Esse motor equipa diversos modelos da gama de caminhões médios e semipesados da Mercedes-Benz, como o 1620. Acompanhe a desmontagem e montagem desse equipamento.
Carolina Vilanova
Responsável por impulsionar uma grande parte da frota de caminhões semipesados da Mercedes-Benz, o OM 366 LA é conhecido pela facilidade de sua mecânica, quando a manutenção é realizada segundo as instruções da montadora.
“Esse motor é utilizado há mais de 12 anos e tem vida útil muito longa, se as manutenções periódicas forem efetuadas de acordo com o plano de manutenção do veículo, anexo ao manual do proprietário”, comenta Landelino Delgado, instrutor técnico da DaimlerChrysler.
O motor OM 366 LA de seis cilindros é turboalimentado com aftercoller (pós-resfriador) e desenvolve potência máxima de 211 cv a 2.600 rpm, enquanto o torque chega a 67 Kgmf a 1.400 rpm. É um equipamento simples de ser operado, não exige a utilização de equipamentos e ferramentas especiais, apenas que sigam as instruções da fábrica.
Recomendação da montadora
Cumprir as instruções do manual do proprietário é a melhor maneira de otimizar a utilização do MO 366 LA, aliado ao uso de combustível e óleo lubrificante de boa procedência. Vale lembrar que o plano de manutenção dos veículos Mercedes-Benz tem três tipos de procedimentos, destinados para os casos específicos de condições: rodoviária, mista e severa, quando o caminhão sofre mais com desgaste das peças.
Em cada revisão periódica, todos os filtros (ar, combustível e óleo) devem ser trocados, assim como o lubrificante, homologado pela montadora. Dependendo da condição é aconselhável realizar uma regulagem de válvulas.
“Não existe um período determinado, tudo vai depender da aplicação do caminhão. Se o motorista reclamar de falta de potência e alto consumo de combustível, a regulagem pode sanar o problema. A inspeção nos bicos injetores deve ser feita regularmente e a substituição a cada 300 mil km ou dois anos, aproximadamente”, explica Delgado.
Outra determinação da montadora é na hora de comprar as peças de substituição do motor, o técnico deve especificar o número do chassi ou do agregado, para poder conferir o início de injeção
Valores de Início de Injeção Série 300
(Tabela segue por e-mail)
Passo-a-passo
Tenha em mãos as ferramentas adequadas, bancadas limpas e equipamentos de segurança, como uniforme e óculos de proteção.
1) O primeiro passo é drenar o óleo do cárter e remover as correias. Em seguida comece retirando os periféricos: alternador, bomba d’água, bicos injetores, coletores de ar e de escape:
2) O coletor de escape pode ser removido juntamente com a turbina. Dica: se estiver sozinho ao retirar a peça deixe os dois parafusos das extremidades rosqueados antes de retirar os parafusos do centro. Assim não corre o risco de derrubar a peça ao movê-la.
3) Agora, remova a tampa dos balancins, o motor de arranque e a válvula termostática. Abra o compartimento da válvula para verificar seu estado. Solte os parafusos para retirar a bomba hidráulica, assim como o compressor de ar.
Obs.: Na montagem, cuidado com o anel de vedação do compressor. Cheque se ele está no local correto, livre de impurezas e rachaduras. (Foto 3A)
4) Utilize a chave 000 589 50 03 00 para travar o porta-válvula dos tubos de alimentação, que se for movimentado perde o ajuste da bomba durante o funcionamento. Esse procedimento vale tanto para a desmontagem quanto para a montagem.
5) Com a ferramenta 312 589 01 37 00, solte o conector dos eixos de balancins e remova-os. Retire as varetas.
6) Em seguida, retire os canos de alta pressão e o retorno dos injetores. Solte a porca que trava o bico injetor com a ajuda de um soquete de 30 mm e um cano longo. Depois é a vez de deslocar os bicos injetores.
7) Desaperte os parafusos da tampa do cabeçote de fora para dentro.
Obs.: Na instalação, os parafusos devem ser ajustados na seqüência do meio para fora e com torques de 30, 60, 90, 120 Nm + 90º. Antes de aplicar o torque, verifique a tabela do fabricante em relação ao tamanho do parafuso. (Foto 7A)
8) Remova o cano LDA da bomba injetora e retire a bomba com cuidado.
9) Ao retirar o cabeçote, tome cuidado com o suporte da mola, fixado na carcaça do cabeçote e no bloco do motor. Essa peça deve ser removida para evitar a quebra. Com um guindaste ou uma barra com duas correntes paralelas, retire o cabeçote.
