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Posso fazer “reset” na injeção do Fiat Uno pelos cabos da bateria?

O MECÂNICO RESPONDE é o quadro em que respondemos às dúvidas que chegam à redação da Revista O Mecânico. No programa desta semana, comentamos o caso em que diversos vídeos orientam a fazer “reset” no gerenciamento eletrônico do Fiat Uno Economy através dos cabos da bateria para voltar à configuração de fábrica. Realmente, esse procedimento é válido?

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PERGUNTAS DESTE PROGRAMA

– Vendi um Audi A4 2009 2.0 TFSI ano passado. Após aproximadamente 5 meses, o cliente me disse que o motor fundiu. O mecânico dele disse que o motor fundiu por causa da cebolinha, que não puxou o óleo, fazendo assim o motor trabalhar no seco e fundir. Segundo ele a luz de óleo não acendeu no painel porque tinha óleo no cárter… Porém, até onde sei, caso o motor não consiga puxar óleo, a pressão de óleo irá diminuir e consequentemente a luz de óleo irá se acender no painel, estou correto?  

 – Tenho uma Captiva 2011 e tem um tempo que a porta do lado direito do carona está com problema. Ela vai destravar e trava ao mesmo tempo e desliga. Espero em torno de uns 15 minutos e volta a funcionar. Ando com ela mais uns 30 minutos e dá o mesmo problema na porta do lado direito do carona. Perde força no motor e a luz da injeção acende, tento bater o arranque virando a chave e nenhum sinal. Espero mais um tempo e ela liga, em seguida, apaga e aí só no guincho.

– Tenho um Fiat Grand Siena 1.4 2017 e ao passar de 70 km/h, quando piso no freio para reduzir a velocidade, o pisca-alerta acende sozinho. Estou evitando pegar estrada, pois, o motorista atrás de mim pode achar que estou freando bruscamente e na verdade não estou. Ninguém descobre meu problema.

– Vi diversos vídeos orientando fazer um reset no sistema do Fiat Uno Economy 2009, desligar os cabos da bateria, ligar os cabos entre eles colocando uma lâmpada por segurança e deixá-los unidos por no mínimo 15 minutos. Em seguida, religar os cabos na bateria, virar a chave, mas não ligar o arranque. Após alguns minutos, ligar o carro normalmente e deixar em “marcha lenta ” por algum tempo, com esse reset eliminamos defeitos memorizados e voltamos para a configuração de fábrica. Realmente esse procedimento é válido?

– Tenho um Argo 1.3 2018 e tem apresentado, às vezes, falhas na partida, desde trepidação até desligar, dando a informação “falha no start-stop”. Levei ao mecânico aqui onde moro e ele disse não encontrar nada, pois o aparelho não encontrou nada. Já estou rodando nele assim há 7 mil km. Queria saber do que se trata.

– Professor, se eu precisar me ausentar por mais de uma semana e porventura deixar o carro em casa, quais procedimentos devo fazer para não ter problemas depois de tantos dias sem funcionar? Posso simplesmente dar a primeira partida normal?

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