Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Posso cobrar pelo diagnóstico na minha oficina?

Alguns mecânicos são a favor, outros são contra… mas juridicamente é permitido cobrar pelo diagnóstico? Veja o que diz uma advogada especializada

 

A prática gera bastante discussão, porque muitos mecânicos defendem que é justo cobrar pelo uso dos equipamentos e pelo conhecimento técnico necessário para fazer o diagnóstico. Outros, contudo, acreditam que isso pode espantar os clientes. Mas e quanto ao lado jurídico? Isso é permitido?

A primeira observação de Alessandra Milano Morais, advogada especializada no setor automotivo, é separar orçamento de diagnóstico. “O orçamento é obrigatório e gratuito, mas para se chegar a um orçamento, é preciso fazer o diagnóstico. E o diagnóstico é serviço, ele é um trabalho, e deve ser cobrado”, orienta.

Mas a advogada alerta que é importante avisar antes ao cliente que o diagnóstico é cobrado. “Isso tem que estar claro, por exemplo, com um aviso na recepção da oficina e de novo ser informado ao cliente na hora de fazer o checklist do veículo”, explica.

“Eu já vi orçamento de diagnóstico. Ou seja, um orçamento prévio para o cliente aprovar o custo das horas necessárias para o diagnóstico. Também é possível separar a cobrança, por exemplo, se eu conseguir diagnosticar o problema só com esse equipamento são X horas de trabalho e vai custar tanto. Mas se eu não conseguir e precisar utilizar também esse outro equipamento, serão mais Y horas de trabalho e tantos reais”, detalha a especialista.

 

LEIA MAIS: Como a oficina deve lidar com a inadimplência?

 

Ela lembra o exemplo de um médico: ele irá cobrar pela consulta e pelos exames necessários. No caso do mecânico, vale a mesma premissa.

“Muitos mecânicos adotam o formato de não cobrar o diagnóstico se o cliente realizar o serviço na oficina. Mas isso exige cuidado. Se ele levou seis horas para fazer o diagnóstico e descobriu que o problema é uma peça que o serviço todo sai por R$ 300, ele perdeu essas seis horas de trabalho”, diz Alessandra.

Ou seja, cobrar pelo diagnóstico é permitido sim e pode ser feito de diferentes formas para não espantar os clientes da oficina. O importante é ser muito claro e não esconder nada. Transparência é fundamental.

7 comentários em “Posso cobrar pelo diagnóstico na minha oficina?

  1. Tem que cobrar sim e ainda este bando de chupim que vai comprar carro e faz o mecânico avaliar de graça

  2. Sim,deve-se cobrar o diagnóstico porque as vezes o diagnóstico é mais trabalhoso do que o reparo em si.

  3. Independente do problema se o cliente te solicitou ou foi até você é porque ele não conseguiu resolver sozinho,então é justo cobrar pelo diagnóstico,porém há casos em que o valor pode ser considerado no preço final caso o serviço seja realizado..

  4. Acho justo cobrar, uma vez que alguns passam pela oficina apenas para revelar qual o problema do veículo fazendo ele próprio depois o reparo ou levando para outro mais em conta. Ideal é cobrar pelo diagnóstico se o cliente não concordar com o orçamento. Caso concorde fazer o reparo a taxa de diagnóstico pode ser desprezada.

  5. Pede pro médico, ou advogado dar só uma olhadinha
    Sem passar pela secretaria primeiro é claro né.
    Se nossa classe não se unir, sempre seremos menos pra sociedade
    E muitos sabem que sem treinamento hoje.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php