Analisamos os detalhes mecânicos e dicas de manutenção com o especialista Ulisses Miguel entre os dois SUVs mais vendidos do país
O T-Cross, que foi lançado em 2019, e o Kicks, lançado lá em 2016, são dois SUVs com uma ampla história no Brasil, uma vez que ambos passaram por atualizações recentes, sendo que o modelo da Volkswagen manteve a tradição do visual e da mecânica TSI, enquanto o utilitário japonês ganhou desenho arrojado e deixou o 1.6 aspirado de lado, passando a utilizar o motor HR10 1.0 litro turbo da Horse, que também equipa o Renault Kardian.
Além disso, ambos vão bem no ranking de vendas na categoria e, também, são bem quisto pelos mecânicos. Neste contexto, a Revista O Mecânico traz um comparativo completo entre o novo Nissan Kicks 1.0 Turbo e o consagrado Volkswagen T-Cross 1.0 TSI. “Gostei bastante do modernizado, parte de transmissão. Achei muito interessante a tecnologia que tem aí”, comenta Ulisses Miguel sobre o Kicks, destacando a evolução mecânica e a nova plataforma do modelo. No vídeo, o Consultor Técnico da Revista também detalha todos os componentes, incluindo motor, transmissão e espaço no cofre, facilitando o entendimento do profissional para manutenções corretas.
No T-Cross, Ulisses ressalta a experiência adquirida com a mecânica já consolidada: “O que eu mais pego é problema de bobina. Muitas vezes troco a bobina de lugar, apago a falha e vejo se se mantém no mesmo cilindro, porque pode ser falha de bico injetor ou de vela”. Ele também orienta sobre a manutenção preventiva, ressaltando a importância do ferramental adequado e do cuidado com conexões de alta pressão, garantindo segurança e eficiência no serviço.
Além da análise dos cofres de motor, Ulisses aponta facilidades e desafios de cada modelo para intervenções práticas: “Para você soltar o amortecedor do Kicks não precisa desmontar muita coisa. O coxim do motor é tranquilo e a distribuição é feita por corrente, o que confere maior confiabilidade”. O comparativo completo, incluindo desmontagem e detalhes de manutenção, está disponível no canal da Revista O Mecânico no YouTube. Assista e fique por dentro de tudo que pode impactar o seu dia a dia na oficina.





