Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Racing Festival será escola para jovens pilotos em 2010

3688A partir do ano que vem, os jovens pilotos brasileiros poderão contar com uma nova categoria de automobilismo nacional, a Racing Festival. O campeonato vai trazer para as pistas três novas modalidades: duas voltadas para carros, chamadas Formula Future e Trofeo Linea, e uma para motos, intitulada 600 Supersport.

O projeto tem como principal patrocinador a montadora Fiat que, por meio da FPT (Fiat Powertrain Technologies), foi responsável pela construção do propulsor 1.6l 16 V que equipa a linha de monopostos da Formula Future. O modelo gera potência de 150 cv, alcança torque máximo de 23 kgfm a 5500 rpm, utiliza álcool como combustível e conta com trasmissão sequencial Sadev, de cinco marchas.

O chassi, composto de fibra de carborno, foi desenvolvido pela fabricante francesa Signatech e os pneus serão exclusivamente disponibilizados pela Pirelli. Somente uma equipe de engenharia será responsável pelo desempenho dos vinte modelos, que terão configurações de motor idênticas.

Felipe Massa, que não participa do desenvolvimento do programa, mas atua como padrinho e maior incentivador da ideia, ressalta que o projeto vai funcionar como uma escola que irá instruir o piloto para correr dentro do Brasil ou prepará-lo melhor caso tenha a oportunidade de pilotar fora do País.

3689De acordo com a organização da corrida, composta por Eduardo Massa e Titônio Massa, irmão e pai de Felipe, e o empresário Carlinhos Rogmanolli, a Fórmula Future será totalmente dedicada ao desenvolvimento de jovens talentos. Segundo Eduardo, cada piloto terá um custo médio de R$ 250 mil a R$ 300 mil por temporada.

Já o Trofeo Linea, a novidade da Fiat para competições de veículos de turismo, vai trazer pilotos renomados para dirigir modelos do Linea T-Jet. Os carros têm propulsão à gasolina de 1.4l 16 V, potência de 215cv, torque máximo de 29 kgfm a 3000 rpm e são equipados com câmbio sequencial Sandev STR3 de seis velocidades. As corridas terão 22 carros, duas equipes de engenharia envolvidas e serão realizadas durante os finais de semana. A pontuação será realizada por meio do formato rodada dupla, com disputas aos sábados e domingos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php