A Rede PitStop, entidade associativista que credencia lojas e oficinas com o objetivo de padronizar o atendimento e a identidade visual das empresas, criou um suporte de gestão de varejo para realizar treinamentos a todos os profissionais da rede. Chamado Clube do Conhecimento, o programa reúne empresários para aulas de capacitação e palestras técnicas sobre assuntos pertinentes ao setor. Em 2010, foram realizados 20 encontros e a participação de mais de 600 profissionais.
Os treinamentos são feitos em parceria com a Praxis Education. Segundo Adir Ribeiro, sócio-fundador da consultoria, o foco é auxiliar na melhoria de processos de controle de estoque, gestão financeira, layout para a disposição dos produtos, ações de marketing, entre outras atividades ligadas às áreas.
Todas as lojas de autopeças e oficinas independentes associadas ao programa recebem suporte dos consultores, cuja ações visam proporcionar o desenvolvimento das vendas nos estabelecimentos. Só no ano passado, foram realizadas 4.500 consultorias de campo para atender a rede.
O projeto PitStop começou a ser implantado em janeiro de 2009. Atualmente, a rede já chegou a mais de 500 pontos de vendas entre lojas e oficinas, localizadas em mais de 173 municípios nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Brasil, o conceito de rede associativista foi idealizado pela Distribuidora Automotiva (Grupo Comolatti).