Frequentemente, milhares de motoristas sofrem com o calor dentro do carro por longos períodos no trânsito em razão de problemas com o ar condicionado. De acordo com a rede de franquias de serviços automotivos Oficina Brasil, o responsável pelo mau funcionamento do aparelho, muitas vezes, pode ser o gás refrigerante.
Conforme Antônio César Costa, consultor do grupo, apesar da massiva popularização do sistema de ar nos carros, o brasileiro ainda não se acostumou a pensar na sua manutenção como algo importante e que deve ser feito regularmente.
A empresa afirma que o sistema perde, em média, cerca de 50gr de gás por ano. Um carro popular, como o Fiat Uno Mille, possui cerca de 450gr de gás no ar condicionado. Caso ele não seja reposto e tratado a cada dois ou três anos a perda total pode ser de até 150gr. O nível baixo, além do desgaste do gás em razão do uso, interfere e prejudica a eficiência do aparelho.
Para manter o ar condicionado funcionando, é necessária uma revisão e reciclagem do gás, pelo menos, uma vez a cada dois anos. Para fazer esse trabalho, uma maquina recicladora específica limpa e repõe o gás no sistema. O centro automotivo Oficina Brasil conta com algumas unidades no Brasil que realizam esse serviço. Segundo a empresa, todo o processo dura cerca de 30 minutos e custa, em média, R$ 160,00.