Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Por que retificar o volante ao se trocar a embreagem?

retificar o volante

Saiba por que evitar o uso de lixa para polir o volante do motor em caso de vitrificação se for necessário retificar o componente

 

Em alguns procedimentos de manutenção no veículo, existem peças que não apresentam qualquer tipo de trinca ou empenamento, mas precisam retificar para recuperar a condição de brunimento perdida pelo contato com outra peça que precisa de movimento para funcionar – por exemplo, o volante do motor, que entra em contato direto com a embreagem e precisa ter rugosidade específica para manter o atrito com o material de desgaste do disco.

O processo de retífica é bem conhecido no setor automotivo, utilizado dentro e fora das linhas de produção de um veículo, com intuito de atingir um melhor acabamento e precisão da peça, seja ela cilíndrica ou plana. Algumas peças necessitam deste procedimento não para mudar sua geometria, mas sim para o brunimento ou finalização milimétrica que o componente necessita.

| LEIA MAIS: Controle de emissões evaporativas: O que é o sistema ORVR?
| LEIA MAIS: Raio X: tudo sobre o Ford Ranger XLT 2023

Para retificar o volante do motor, é necessário usar ferramentas adequadas. Lixas comuns ou de ferro podem acarretar problemas futuros com os componentes, e não atingir o resultado necessário.

Há mecânicos que, para corrigir a vitrificação (brilho de polimento ocasionado pelo disco de embreagem velho), aplicam manualmente lixa de ferro, deixando-o quase com o aspecto de uma usinagem, para evitar que o disco novo venha a patinar. Embora a premissa esteja correta, nunca se deve lixar o volante do motor a esmo, principalmente com uma lixa de alto grau de abrasividade, como uma lixa de ferro. Isso vai causar um desgaste desigual na área de contato e afetar os componentes. A correção da vitrificação é mesmo a retífica.

O mecânico deve sempre analisar as condições do volante quando realizar a troca da embreagem, verificar se há desgaste excessivo ou trincas neste componente, e verificar as condições dos guias e seus respectivos alojamentos na caixa seca, sempre utilizando ferramentas adequadas. Caso haja alguma irregularidade com o volante, é necessária a sua troca.

Comentário em “Por que retificar o volante ao se trocar a embreagem?

  1. Informação bastante útil mas muito dos Mecânicos acho que não sabe nem que é vitrificação de peças essa é a nossa realidade se a gente não buscar conhecimentos Vamos ser animais funcionais

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php