Promovido pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o programa ConscientizAR, até o final de julho, avaliou 15 mil ônibus movidos a diesel quanto à emissão de fumaça preta nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. O programa tem como objetivo esclarecer as 40 permissonárias e concessionárias nas Regiões Metropolitanas sobre a necessidade de fazer a manutenção correta dos veículos que, consequentemente, diminui a emissão de poluentes no ar.
Só na Grande São Paulo foram inspecionados em torno de 13 mil veículos. De acordo com a EMTU, apenas cerca de 1 mil veículos foram reprovados no teste, entre ônibus comuns e fretados, somando assim um índice de aprovação próximo dos 95%. Na Região Metropolitana de Campinas, dos 580 veículos inspecionados, 75% foram aprovados, enquanto na Baixada Santista, o índice de aprovação também chegou a 95% entre os 600 veículos examinados, com totalidade de aprovação entre os ônibus comuns.
A análise da emissão de fumaça preta é feita com uso de um equipamento chamado opacímetro, cuja sonda recebe a fumaça emitida pelo escapamento do veículo. A emissão irregular de poluentes está ligada diretamente à falta de manutenção do veículo e pode ser sintoma de problemas como bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.