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Qual é o óleo certo para o meu carro? Revista O Mecânico responde

Qual é o óleo certo para o meu carro? Revista O Mecânico responde
Qual é o óleo certo para o meu carro? Revista O Mecânico responde

 

Série de reportagens vai destacar quais são os lubrificantes indicados para os carros mais vendidos do país

A história dos motores de 3 cilindros não começou ontem, uma vez que no final dos anos 80 já era debatido o uso desses propulsores por apresentarem baixos níveis de consumo de combustível e emissão de poluentes. Nos anos 1990 eles chegaram à Europa e mais recentemente estão no Brasil. Hoje, só o Fiat Mobi considerando carros de entrada tem motor quatro cilindros. Como quase todos os veículos compactos no Brasil usam motor 3 cilindros surgem muitas dúvidas sobre a sua correta lubrificação. Se a pergunta for “qual é o óleo lubrificante correto para o meu carro com motor três cilindros” vamos ajudar você a responder essa pergunta. Por isso, a Revista O Mecânico traz uma série de reportagens para indicar o óleo de motor correto para os veículos mais vendidos no Brasil.

Na primeira série de reportagens vamos destacar os lubrificantes usados em motores três cilindros turbo como Chevrolet Onix Turbo Ecotec, Volkswagen Polo e Virtus TSI, Fiat Strada Turbo T200, Peugeot 208 Turbo T200, Fiat Pulse e Fastback Turbo T200, Citroën C3 Aircross T200 e do Ford Ka 1.0 3 cilindros aspirado. O Ford Ka levanta muitas dúvidas sobre sua correta lubrificação e mesmo não tendo turbina muitos clientes tem dúvida sobre qual óleo coreto usar no Ford Ka.

Responsável por garantir a lubrificação dos componentes internos do motor, a escolha do óleo lubrificante é fundamental para a saúde do motor.

Prof° Landulfo desmistifica os lubrificantes

Todo mundo já sabe sobre as polêmicas dos motores 3 cilindros turbo, sendo a mais famosa a questão da possibilidade (ou não) da retífica.

troca do óleo lubrificante Motul

O Consultor Técnico da Revista O Mecânico, Professor Fernando Landulfo destaca: “Desde que sejam os lubrificantes recomendados para o modelo de motor não há pontos negativos dos lubrificantes para motores 3 cilindros turbo”, ressalta.

troca do óleo lubrificante Motul

Apesar de não ter pontos a criticar, Landulfo aponta que há diferenças entre os tipos de lubrificantes. Segundo o professor, os lubrificantes são especificados tendo em vista não apenas as características mecânicas do motor, mas também as condições de trabalho e desempenho, como temperatura, combustível e forma de condução. “Dificilmente um fabricante de óleo produzirá um produto que atenda apenas a um tipo de motor. No caso, os motores 3 cilindros turbo. Mas sim um que consiga atender as necessidades desse tipo de motor: folgas “apertadas”, alta temperatura de trabalho, proteção as correias banhadas a óleo, entre outros. Isso sem falar nas exigências que algumas montadoras fazem a respeito de desempenho. Logo é de se esperar lubrificantes elaborados com base sintética (melhores propriedades), baixas viscosidades, alta resistência a oxidação e alta estabilidade a viscosidade. Entre outras propriedades”, afirma o Consultor Técnico da Revista O Mecânico.

lubrificantes Mobil para utilitários

Dica de ouro

Em relação à atenção especial, os motores de 3 cilindros turbo não terão problemas se o mecânico informar ao dono do veículo que seguirá as normas exigidas pela montadora. “Apenas trocas nos períodos recomendados (junto com o filtro), respeito às condições de uso severo. E usar sempre produtos genuínos ou que comprovadamente atendam as normas específicas da montadora para aquele modelo de motor”, aponta Landulfo.

lubrificantes Mobil para utilitários

Por fim, os lubrificantes para os motores de 3 cilindros turbo são elaborados com base sintética, que contam com baixas viscosidades, alta resistência a oxidação e alta estabilidade, além de serem bastante aditivados. Veja nos próximos dias tudo sobre a lubrificação dos modelos Chevrolet Onix Turbo Ecotec, Volkswagen Polo e Virtus TSI, Fiat Strada Turbo T200, Peugeot 208 Turbo T200, Fiat Pulse e Fastback Turbo T200, Citroën C3 Aircross T200 e do Ford Ka 1.0 3 cilindros aspirado.

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