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Raio X: Fiat Argo Trekking 2023

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - Abertura
Raio X do Fiat Argo Trekking 2023

Confira os detalhes de manutenção no Raio X do Fiat Argo Trekking 2023

 

Texto e fotos Vitor Lima

O Fiat Argo 2023 tem versões com dois tipos de motor. Com isso, os mecânicos podem encontrar o modelo equipado com um motor 1.0 3-cilindros ou com um 1.3 com 4 cilindros. Ambos são Firefly da Fiat que também estão presentes em outros veículos do grupo Stellantis. Confira o Raio X do Fiat Argo Trekking 2023.

O modelo dessa reportagem é um Argo Trekking com motor 1.3 flex de 107 cv a 6250 rpm e 13,7 kgfm a 4000 rpm quando abastecido com etanol e 98 cv a 6000 rpm e 13,2 kgfm a 4250 rpm utilizando gasolina. A grande novidade da versão Trekking 2023 é a utilização de uma transmissão continuamente variável (CVT) com sete marchas simuladas.

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Carlos Eduardo Vieira, mecânico da oficina Auto Center Veleiro, em São Paulo/SP

Em relação a versão de 2022, o modelo de 2023 possui dimensões maiores no comprimento com 33 mm a mais (4.031 mm), largura 26 mm maior (1.750 mm) e 55 mm mais alto (1.568 mm). A distância entre eixos permanece igual ao modelo de 2022 com 2.521 mm. Vale ressaltar que os pneus de uso misto ATR e o curso da suspensão quatro centímetros maior que a versão normal do modelo, ajudam o Argo Trekking 2023 a ter 18 cm de distância em relação ao solo.

O modelo conta com sistema Keyless Entry N’ Go, no qual o motorista pode destravar as portas do veículo e dar a partida no motor sem utilizar a chave, apenas mantendo o sensor no bolso ou próximo. Além do sistema de controle de tração e estabilidade que corrige a rotação das rodas em curvas automaticamente, o veículo possui Hill Holder, assistente de partidas em ladeiras.

Para analisar as condições de reparabilidade do Fiat Argo, modelo Trekking 2022, convidamos o mecânico Carlos Eduardo Vieira, mecânico da oficina Auto Center Veleiro, localizada na cidade de São Paulo/SP.

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Fiat Argo Trekking 2023

Por baixo do capô

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 1

Após abrir o capô, Carlos deu sua opinião sobre o espaço disponível. “Eu achei o espaço amplo para realizarmos manutenção preventiva e corretiva. Fácil acesso ao sistema de ignição, parte de admissão e sistema de arrefecimento. Sem dificuldades para trabalhar com o ferramental necessário”.

As verificações de nível de óleo do motor ou abastecimento do lubrificante são fáceis no Argo Trekking. Pois, a tampa de óleo (2) possui a vareta de verificação de nível no mesmo componente (3). O fluido recomendado pela Fiat é o lubrificante com viscosidade SAE 0W-20 API SP/ILSAC GF-6A e deve ser substituído a cada 10 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

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Para manutenção com o fluido de ar-condicionado, as válvulas de serviço estão bem localizadas (4) e (5). Porém, uma das tubulações passa por cima do coxim lateral do motor (6), o que segundo o mecânico Carlos, exige atenção na hora da manutenção com o coxim. “Da maneira que está à disposição dos componentes, alguns profissionais podem forçar a tubulação o que acaba deslocando a conexão, dessa forma fazendo vazar o gás refrigerante”.

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Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 6

O posicionamento do alternador (7) foi analisado pelo mecânico. “Para realizar uma manutenção no alternador, seja remoção ou instalação por uma possível troca de rolamento que é um procedimento comum, é fácil. O espaço é muito amplo, você não precisa retirar nenhum periférico, a não ser o próprio alternador”.

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Fiat Argo Trekking 2023

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A correia de acessórios (8) possui acesso facilitado segundo Carlos. “É bem fácil o acesso superior, ou se você levantar o veículo que te dá uma acessibilidade maior, mas não tem problemas para realizar a substituição dessa correia”.

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No que diz respeito aos prazos indicados pela Fiat para a correia de acessórios do Argo Trekking, deve-se realizar uma inspeção com o componente a cada 20 mil km e efetuar a substituição a cada 60 mil km ou 48 meses, o que ocorrer primeiro.

Localizado acima do motor, a caixa do filtro de ar (9) necessita apenas da remoção de alguns parafusos para dar acesso ao filtro de ar do motor. Este que deve ser substituído a cada 20 mil km. A montadora recomenda a substituição do filtro de cabine a cada 10 mil km, independente de quilometragem.

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Outro componente com fácil acesso é a sonda lambda pré-catalisador (10), tanto para realizar alguma substituição, caso necessário, ou análise com osciloscópio e multímetro. É possível acessar a sonda pós- catalisador (11) por cima, porém, ao levantar o veículo a intervenção com o componente fica mais fácil.  Os sensores de oxigênios são do tipo planar, possuindo apenas 4 fios, não sendo sensores de banda larga.

