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Entrevista: Procuramos estar bem próximos ao mecânico

Fernando Ferreira, responsável pelo conteúdo de marketing e manuais técnicos da Raven, fala um pouco sobre a utilização de ferramentas especiais na oficina e sobre a relação com os mecânicos independentes

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O Mecânico: Como surgiu a Raven? Conte um pouco da história da empresa…

Fernando Ferreira: A empresa surgiu no final da década de 60, quando Joaquim Ratão, na época ex-funcionário de uma tornearia, se associou ao seu irmão Armando com o objetivo de aproveitar uma oportunidade de fabricar ferramentas especiais para veículos como DKWs e Volkswagens. Os dois irmãos, então, deram início à MIR (Metalúrgica Irmãos Ratão), que posteriormente, graças a um terceiro sócio, passou a se chamar Raven. Desde então, é a empresa mais lembrada quando o assunto são ferramentas especiais.

O Mecânico: A Raven continua sendo uma empresa 100% nacional. A que se deve a longevidade da empresa no mercado (mais de 40 anos)?

Fernando: Podemos citar três fatores: A preocupação da empresa em atender as necessidades de ferramentas especiais para veículos leves e pesados, disponibilizando para o reparador independente ferramentas que antes eram exclusivas de concessionárias, e que sem as quais é impossível realizar determinados serviços; a constante renovação e atualização da linha de produtos, acompanhando a evolução do mercado; e qualidade dos produtos produzidos, um dos grandes diferenciais dos produtos Raven frente aos concorrentes.

O Mecânico: Atualmente, qual a gama de produtos produzidos pela Raven?

Fernando: Produzimos atualmente mais de 800 produtos entre ferramentas especiais para automóveis, utilitários, caminhões e ônibus, scanners de diagnóstico, torquímetros e multiplicadoras de torque, equipamentos como suportes para motores e máquina para limpeza e teste de injetores, e elevadores pantográficos.

O Mecânico: Em relação aos equipamentos com mais tecnologia aplicada, o que a marca oferece aos mecânicos?

Fernando: No quesito tecnologia, o produto que mais se destaca é o Scanner Diesel 108700, um equipamento de diagnóstico que utiliza a tela sensível ao toque de 10″ de um Tablet, e no qual a comunicação com o veículo é feita sem fios, através de bluetooth. Além desse, também existem mais duas opções do Scanner Diesel: o 108702, que utiliza um notebook ao invés do Tablet, e o 108701, que dá ao reparador a liberdade de instalar o software do equipamento no Tablet, PC ou notebook de sua preferência (desde que este atenda aos requisitos mínimos).

O Mecânico: Onde se localiza a fábrica da marca e qual é a capacidade produtiva?

Fernando: Desde 1980, a fábrica da Raven está localizada na Vila Carioca, bairro da Zona Sul de São Paulo e atualmente produz cerca de 250 mil produtos/mês.

O Mecânico: Como a Raven desenvolve suas ferramentas? Como a Raven identifica a necessidade de mercado por determinada ferramenta? Existe ajuda dos próprios clientes nesse sentido?

Fernando: O desenvolvimento é feito através de uma equipe que projeta, cria protótipos e testa as ferramentas. Em alguns casos, as ferramentas são feitas com base em outras já existentes, em outros casos são desenvolvidas desde o início. A necessidade do mercado é monitorada pelas várias solicitações e sugestões de novos produtos recebidas diariamente pelo nosso suporte técnico. Entre essas, sempre há os itens que são solicitados com maior frequência, que acabam se tornando as prioridades da nossa equipe de desenvolvimento. Também ocorre de clientes, diretamente ou através de distribuidores, nos procurarem para concluir um trabalho que estejam executando, o que também são oportunidades de desenvolver novos produtos. Por exemplo: um cliente nos trouxe um alternador cuja polia tinha um padrão incomum, e nos pediu para desenvolver uma ferramenta para ele poder extrair aquela polia. Essa ferramenta foi desenvolvida, e inclusive será um de nossos próximos lançamentos. Os clientes sempre influenciam a criação de novos produtos, direta ou indiretamente.

O Mecânico: Quais tipos de certificações de qualidade a Raven possui na produção de suas ferramentas? Qual o significado desses certificados para o público que utiliza os produtos?

Fernando: A Raven possui a certificação ISO 9001, e o laboratório de força responsável pela calibração e reparos dos torquímetros Raven é acreditado no CGCRE e faz parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC). Esses certificados servem para atestar a qualidade e confiabilidade dos processos internos da Raven, que se refletem na qualidade de seus produtos e consequente satisfação dos clientes.

O Mecânico: Além de desenvolver ferramentas, a empresa também distribui outras marcas? Quais? Elas complementam a linha da Raven ou é um negócio independente?

Fernando: A Raven importa e distribui, desde 1998, os produtos das marcas King Tony e Mighty Seven. Ambas são empresas de Taiwan, e seus produtos são reconhecidos por profissionais do mundo todo por sua alta durabilidade e perfeito acabamento. A King Tony possui uma linha completa de ferramentas padrão e móveis para oficinas. Se destacam nessa linha os carrinhos de ferramentas, em várias versões e cores, que podem já vir equipados com ferramentas. A King Tony também oferece determinadas ferramentas especiais universais, como cintas para anéis de pistão e sacadores para filtros de óleo. Já a Mighty Seven possui uma ampla linha de ferramentas pneumáticas. Dessa forma, a Raven oferece uma solução completa em ferramentas: Ferramentas especiais Raven, ferramentas comuns King Tony e ferramentas pneumáticas Mighty Seven (embora ferramentas pneumáticas King Tony também estejam disponíveis).

O Mecânico: Como é o relacionamento da empresa com os mecânicos? Quais ações vocês desenvolvem para esse tipo de público?

Fernando: A Raven procura estar sempre o mais próxima possível dos reparadores. Além do suporte técnico, que é o principal elo entre os mecânicos e a Raven, disponibilizamos regularmente o informativo Ravenews, no qual se encontram sempre os últimos lançamentos, matérias técnicas com conteúdo que interessa ao reparador e novidades sobre a empresa. Também participamos das principais feiras do setor.

O Mecânico: Hoje em dia, fala-se muito em oferecer um pacote de soluções e não apenas o produto. Que tipo de suporte técnico vocês oferecem para quem adquire suas ferramentas?

Fernando: Possuimos uma equipe de suporte técnico que está à disposição para atender dúvidas relacionadas à aplicação, utilização e disponibilidade de ferramentas especiais, aos scanners de veículos leves e pesados, entre outras informações, além de receber elogios, sugestões e críticas e efetuar as liberações de blocos dos scanners para veículos leves. Complementam o atendimento do suporte o já citado informativo Ravenews, com informações técnicas relevantes, focando nos lançamentos da Raven e os manuais que são fornecidos com determinadas produtos, com conteúdo da melhor qualidade possível.

O Mecânico: A Raven participa de feiras do setor e workshops? Em sua opinião, qual a importância dessas participações?

Fernando: Sim, participamos das principais feiras do setor, sempre com estandes muito visitados, expondo os lançamentos e destaques da linha de produtos e, principalmente, ouvindo e respondendo críticas, dúvidas e sugestões dos reparadores que visitam nosso estande. O contato direto com os clientes expande a troca de informações já feita através da equipe de suporte técnico por telefone e e-mail, contribuindo para melhorar os produtos e serviços que a empresa oferece no país.

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