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Prevenção é a arma contra emissão de poluentes

Milhares de motoristas de caminhão se encontram na 28ª Feira do Carreteiro e aproveitam para fazer um diagnóstico em seus veículos, já que o cerco contra a emissão de poluentes está se fechando

Carolina Vilanova

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Numa época em que o aquecimento global se tornou um grande temor da sociedade, a preservação da natureza e as maneiras de amenizar os fatores que podem destruir nosso planeta estão mais do que em evidência. Pode-se dizer que a emissão de poluentes na atmosfera, proveniente do monóxido de carbono expelido pelos veículos de combustão, está com os dias contados.

A fumaça preta é inimiga do meio-ambiente a e a falta de manutenção preventiva dos caminhões é a principal causa desse fenômeno nem um pouco agradável para os seres vivos do nosso planeta, sejam humanos, animais ou plantas. Por esse motivo, orientar e alertar os profissionais da estrada da importância e necessidade das revisões periódicas se tornaram medidas primordiais na luta contra a poluição.

Na 28ª Feira do Carreteiro, tradicional evento da estrada promovido pela Revista O Carreteiro, realizada na Basílica de Aparecida, os motoristas ficam mais perto desses esclarecimentos e aproveitam o espaço do Truck Service, montado em parceria com empresas do setor, para fazer diagnóstico e saber como está o estado dos seus caminhões.

“Os motoristas utilizam o veículo como uma ferramenta de trabalho, então sabem como é importante manter o equipamento em ordem e preferem parar em um único local para realizar vários serviços, a fim de ficar o menor tempo possível parado”, conta Fabio Antunes de Figueiredo, diretor da Revista.

 

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A Feira oferece muitas atrações e serviços para os carreteiros, mas é no Truck Service que os motoristas fazem revisões de diversos sistemas do veículo e exames feitos por técnicos especializados das empresas envolvidas. Condições dos pneus, rodas, alinhamento, suspensão, freios, filtros, embreagem e emissão de poluentes são alguns dos itens avaliados.

“É minha terceira vez na Feira e no Truck Service, que é uma ótima oportunidade de testar os componentes do meu caminhão e saber se tem alguma coisa errada, já que não faço manutenção preventiva”, comentou Vandemir Pires dos Souza, motorista autônomo da cidade de Socorro/SP, proprietário de um Mercedes-Benz 1513, ano 86.


Manutenção em dia: mais economia

No espaço do Truck Service os expositores apresentam seus produtos e ao mesmo orientam os carreteiros em relação aos benefícios de se realizar a manutenção preventiva em dia. Os técnicos detectam se há problemas, fazem o diagnóstico e transmitem as informações para o motorista, com um laudo e recomendações em casos de reparo. Uma média de 50 caminhões foram atendidos por dia, sendo que cada análise durava entre 20 e 30 minutos.

A Bandag levou os serviços da rede BTS em parceria com várias marcas de autopeças para analisar os veículos. “O BTS é muito focado no carreteiro autônomo, aquele que não tem tempo nem local determinado para realizar seus serviços. Já que a 28ª Feira do Carreteiro traz esse público para mais perto, fazemos o nosso trabalho de aproximação e de divulgação da nossa rede”, Marcos Aoki, da BTS, que entre os problemas mais comuns registrou avarias na suspensão, folgas de embuchamento e, principalmente, pneus em condições precárias.

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O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) também participou do Truck Service juntamente com a BTS. “Esse trabalho traz muitos benefícios para o motorista, pois além de ganhar um diagnóstico gratuito recebe orientações sobre a importância da manutenção preventiva e como pode aumentar o rendimento do seu caminhão”, afirmou José Palácio, do IQA.

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico) e o Conpet da Petrobras (Programa Nacional de Racionalização de Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural) atuaram em parceria para medir o nível de emissões dos caminhões. Essa iniciativa chamada Operação Inverno também é realizada em outros locais. A Mann Filter participou dessa ação.
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“O objetivo do programa é reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e mais especificamente a fumaça preta dos veículos a diesel. Aqui podemos conscientizar os motoristas e fiscalizar os veículos, considerando que a condição climática dessa época do ano, com clima muito seco, aumenta a poluição”, disse Marcelo Bales, engenheiro e coordenador da Cetesb.

Em parceria com a Cetesb, o Sindirepa-SP levou um mecânico especializado que também orientava o público. “Fazemos a medição com o opacímetro e se o caminhão for reprovado, nós trocamos o filtro gratuitamente, e fazemos outra inspeção”, diz Antônio Gaspar, do Sinsirepa-SP. “Apenas 20 % dos veículos analisados foram reprovados, uma média considerada boa para a operação”, completa.

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No Truck Service os carreteiros recebem orientação em relação à manutenção preventiva, revisões no prazo correto para reduzir a emissão e o consumo de combustível. Além desses benefícios, a prevenção traz também economia para o bolso do motorista, já que o valor médio de uma ulta por excesso de fumaça é de 60 UFESP, o seja, cerca de R$ 853,80. Então, em nome da natureza o do seu bolso, o ideal é adotar a manutenção preventiva para os caminhões.

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