10) Faça a remoção do intercambiador de calor. Desaperte os parafusos de fora pra dentro e ao apertar use o torque de 28 Nm com a seqüência inversa. Retire a tampa da distribuição e cheque o retentor e a luva, que se estiverem gastos devem ser substituídos. Retire os tuchos
11) Solte o aperto dos parafusos do cárter. Não é necessário seguir seqüência. Para apertar, aplique torque de 9 Nm para cárter de chapa e de 25 Nm para cárter de ferro fundido. Remova o pescador e a bomba de óleo.
12) Retire os parafusos das bielas. Verifique a numeração para encaixá-las na mesma posição na montagem. Agora, tire a capa da biela.
13) Empurre os pistões para retirá-los. Tome cuidado na hora do manuseio, pois essas peças não devem ser chacoalhadas. Remova o volante do motor, use um suporte pra acomodar a carcaça.
14) Para deslocar o eixo virabrequim, solte os parafusos dos mancais e retire-os. Em seguida, remova o virabrequim e o comando de válvulas. Analise as peças em busca de trincas e desgastes. Na máquina Magnoflux esse diagnóstico é realizado com precisão.
Montagem
Para efetuar a montagem do motor OM 366 LA, o técnico deve lavar os componentes em um tanque apropriado, com solvente. Com as peças secas e inspecionadas, comece a operação inversa da desmontagem, com atenção a alguns detalhes.
1) Ajuste o sincronismo entre o virabrequim e o eixo de comando de válvulas. Na seqüência, instale os tuchos.
2) Distribua os anéis de maneira que suas extremidades fiquem na posição de 180º em relação às pontas dos outros anéis quando instalados no cilindro.
3) Na hora de montar o pistão, a seta deve estar apontada para o primeiro cilindro. Verifique a projeção de pistão com relação à superfície do bloco do motor, com o valor de +0,24 a +0,58mm em todos os cilindros.
4) As juntas do cabeçote devem ser sempre substituídas por novas. Inspecione se as superfícies do bloco e do cabeçote estão completamente lisas e isentas de gordura. A posição da junta é indicada com a palavra “top” voltada para cima.
5) Ao montar o eixo de balancins, inspecione o estado das varetas, para ver se não há empenamento ou desalinhamento. Para isso existem dois métodos:
1º – na mesa de desempeno, role a vareta. Se estiver em boas condições, a peça vai rolar livremente. (Foto 5A)
2º – numa mesa comum, faça um “jogo da velha” com as varetas e role outra por cima. Na hora de instalar os bicos injetores, verifique a projeção do bico em relação a face do bloco. (Foto 5B)
Obs.: Os balancins tem que encaixar nas varetas. (Foto 5C)
6) Com a ferramenta 312 589 01 37 00, instale o niple (bico), uma conexão de lubrificação que liga os dois eixos dos balancins. Lembre-se de que essa peça tem posição de encaixe: o furo menor deve estar apontado para o lado do ventilador do motor, enquanto o furo maior indica o lado do volante. Em modelos mais modernos esse componente é de plástico.
7) Coloque o 1º cilindro no tempo de compressão, verificando a referência do inicio de injeção.
8) Instalar a bomba injetora com a marca de sincronismo da engrenagem de maneira que coincida com a marca na carcaça do bloco do motor.
9) Depois de instalar a bomba injetora, com o auxílio da maleta 98422589007100 da Bomba Sincronizadora, instale as válvulas de segurança de alta pressão no porta válvulas. Conecte as mangueiras do aparelho e verifique o corte de óleo (de 0 a 3 gotas por minuto).
Valores de Início de Injeção Série 300 Tabela Atualizada em 23/02/01
Graus | Deslocamento do pistão (mm) | N. de Construção |
7 | 0,64 | 374.981 376.995 (376.972 conf. GV. 003.124/70) 376.911/505/514 |
7,5 | 0,73 | 377.940/941 964.002 (L 1418) 694.004 (L 1218 Bomba Injetora N. 026.074.55 02) |
6,5 | 0,55 | 377.980 |
5,5 | 0,39 | |
4 | 0,21 | 377.982 (OF 1620 Plus) |
10,5 | 1,43 | |
11 | 1,57 | 372.960/961/962/964 376.945/967 377.942/943/944/945 |
11,5 | 1,72 | 377.961/962/963 |
12 | 1,86 | 372.983/984/985/986/987 (MBA) 376.974 377.973/981/983/984/985 (OF 1721) 374.980 (Considerar Gravação na Seta) |
12,5 | 2,02 | 374.984/985 376.941 (OH 1621) 377.960/964/967/968/969/972 (OF 1620/60) |
8 | 0,83 | 376.972/997 376.911/506/507/508/509 |
6 | 0,47 | 374.982 376.968/975/976/977 376.911/512/513 390.900/510/522/517/518 |
1 | 2 | 376.969/970 376.911/511 390.900/516/519 |
13 | 2,19 | 376.993/994 ZA 003.235/01 |
17 | 3,72 | 374.950/951/952 374.901/905 |
10 | 1,30 | 370.952 374.953 374.901 |
18 | 4,17 | 374.900/006/007 374.905 / 906 / 907 / 908 376.905 / 906 / 907 / 908 / 909 / 930 / 931 376.910 / 911 / 005 / 006 / 007 / 008 / 010 / 011 / 012 / 013 / 014 / 015016 / 515 |
16 | 3,30 | 376.984/986 |
19 | 4,64 | 376.946 / 947 / 950 / 951 / 952 / 953 / 954 / 955 / 956 / 958 / 961 / 962 / 963 / 964 376.911/405 407/408/409/410/412/413/414/415 |
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Boa tarde ao senhores mecânicos e moradores gostaria s de tirar minha dúvida é não encontrei ainda .
