para conhecer ainda mais sobre o sistema de freios de veículos pesados, a Fras-le conta com o curso on-line gratuitoDo diagnóstico à manutenção dos freios em veículos pesados”.

O conteúdo, apresentado em seis aulas, com duração máxima de 6 minutos cada, traz dicas rápidas e práticas para realizar o diagnóstico e os principais procedimentos para aplicação de produtos e para auxiliar na execução do serviço de manutenção dos freios. Todos os episódios são seguidos de avaliações do tipo “quiz” que vão ajudar na memorização dos temas mais relevantes e permitir o acesso à aula seguinte dentro da trilha de a prendizado.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php