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Para ter acesso total as quatro bobinas de ignição, se faz necessário a remoção da caixa do filtro de ar. Pois, duas bobinas estão localizadas abaixo da caixa e as outras duas são visíveis sem necessidade dessa remoção (12). As velas de ignição devem ser trocadas a cada 40 mil km.

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O mecânico Carlos, informou sobre a orientação que passa a seus clientes nos casos em que uma das bobinas apresenta problemas. “Eu opto em informar o cliente para realizar a substituição das quatro bobinas. Pois, elas foram instaladas no veículo ao mesmo tempo, então o tempo de vida útil delas é o mesmo. Se uma apresentar problema e for realizado a troca apenas de uma, pode ocorrer que em um curto período haja necessidade de substituir as outras. Todo o circuito será modificado ao trocar apenas uma bobina, apresentando resistências diferentes, então é melhor efetuar a troca de todas para que apresentem o mesmo valor”.

Na injeção de combustível, o mecânico terá que remover a caixa do filtro de ar para ter acesso aos injetores de combustível, porém, o tubo distribuidor de combustível é possível verificar uma parte sem necessidade da retirada da caixa (13). O aquecedor da linha de combustível (14), componente que substituí o antigo “tanquinho”, está visível e com fácil acesso ao mecânico.

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Ainda sobre a linha de combustível, as mangueiras de alimentação do sistema estão acessíveis ao mecânico. Carlos comentou sobre a localização e facilidade com o componente. “A mangueira de alimentação está fácil para fazer uma remoção. Ela é do tipo de engate rápido, então o mecânico não terá dificuldade nenhuma com a manutenção desse componente”.

O conector do variador de fase (15) está bem exposto ao mecânico que não terá dificuldades em realizar algum diagnóstico ou intervenção com o sistema. “Está fácil realizar um diagnóstico com o variador de fase. Caso tenha algum problema de sincronismo, você pode analisar se realmente é o sincronismo, ou algum problema com o variador de fase”, comentou o profissional.

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 15

Para o sistema de arrefecimento do Argo Trekking, o reservatório do fluido de arrefecimento possui boa localização, mais à frente no habitáculo do motor (16). O mecânico Carlos comentou sobre seu posicionamento do componente e fez um alerta referente a mangueira de retorno do sistema (17). “O reservatório possui fácil acesso, tanto para abastecimento de fluido, quando necessário, ou uma eventual troca do componente. Um ponto de atenção é com a mangueira de retorno do reservatório, pois, com o tempo ela pode acabar sofrendo ressecamento, o que pode ocasionar em rompimento em alguma eventual manutenção com o sistema”.

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Fiat Argo Trekking 2023

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 16

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 17

O fluido utilizado no sistema de arrefecimento é o Mopar Supracoolant diluído, pronto para uso, com proporção de mistura de 50% para água desmineralizada e 50% aditivo. A substituição do fluido deve ocorrer a cada 240 mil km ou 10 anos, conforme o manual de manutenção do veículo. Em caso de uso severo, reduza os períodos pela metade, ou seja, 120 mil km ou 5 anos.

A bateria de 12V (18) é do tipo EFB com o sistema stop-start com 60Ah e CCA de 475A, mas o Fiat Argo Trekking não possui esse sistema disponível. No polo negativo da bateria há existência de um monitor de carga, o módulo IBS (19). Carlos comentou sobre a funcionalidade desse componente. “O controle de carga para emissão é primordial, pois, mutas pessoas não sabem que o alternador gera carga no motor, roubando potência do motor. Ao aliviar essa carga, o motor trabalha com menos esforço, consequentemente a emissão será mais baixa. Por isso, há necessidade de monitorar a bateria para saber se ela está sempre com carga, ou carga suficiente para que não haja funcionamento do alternador. Ao abaixar a carga da bateria, o alternador entra em funcionamento”.

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Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 19

O módulo de injeção (20) está ao lado da bateria de 12V, assim como a caixa de fusíveis e relés (21). “Eu gostei da localização do módulo de injeção, pois na hora de realizar um diagnóstico, utilizar um osciloscópio, verificar algum sinal com o componente está de fácil acesso, caso necessite”, comentou o profissional.

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Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 21

Falando sobre o sistema de frenagem do veículo, o reservatório do fluido de freio (22) possui boa localização e tem a recomendação em sua tampa para utilização do fluido de freio DOT 4. A recomendação de troca do fluido de freio é para cada 40 mil km ou 24 meses, o que ocorrer primeiro.

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 22

Já o módulo ABS (23), que está próximo ao reservatório do fluido de freio, possui mais dificuldade para acesso, assim como o hidrovácuo (24), conforme comentado por Carlos. “Para realizar um diagnóstico com o módulo ABS, o acesso ficou mais difícil para chegar ao conector do componente. Porém para realizar a sangria está fácil. Para acessar o hidrovácuo está mais complicado, pois está muito escondido, teria que remover a bateria de 12V, a parte eletrônica, o módulo de injeção, afastando os componentes que possuem aqui em cima para conseguir acessar o componente”.

