Alguns mecânicos são a favor, outros são contra… mas juridicamente é permitido cobrar pelo diagnóstico? Veja o que diz uma advogada especializada
A prática gera bastante discussão, porque muitos mecânicos defendem que é justo cobrar pelo uso dos equipamentos e pelo conhecimento técnico necessário para fazer o diagnóstico. Outros, contudo, acreditam que isso pode espantar os clientes. Mas e quanto ao lado jurídico? Isso é permitido?
A primeira observação de Alessandra Milano Morais, advogada especializada no setor automotivo, é separar orçamento de diagnóstico. “O orçamento é obrigatório e gratuito, mas para se chegar a um orçamento, é preciso fazer o diagnóstico. E o diagnóstico é serviço, ele é um trabalho, e deve ser cobrado”, orienta.
Mas a advogada alerta que é importante avisar antes ao cliente que o diagnóstico é cobrado. “Isso tem que estar claro, por exemplo, com um aviso na recepção da oficina e de novo ser informado ao cliente na hora de fazer o checklist do veículo”, explica.
“Eu já vi orçamento de diagnóstico. Ou seja, um orçamento prévio para o cliente aprovar o custo das horas necessárias para o diagnóstico. Também é possível separar a cobrança, por exemplo, se eu conseguir diagnosticar o problema só com esse equipamento são X horas de trabalho e vai custar tanto. Mas se eu não conseguir e precisar utilizar também esse outro equipamento, serão mais Y horas de trabalho e tantos reais”, detalha a especialista.
Ela lembra o exemplo de um médico: ele irá cobrar pela consulta e pelos exames necessários. No caso do mecânico, vale a mesma premissa.
“Muitos mecânicos adotam o formato de não cobrar o diagnóstico se o cliente realizar o serviço na oficina. Mas isso exige cuidado. Se ele levou seis horas para fazer o diagnóstico e descobriu que o problema é uma peça que o serviço todo sai por R$ 300, ele perdeu essas seis horas de trabalho”, diz Alessandra.
Ou seja, cobrar pelo diagnóstico é permitido sim e pode ser feito de diferentes formas para não espantar os clientes da oficina. O importante é ser muito claro e não esconder nada. Transparência é fundamental.
Tem que cobrar sim e ainda este bando de chupim que vai comprar carro e faz o mecânico avaliar de graça
Sim,deve-se cobrar o diagnóstico porque as vezes o diagnóstico é mais trabalhoso do que o reparo em si.
Independente do problema se o cliente te solicitou ou foi até você é porque ele não conseguiu resolver sozinho,então é justo cobrar pelo diagnóstico,porém há casos em que o valor pode ser considerado no preço final caso o serviço seja realizado..
Justo valoriza a profissão
Justo valoriza nossa profissão
Acho justo cobrar, uma vez que alguns passam pela oficina apenas para revelar qual o problema do veículo fazendo ele próprio depois o reparo ou levando para outro mais em conta. Ideal é cobrar pelo diagnóstico se o cliente não concordar com o orçamento. Caso concorde fazer o reparo a taxa de diagnóstico pode ser desprezada.
Pede pro médico, ou advogado dar só uma olhadinha
Sem passar pela secretaria primeiro é claro né.
Se nossa classe não se unir, sempre seremos menos pra sociedade
E muitos sabem que sem treinamento hoje.