Entre as novidades do estande da Volkswagen na edição 2012 do Salão do Automóvel de São Paulo, uma terá gosto de nostalgia: a volta do nome Fusca por meio do reestilizado modelo New Beetle, que passa a adotar no Brasil o nome de seu famoso antepassado. O Fusca, na verdade, adotará em cada mercado o nome pelo qual ficou conhecido, como Coccinelle na França e Maggiolino na Itália. O modelo será vendido no Brasil a partir do mês de novembro.
De acordo com a VW, o Fusca, fabricado na unidade de Puebla, no México, virá para o Brasil equipado com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, capaz de gerar 200 cv de potência, e transmissão DSG (Direct Shift Gearbox), de dupla embreagem, com seis marchas.
Conforme dados de fábrica, o powertrain leva o Fusca de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e à velocidade máxima de 210 km/h.
Este é o segundo modelo moderno da VW a fazer referência ao tradicional Fusca. O primeiro foi o New Beetle, de 1998. O novo modelo, no entanto, não é uma evolução do New Beetle anterior, explica a Volkswagen. “O Fusca se caracteriza por uma clara e dominadora esportividade. Não tem apenas um perfil mais baixo: é mais largo, o capô dianteiro é mais longo, o para-brisa foi mais para trás, criando um novo dinamismo”, explica o chefe de design da Volkswagen, Klaus Bischoff, deixando claro que a nova geração do Fusca é mais ousada, mais dinâmica e mais masculina.
A VW também afirma que o novo Fusca tem direção e interior mais esportivo e, para o Brasil, o modelo contará com várias opções de personalização, desde a tonalidade da iluminação na lateral das portas ao acabamento de couro bicolor dos bancos.