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Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 24

A bomba de vácuo para o servo-freio (25) está aparente ao mecânico que não terá dificuldades sem realizar algum tipo de intervenção com o componente, conforme analisado pelo mecânico Carlos. “Essa bomba de vácuo é de fácil acesso para realizar a manutenção ou um diagnóstico”.

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 25

Um ponto que chamou atenção do Carlos foi o posicionamento do reservatório do fluido do para-brisa (26). “Se você não utilizar um funil para abastecimento do fluido no reservatório, será difícil, acho que o bocal de enchimento deveria ser virado para cima”, comentou o profissional. Vale lembrar que há um fluido específico para utilização do reservatório do para-brisa, neste caso, a Fiat recomenda o fluido Mopar Cleaner 60s.

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O acesso as fixações superiores do amortecedor estão livres (27), sem necessidade da retirada de proteções plásticas que vem do final do para-brisa.

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Fiat Argo Trekking 2023

Undercar

Ao levantar o veículo no elevador, Carlos observou o filtro de óleo do motor (28) e fez uma observação importante para os mecânicos. “Para fazer a remoção do filtro de óleo, não pode utilizar qualquer tipo de ferramenta, ou as convencionais, nesse caso existe uma específica própria por causa do suporte do compressor do ar-condicionado, que dificulta a remoção do filtro de óleo”.

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 28

O bujão de esgotamento de óleo do cárter do motor (29) está voltado para a parte de trás do veículo, sem nenhuma restrição à sua frente, facilitando na hora da manutenção ao mecânico na troca do fluido lubrificante.

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 29

A caixa de câmbio automática está ao lado e o bujão do cárter do câmbio possui fácil localização (30). O trocador de calor da caixa (31) está localizado logo acima, não trazendo nenhuma dificuldade ao mecânico para acessá-lo. O fluido utilizado para o câmbio CVT é o Mobil TFF CVT Fluid FE JWS 3401, porém a Fiat não indica em manual a substituição do fluido e o mecânico Carlos comentou sobre essa situação. “Apesar da Fiat informar que o fluido de transmissão desse veículo é long life, nós temos no mercado muito problema em relação ao trocador de calor, as vezes ele fura e é necessário a substituição do componente e do lubrificante para o câmbio”.

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Um ponto que chamou atenção do profissional, foi a análise com os semieixos do veículo (32). “Algo que me chamou bastante atenção foi o processo de oxidação dos semieixos dos dois lados. Eu creio que para um veículo novo, essa oxidação está muito acentuada”.

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 32

Falando um pouco sobre o sistema de exaustão do Argo Trekking, a sonda pós catalisador (33) é visível e possui boa acessibilidade ao mecânico. A extensão do sistema de escapamento é dividida em três partes, o que facilita no momento de manutenção com o componente.

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 33

As bandejas da suspensão dianteira possuem buchas simples e sem dificuldade para soltura (34), caso o mecânico precise intervir com o componente. Porém, um ponto de atenção analisado por Carlos é com o pivô da suspensão (35), que interliga a bandeja de suspensão com a manga de eixo. “O pivô é fixado por rebite, o que necessita no momento de a substituição remover o conjunto completo da bandeja e efetuar o procedimento de soltura do rebite em bancada com ferramental correto”.

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A caixa de direção que é mecânica, mas possui assistência elétrica está com acesso fácil (36), Carlos comentou sobre o componente. “Caso necessite realizar manutenção com a caixa de direção, ela é fácil de remover. Geralmente há substituição do braço axial, então está fácil a manutenção desse componente, ou trocar as coifas de proteção”.

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 36

O coxim inferior ou restritor de torque do trem de força (37) é bem aparente e não apresenta nenhuma dificuldade de acesso ao mecânico. “Ele é muito fácil de remover. É um componente que sofre bastante manutenção dependendo da dirigibilidade do condutor. Se o condutor provocar muito tranco, é um componente que vai apresentar problemas. Porém, é bem comum esse tipo de problema em carros manuais, não sei se daria muito problema nesse caso que o carro é automático”.

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Localizado ao lado direito do tanque de combustível está o filtro de combustível (38). Este que possui recomendação para substituição a cada 20 mil km.

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A suspensão traseira do Argo Trekking é um eixo de torção (39) e a fixação inferior do amortecedor (40) é bem aparente. Para ter acesso a fixação superior da torre do amortecedor traseiro, há necessidade de apoiar o veículo ao solo, abrir o porta-malas e através de uma janela de inspeção, acessar as fixações superiores (41).

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 39

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 40

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - passo 41

Para fazer a conexão de um scanner ou aparelho de diagnóstico no veículo, a entrada OBD (42) está localizada dentro do carro, do lado esquerdo do painel, próximo ao volante do veículo.

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Carlos aprovou os aspectos de manutenção com o Fiat Argo Trekking. “Eu gostei bastante, não vai ser problema nenhum fazer qualquer tipo de manutenção no veículo”, informou o profissional.

Raio X - Fiat Argo Trekking 2023 - Ed.351 - Ficha técnica

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