Range Rover Sport e Discovery 4 ganham novo câmbio e motor diesel

As novas Range Rover Sport e Discovery 4 começaram a ser comercializadas no Brasil com a inédita transmissão de oito velocidades ZF 8HP70. Além de trazer mais tecnologias embarcadas, os modelos são equipados com o motor 3.0 SDV6 Bi-Turbo Diesel, que foi adaptado para receber o novo câmbio, e agora desenvolve 256 cavalos de potência máxima, contra 245 da versão anterior. O torque se mantém a impressionantes 600 Nm a 2.000 rpm.

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A alavanca de câmbio foi substituída por um botão seletor de marchas giratório, como o que já existe em veículos da marca Jaguar e nas linhas Range Rover Vogue e Range Rover Evoque. Para não confundir, o comando giratório do sistema Terrain Response foi substituído por um novo controle, agora acionado por botões.

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Com a nova transmissão, a mudança de velocidade leva apenas 0,2 segundo para se completar. O sistema ainda compara a rotação do motor com a velocidade da turbina, antecipando-se às seguintes reduções. As trocas podem ser feita também por meio de borboletas dispostas na parte traseira do volante.
O sistema hidráulico do câmbio ZF 8HP70 é mais eficiente, poupando o motor. O conversor de torque hidráulico está programado para ser bloqueado quando o veículo circula em baixa velocidade e à temperatura normal de funcionamento, o que diminui o consumo e aproveita o torque a baixas rotações do motor.

O Sistema de Detecção do Modo de Condução supervisiona o comportamento do veículo e do condutor para otimizar a resposta do câmbio a cada estilo de condução. A frenagem também é observada pelo sistema a fim de selecionar marcha mais adequada ao entrar e sair das curvas, ajudando a preservar as pinças e discos.

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A transmissão pode saltar até seis mudanças sem necessidade de trocas sequenciais, para situações em que exigem rápida retomada. Porém, caso registre uma temperatura elevada, a tecnologia seleciona uma mudança mais curta, aumentando as rotações do motor e do compressor do sistema de ar condicionado para resfriar rapidamente o interior do veículo. Se a temperatura ambiente for baixa, o motor funciona a rotações mais elevadas para diminuir o tempo de aquecimento e as emissões de CO2.

Motor

A potência do novo motor deve-se a um novo sistema de turbo-compressores paralelos sequenciais e um sistema de injeção “common rail” de terceira geração. Os dois turbo-compressores trabalham de forma sequencial para oferecer o melhor torque da categoria em baixas velocidades e uma potência verdadeiramente impressionante em altas velocidades.

Os injetores foram desenhados para reduzir o ruído ao mesmo tempo que otimizam a combustão. O sistema funciona em “modo de medição”, fornecendo a quantidade exata de combustível aos injetores, ao invés de bombear o excesso de combustível novamente para o depósito, o que evita a perda de energia no processo.

Todas as versões em ambas as linhas já são equipadas com filtros de partículas diesel (DPF) transformando-os assim nos motores diesel mais eficientes do mercado e em acordo com a nova fase Proconve L6 que regula os índices de emissões dos veículos movidos à Diesel no Brasil.

Range Rover Sport

Equipado com rodas de até 20” polegadas, o Range Rover Sport traz pneus de perfil baixo, mais apropriados para o tráfego em alta velocidade. O aerofólio traseiro e a arrojada grade frontal dão o toque final de esportividade ao SUV.

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Por dentro, mescla conceitos de esportividade e sofisticação. A disposição dos bancos e do painel de comandos remete a um verdadeiro cockpit.  O modelo conta com couro nos bancos, no painel dentral, no volante e as nas portas. Há ainda matéria em madeira nobre, alumínio ou laca (piano black).

Discovery 4

Mais premiado veículo da Land Rover em todos os tempos, o Land Rover Discovery 4 é capaz de transportar com conforto até sete passageiros. O sistema de som conta com a tecnologia MOST Gen 2.1. As versões de entrada contam com 8 alto-falantes Premium Harman Kardon e tela a cores que substitui a anterior, com conexão Bluetooth, DAB e USB/iPod.

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Nas versões topo de linha, os veículos têm sistemas de som de 11 ou até 17 alto-falantes, com potência que pode atingir os 825W. O Sistema de Entretenimento dos Bancos Traseiros (RSE) inclui agora uma unidade DVD na parte frontal do equipamento de som que permite introduzir comodamente o disco no interior do habitáculo. O sistema de som dos bancos traseiros é comandado por meio de fones de ouvido wifi .

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O veículo também oferece função Homelink, que trabalha com a Assistência de Faróis de Longo Alcance memorizando a frequência de praticamente todos os comandos à distância utilizados para abrir e fechar portões ou garagens. Basta pressionar um simples botão.

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