Com diversos motores ofertados, é preciso prestar atenção na hora da troca de óleo e filtro
O Citroën C3 foi lançado no mercado brasileiro buscando ser uma alternativa mais refinada em relação aos concorrentes de época. Atualmente, ele está em sua terceira geração, usando motores derivados da Fiat. Ao longo de sua vida no mercado brasileiro, ele foi equipado com diversas motorizações e, para facilitar na hora da manutenção, a revista O Mecânico traz o óleo e filtro de óleo especificado para cada um de seus motores.
Em seu lançamento, o C3 estava disponível com o motor 1.4 8V TU3JP4, que chegou a ter 82 cv e 12,5 kgfm nas versões flex, e com motor 1.6 16V EC5JP4, que recebeu atualizações e segue sendo oferecido até hoje, entregando 120 cv e 15,7 kgfm. A primeira geração ficou de 2003 a 2012. Na segunda geração, de 2012 a 2022, o motor 1.6 se manteve em linha, com a adição do motor 1.5 8V TU4M, que entregava 93 cv e 14,2 kgfm. Ainda na segunda geração, o motor 1.5 foi substituído pelo 1.2 16V PureTech EB2FF, que desenvolvia 90 cv e 13 kgfm.
Já em sua terceira geração, lançada em 2022, o Citroën C3 manteve a oferta do motor 1.6, mas incorporou dois motores provenientes da Fiat, que também faz parte do grupo Stellantis. O motor 1.0 6V Firefly é aspirado, e entrega 75 cv com 10 kgfm. Por fim, o C3 ganhou a primeira versão com motor turbocomprimido, com o 1.0 12V T200, que desenvolve 130 cv e 20,4 kgfm.

Motor 1.4 TU3JP4
Óleo: Total Quartz 7000 10w40 Semissintético API SN
Filtro de óleo: 9818914980
Motor 1.6 EC5JP4
Óleo: TotalEnergies QUARTZ INEO FIRST 0W-30
Filtro de óleo: 9818914980

Motor 1.5 TU4M
Óleo: Total Quartz 9000 Future XT 5w30 Sintético API SP
Filtro de óleo: 9818914980
Motor 1.2 PureTech EB2FF
Óleo: Total Quartz 9000 Future XT 5w30 Sintético API SP
Filtro de óleo: 1109 AL

Motor 1.0 Firefly
Óleo: MOPAR MAXPRO SYNTHETIC 0W20 (SP/GF-6A)
Filtro de óleo: 1686484780
Motor 1.0 T200
Óleo: MOPAR MAXPRO SYNTHETIC 0W30
Filtro de óleo: 46347605