A Pro Automotive divulga informações úteis para o mecânico instalar corretamente rolamentos e cubos de roda. A marca possui uma linha com mais de 120 rolamentos e 100 cubos de roda com aplicações nacionais e importadas.
Segundo a empresa, a linha de rolamentos de roda é fabricada com folga interna definida, com lubrificação para toda sua vida útil (sem manutenção), atendem a todos os parâmetros exigidos pelas montadoras e podem ser construídos com duas fileiras de esferas com contato angular ou duas fileiras de rolos cônicos que possibilitam maior absorção de forças nos eixos e maiores acelerações laterais. Sua construção é definida a partir do estudo dos esforços dinâmicos envolvidos em cada aplicação.
Já os elementos de rolagem localizados no interior dos cubos, permitem de maneira regular a movimentação rotacional com o mínimo de interferência possível. As rodas dos veículos são fixadas aos cubos através de parafusos ou porcas. A função do cubo de roda é manter a roda acoplada ao sistema da suspensão e garantir sua rotação uniforme.
Sensor de ABS em rolamentos e cubos
Nos diversos veículos com sistema ABS, os impulsos gerados para leitura do sensor no veículo são emitidos por um anel magnético integrado a um dos lados do rolamento. Essa tecnologia oferece uma maior precisão na leitura, facilita a montagem do conjunto e permite um custo menor sobre a manutenção. O anel é fabricado com um codificador magnético, que apresenta polaridades alternadas, fornecendo sinais elétricos que também alimentam os sistemas ESC e TCR (sistemas de controle de estabilidade e tração).
Atenção nas aplicações dos produtos, pois existem rolamentos de dimensões iguais que fornecem variação na quantidade dos polos presentes no sensor magnético interno.
Nos cubos de roda, o sinal de pulso enviado pelo sensor é interpretado pela unidade de comando que calcula a velocidade de rotação na roda do veículo. Este sinal está associado a rotação de uma roda dentada acoplada ao cubo de roda ou a um disco magnetizado com polaridades alternadas.
O reparador deve ter muito cuidado durante a montagem dos produtos que possuem essa tecnologia:
– Evitar qualquer contato do produto com sistemas magnetizados;
– Analisar se o cubo apresenta oxidação, pois provoca o assentamento irregular do rolamento e compromete sua eficiência;
– Montar o lado da placa magnética de acordo com a posição do sensor (lado homocinética), caso contrário, a luz de diagnóstico do ABS ficará ativa no painel do veículo, indicando uma falha na leitura do sinal, tornando o sistema inativo e interrompendo o funcionamento do ABS.
– Os rolamentos de roda PRO Automotive, segundo a empresa, acompanham proteção rígida de plástico na face que contempla o anel magnético, porém em caso de dúvida, essa face deve ser localizada com auxílio de um clip metálico de papel. O lado que atrair o clip contém a placa magnética.
Os rolamentos devem ser montados obrigatoriamente com o auxílio de uma prensa. Para garantir uma folga ideal, utilize o torquímetro e aplique o torque recomendado pelo fabricante do veículo durante a fixação da porca da junta homocinética.
Olá Raone,
Precisamos saber qual é o veículo.
Atenciosamente,
Revista O Mecânico
Opa levei o carro pra tocar o rolamento daí acusou o sensor do ABS no painel , e o mecânico falou que ele colocou o lado de borracha pro lado do sensor será que tá certo ?
Os Produtos da PRO AUTOMOTIVE são de primeira!
Parabéns pelas dicas
Muito bom esse artigo, salvei seu site nos favoritos para acompanhar mais vezes