Confira os detalhes de manutenção do hatch, que é um dos mais vendidos no mercado brasileiro
Texto Vitor Lima fotos Vinícius D’angio
Líder no mercado de vendas no primeiro semestre de 2023, o Chevrolet Onix foi lançado em 2012 com a proposta inicial de substituir o Chevrolet Celta, sucesso no passado. Do lançamento até hoje, o modelo ganhou boas atualizações com um novo visual, um melhor acabamento e novas tecnologias. Outro ponto que passou por mudança foi o motor, que ficou mais econômico para se adequar às leis de emissões. Também recebeu novas opções de transmissão manual, automática e CVT, aumentando o leque de opções para os clientes.
Atualmente, o Onix é vendido em duas opções de carroceria, hatch e o sedã, o segundo inclui a nomenclatura “Plus” no nome. As versões comercializadas do hatchback têm preços a partir de R$ 84.850. Vale lembrar que o Onix disponibiliza configurações com motor 1.0 de aspiração natural e 1.0 turboalimentado, além das transmissões manual e automática. A versão Premier, analisada pela Revista O Mecânico, vem equipada com motor 1.0 turbo com potência de 115,6 cv a 5500 rpm, abastecido com etanol ou gasolina, e torque de 16,5 kgfm a 2000 rpm.
Quem comprar o Chevrolet Onix Premier 2024 terá um pacote com limitador de velocidade, aviso de ponto cego nos retrovisores, assistente de partida em rampa e o Park Assist, sistema que localiza as vagas disponíveis e auxilia o condutor na baliza do veículo de forma automática, mas esse sistema não efetua o estacionamento de maneira autônoma, há necessidade do acionamento dos pedais por parte do condutor nos momentos em que há a indicação através da central multimídia, que conta com tela de 8 polegadas, sistema Mylink e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.
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Para analisar as condições de manutenção do Chevrolet Onix Premier 2024, a Revista O Mecânico contou com o auxílio do mecânico e proprietário da oficina Ridha Manutenção Automotiva, Edualbert Ribeiro. A configuração Premier tem preço a partir de R$ 113.450.
Por baixo do capô
Com o capô aberto, Edualbert comentou sobre o espaço disponível para trabalho pelo mecânico (1). “Aparentemente, o acesso a vareta de olho, bobinas e bicos injetores, está prático e simples”.
Um dos fluidos mais importantes para manter a lubrificação do conjunto mecânico é o óleo do motor, que também preserva a temperatura ideal de funcionamento do motor. O bocal de enchimento de óleo possui recomendação de viscosidade em sua tampa (2). A vareta para verificação do nível fica do lado (3).
O mecânico deve ficar atento quando o assunto é óleo de motor para o Chevrolet Onix, pois, há indicação de viscosidade diferente entre os modelos com motor de aspiração natural para os motores turboalimentados. “A recomendação é o SAE 5W-30 pelo fato desse motor ser o turbo. No caso do propulsor aspirado é o SAE 5W-20.”, comenta o profissional. O óleo recomendado é o Dexos 1 com viscosidade SAE 5W-20 e a substituição deve ser efetuada a cada 10 mil km ou 12 meses, ou o que ocorrer primeiro.
Outro fluido fundamental para manter a temperatura adequada do motor é o de arrefecimento. O reservatório de expansão para este fluido está localizado à direita do veículo e possui fácil acesso (4). O líquido deve ser composto pela proporção de 65% de água desmineralizada e 35% de aditivo concentrado para radiador ACDelco. A substituição do fluido deve ocorrer a cada 150 mil quilômetros ou a cada 5 anos, ou o que ocorrer primeiro. Em uso severo, reduza os períodos indicados pela metade.
O acesso às válvulas de serviço do ar-condicionado, não oferecem dificuldades aos mecânicos que precisam substituir o gás refrigerante. Localizadas ao lado direito do veículo, elas são de fácil acesso. Tanto a linha de baixa (5), quanto a linha de alta (6) estão aparentes ao profissional.
Para realizar as trocas de lâmpadas no Chevrolet Onix, o mecânico precisa soltar o reservatório do líquido do para-brisa (7) para ter acesso total ao componente que está bem aparente em ambos os lados.
Ainda do lado direito do veículo, é possível ter acesso ao coxim lateral do motor (8). Segundo Edualbert, a substituição do componente é fácil: “Esse coxim costuma apresentar defeito por causa da trepidação do motor que acaba sendo natural por ele ser três cilindros. É um componente que deve ser substituído por conta dessa condição de trabalho”.
A correia de acessórios possui boa visibilidade e acesso ao mecânico (9) e sua recomendação de troca é a cada 120 mil quilômetros ou a cada 5 anos, o que ocorrer primeiro. Já a correia de sincronismo do motor e o seu tensionador devem ser substituídos a cada 240 mil quilômetros ou 15 anos. Este prazo é o mesmo para reposição da correia da bomba de óleo.
Outro componente que apresenta boa acessibilidade é o coletor de admissão (10). É possível identificar o sensor MAP (11) com facilidade no componente.
