Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Pro Automotive dá dicas para instalação correta de rolamentos e cubos de roda

626-PRO-AUTOMOTIVE-CUBO-ROL
A Pro Automotive divulga informações úteis para o mecânico instalar corretamente rolamentos e cubos de roda. A marca possui uma linha com mais de 120 rolamentos e 100 cubos de roda com aplicações nacionais e importadas.
Segundo a empresa, a linha de rolamentos de roda é fabricada com folga interna definida, com lubrificação para toda sua vida útil (sem manutenção), atendem a todos os parâmetros exigidos pelas montadoras e podem ser construídos com duas fileiras de esferas com contato angular ou duas fileiras de rolos cônicos que possibilitam maior absorção de forças nos eixos e maiores acelerações laterais. Sua construção é definida a partir do estudo dos esforços dinâmicos envolvidos em cada aplicação.
Já os elementos de rolagem localizados no interior dos cubos, permitem de maneira regular a movimentação rotacional com o mínimo de interferência possível. As rodas dos veículos são fixadas aos cubos através de parafusos ou porcas. A função do cubo de roda é manter a roda acoplada ao sistema da suspensão e garantir sua rotação uniforme.
Sensor de ABS em rolamentos e cubos
Nos diversos veículos com sistema ABS, os impulsos gerados para leitura do sensor no veículo são emitidos por um anel magnético integrado a um dos lados do rolamento. Essa tecnologia oferece uma maior precisão na leitura, facilita a montagem do conjunto e permite um custo menor sobre a manutenção. O anel é fabricado com um codificador magnético, que apresenta polaridades alternadas, fornecendo sinais elétricos que também alimentam os sistemas ESC e TCR (sistemas de controle de estabilidade e tração).

1 – Codificador 2 - Circuito integrado hall 3 – Estrutura
1 – Codificador 2 – Circuito integrado hall 3 – Estrutura

Atenção nas aplicações dos produtos, pois existem rolamentos de dimensões iguais que fornecem variação na quantidade dos polos presentes no sensor magnético interno.
Nos cubos de roda, o sinal de pulso enviado pelo sensor é interpretado pela unidade de comando que calcula a velocidade de rotação na roda do veículo. Este sinal está associado a rotação de uma roda dentada acoplada ao cubo de roda ou a um disco magnetizado com polaridades alternadas.
1. Ímã 2. Estrutura 3. Núcleo de ferro 4. Bobina 5. Distância 6. Roda dentada
1. Ímã 2. Estrutura 3. Núcleo de ferro 4. Bobina 5. Distância 6. Roda dentada

O reparador deve ter muito cuidado durante a montagem dos produtos que possuem essa tecnologia:
– Evitar qualquer contato do produto com sistemas magnetizados;
– Analisar se o cubo apresenta oxidação, pois provoca o assentamento irregular do rolamento e compromete sua eficiência;
– Montar o lado da placa magnética de acordo com a posição do sensor (lado homocinética), caso contrário, a luz de diagnóstico do ABS ficará ativa no painel do veículo, indicando uma falha na leitura do sinal, tornando o sistema inativo e interrompendo o funcionamento do ABS.
– Os rolamentos de roda PRO Automotive, segundo a empresa, acompanham proteção rígida de plástico na face que contempla o anel magnético, porém em caso de dúvida, essa face deve ser localizada com auxílio de um clip metálico de papel. O lado que atrair o clip contém a placa magnética.
Na montagem de rolamentos de roda na manga de eixo, o rolamento deve ser inserido na manga de eixo aplicando força através do apoio no anel externo.
Na montagem de rolamentos de roda na manga de eixo, o rolamento deve ser inserido na manga de eixo aplicando força através do apoio no anel externo.

Na instalação do rolamento no cubo de roda, o rolamento deve ser inserido no cubo de roda aplicando força através do apoio no anel interno.
Na instalação do rolamento no cubo de roda, o rolamento deve ser inserido no cubo de roda aplicando força através do apoio no anel interno.

Os rolamentos devem ser montados obrigatoriamente com o auxílio de uma prensa. Para garantir uma folga ideal, utilize o torquímetro e aplique o torque recomendado pelo fabricante do veículo durante a fixação da porca da junta homocinética.

4 comentários em “Pro Automotive dá dicas para instalação correta de rolamentos e cubos de roda

  1. Opa levei o carro pra tocar o rolamento daí acusou o sensor do ABS no painel , e o mecânico falou que ele colocou o lado de borracha pro lado do sensor será que tá certo ?

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php