Novidades incluem o X5 xDrive45e M Sport e os Range Rover e Range Rover Sport na configuração PHEV
A BMW e a Land Rover lançam no mercado brasileiro novos modelos híbridos. A britânica Land Rover traz os Range Rover e Range Rover Sport na configuração PHEV, que estreiam no Brasil com preços a partir de R$ 496.648. Já a BMW apresenta o novo X5 xDrive45e M Sport, que chega em março pelo valor de R$ 455.950.
BMW X5 xDrive45e M Sport
Dotado de sistema híbrido, ele se junta às demais versões do modelo: xDrive30d, xDrive30d M Sport e M50d. Produzido em Spartanburg, nos Estados Unidos, o utilitário esportivo possui motor 3.0 a combustão, de seis cilindros em linha, com 286 cv entre 5.000 rpm e 6.000 rpm e 45,8 kgfm de torque de 1.500 rpm a 3.500 rpm. Aliado a ele atua um motor elétrico de 113 cv e 37,2 kgfm. Dessa forma, a potência combinada é de 394 cv, enquanto o torque combinado é de 61,1 kgfm. O X5 híbrido é equipado com câmbio automático Steptronic de oito marchas, com shift paddle, e tração integral xDrive. A fabricante informa que a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos e a velocidade máxima do modelo é de 235 km/h.
A autonomia elétrica é estimada em 87 km no modo puramente elétrico. A bateria de 24kwh pode ser completamente carregada em cerca de 6h30 no Wallbox, com capacidade de carga de 3.7 kwh. Aliás, a BMW informa que, ao adquirir o novo X5 híbrido, o cliente leva o Wallbox como gratuitamente – carrega 80% da bateria em cinco horas.
A lista de equipamentos inclui faróis Full-LED, pacote aerodinâmico M Sport, volante M, head-up display, duas telas de 12,3″ com controle de voz e gestos, Driving Assistant Professional (inclui alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral e alerta de evasão), Reversing Assist (permite refazer os 50 últimos metros percorridos em marcha a ré), Parking Assistant Plus com câmeras que oferecem visão 360°, abertura do porta-malas por movimento, chave com tela sensível ao toque e multimídia com tela de 12,3″ e HD integrado de 20 GB.
Completam a lista itens como airbags frontais, laterais e de cortina, teto solar panorâmico, ar-condicionado automático digital de quatro zonas, som Surround Harman Kardon, porta-copos com refrigeração e aquecimento, bancos dianteiros com ventilação e aquecimento e sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2″ cada.
Range Rover e Range Rover Sport híbridos
Segundo a Land Rover, as novidades podem rodar até 48 km e atingir 130 km/h sem usar o motor a combustão. O conjunto motriz é composto pelo o motor Ingenium 2.0 a gasolina de 300 cv e um propulsor elétrico, com potência conjunta de 404 cv. Sempre combinado ao câmbio automático de oito marchas, o Range Rover Sport híbrido acelera de 0-100 km/h em 6,7 segundos e atinge 220 km/h de velocidade máxima. Já o Range Rover vai até 100 km/h em 6,8 segundos e também atinge 220 km/h de máxima.
Assim como as versões equipadas apenas com motores a combustão, os dois SUVs híbridos contam com equipamentos como o sistema de tração Terrain Response 2 e o sistema multimídia InControl Touch Pro Infotainment com conectividade Apple Car Play e Android Auto.
O Range Rover Sport PHEV está disponível nas versões HSE (R$ 496.648) e HSE Dynamic (R$ 511.100). O Range Rover PHEV pode ser adquirido nas configurações Vogue SE (R$ 675.971) e Autobiography (R$ 731.350).