Já na linha de combustível, não há dificuldades para mecânico que pretende localizar a flauta de combustível (12), os bicos injetores (13) e a válvula do cânister (14).
Como não há capa protetora ou manta acústica acima do conjunto do motor, o acesso às bobinas de ignição (15) permite fazer um fácil diagnóstico. As velas de ignição devem ser substituídas a cada 100 mil quilômetros.
Atrás do motor está a sonda lambda do pré-catalisador (16), ao lado é possível ver o turbocompressor do motor (17).
Na caixa do filtro de ar (18) é perceptível o sensor MAF (19) que é responsável por medir o fluxo de massa de ar que está sendo admitido. A substituição do filtro de ar deve ocorrer a cada 40 mil quilômetros, com inspeções nos intervalos entre 20 mil e 30 mil quilômetros.
O motor do Chevrolet Onix Premier 2024 possui variador de fase eletrônico para parte de admissão (20) e exaustão (21).
Em relação aos freios, a tampa do reservatório do fluido indica a utilização do DOT 4 (22). No manual do veículo está indicado o DOT 4 LV (low viscosity). O módulo do ABS está bem protegido contra alguma colisão frontal que o veículo possa sofrer. É possível identificá-lo atrás de uma manta térmica (23), próximo a torre do amortecedor direito (24). A substituição do fluido de freio deve ocorrer a cada 24 meses, independente da quilometragem.
Alguns componentes que fazem parte da eletrônica do Chevrolet Onix Premier estão bem próximos, como a bateria de 12V (25) que possui 70 Ah e o CCA de 615A. O módulo de injeção e a caixa de fusíveis (26) localizada do lado esquerdo do veículo.
Para substituir o filtro de cabine (27), é necessário retirar o porta-luvas através do seu encaixe que não dificulta o trabalho do mecânico. A troca deve ocorrer a cada 20 mil quilômetros ou 24 meses.
Undercar
No primeiro olhar, é possível achar o filtro de óleo (28) e identificar o cárter do motor. A substituição do filtro deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros ou a cada 12 meses. Para o escoamento do óleo, o bujão (29) está bem localizado para o mecânico.
A caixa de transmissão automática (30) está ao lado e possui recomendação para troca do fluido a cada 80 mil quilômetros. Porém, conforme descrito no manual, esta condição deve ser levada em conta apenas quando o veículo rodar em condição severa. Em caso de uso normal, não há informações sobre a substituição do óleo da transmissão. O fluido utilizado é o Dexron VI.
Se o mecânico precisar realizar algum procedimento com a caixa de direção do veículo, não encontrará problemas. Pois, há bastante espaço para visualização do componente (31), sem apresentar dificuldades para a manutenção.
Na parte da suspensão, segundo Edualbert, não houve muitas mudanças em comparação ao modelo anterior. “A suspensão é praticamente igual à do modelo antigo”. Detalhe para as buchas da bandeja de suspensão (32), pois é um componente que precisa de inspeção periódica do mecânico. Outro componente que chama atenção no conjunto de suspensão são as bieletas de polímero (33), cada vez mais presentes em novos projetos.
O sensor do ABS (34) possui bom posicionamento, mas o mecânico que realizar alguma inspeção ou até a manutenção com o sistema de freios (35) ou substituição dos amortecedores, deve ficar atento com o flexível do sensor para não causar nenhuma avaria com o cabeamento.
Localizado atrás do para-choque, é possível ver o eletro ventilador (36), responsável pela diminuição de temperatura do líquido que passa pelo radiador do veículo. Além da visualização do componente, fica evidente as tubulações do ar-condicionado que passam abaixo do eletro ventilador.
Sobre a parte de exaustão do veículo, a sonda lambda pós catalisador (37), não é um componente com acessibilidade simplificada ao mecânico, porém, sua visualização é possível. Ao longo do sistema de escape, há um silencioso intermediário (38) e o final. Um ponto que chama atenção, são as buchas de sustentação do sistema de escapamento (39).
No tanque de combustível (40), o profissional chama atenção para um ponto com o componente. “Para fazer a substituição da bomba de combustível desse veículo, é necessário descer o tanque de combustível. Isso é recomendado por não ter a tampa na parte de cima. Não possui um acesso difícil”. Ao lado do tanque, está localizado o filtro do cânister (41). Próximo dele, o mecânico consegue identificar a linha de tubulação de combustível e freios do hatch (42).
O conjunto de suspensão traseira conta com um eixo de torção com mola helicoidal e amortecedor (43). Este último merece destaque, pois, no caso de substituição dos amortecedores traseiros, o mecânico pode soltar as fixações superiores por fora do veículo (44), sem a necessidade de abertura do porta-malas.
No para-choque traseiro, estão localizados os sensores de estacionamento que não tem dificuldade de acesso e nem de visibilidade (45).
Por fim, Edualbert aprovou a manutenção do Chevrolet Onix Premier 2024. “A manutenção é bem simples e prática, só devemos tomar os devidos cuidados”, informou o profissional.