OBS: motor merece OM 366 motor oscila no alto giro depois de alguns minuto de funcionameto .
Alguém já pegou algo acim!
Grato se você me de dicas
Meu caminhão é um 1620 ano 2004,ele é a bomba,em fim comprei ontem e quero trocar o óleo,quanto litros de óleo ele pega?desde já agradeço envia a resposta no meu e-mail
Esse motor é fácil de adaptar numa C20?
Olá, recomendamos procurar um mecânico para fazer a avaliação do veículo
boa noite tenho um 1720 com motor 366 esta jogando óleo pelo respiro e retorno oque poderia ser?
Quantos litros de oleo leva o motor 366?
Bom dia gostei muito do nota 10
Quantas horas trabalhada tenho que trocar o óleo do motor om 366
boa tarde amigo… tenho 3 veiculos deste… eu tenho um com 600 mil km ele baixa oleo dentro do normal que se tem que baixar mesmo…2 litros a cada 5 mil km, e o normal… dependendo da operação colocada ao caminhão… agora este motor tem alguns lugares de vazamento que nem sempre a gente acha facil, o meu tinha um na tampa lateral dos tuchos… custei achar… em questão a velocidade… pode acelerar ate 3000 rpm não da nada… e ele da 100 km/h… se vc acha pouco troca a relação do diferencial… poem mais longo… original e 2500 rpm = 80 km/h… os 2005 saim com outro diferencia mais longo… HL5 este da mais velocidade…o seu e rockwell ele e este velocidade mesmo…
Estou quase fechando uma conmpora de um motorhome (tipo onibus), gostaria de saber qual o consumo médio em rodovia , no caso do 366
Bom dia , existi motor 366 sem turbina?estou comprando um 1614 ano1991, e o cara falou que já e sem turbina de fabrica,achei estranho,
Nilton, qual o consumo km/l desse motor num motorhome? at
Boa noite. Quero tirar uma dúvida. Pode ser usado um virabrequim do 366 no 352 . Estou pensando em dar mais potência no mercadinho. Já está turbinado e com comando do turbo também.
Eu tenho 1218 1997 motor om 366 la gostaria de saber porque ele tão fraco pra subir….uns dizem é pq ele é o bomba pequena isso procede
Tou comprando um 1620 ano 2004 todo original
Queria saber á respeito da bomba injetora uns me perguntaram se é bomba grande ou pequena ?
Como posso identificar isso á diferença das mesmas
Olá meu amigo precisava tirar uma dúvida certo.qual seria a regulagem correta de uma bomba injetora com Lda do motor 352A,quanto deixar de óleo e a rotação correta pra que ele fique bom e não fumacei muito e tbm econômico
Obrigado
Boa noite meu caminhao e um 1620 2009 eu coloquei um cabecote nele e ficou fumacando muito o mecanico falou que e porque tem dois tipos de cabeçote tem um de 30 graus e 35 graus mim tire essa duvida amigo
Olá, o óleo do motor esta subindo de nível, já troquei a bomba alimentadora mas não resolveu.
Me falaram que pode ser o bico injetor que não esta estancando, procede essa i formação?
Quero trocar o motor do meu 2219 por um 366 LA mas do lado do número de série tem só o número 366 sem o LA como identifico se é o 366 LA ou o 366
Não existe previsão. Se bem tratado pode chegar a muito mais…
Estamos a disposição!
1518 ano 2008 com 311 mil km rodado qual a vida útil deste motor ?
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Boa noite, tenho um 1620 1997 motor 366 204cv, estou com problema o caminhão ta com 80.000 km rodado depois que fez o motor eh ele baixa óleo msm com o motor pouco rodado. obs parcial compra na autorizada Mercedes- Benz eh esse problema não eh só no meu já procurei saber com mecânicos e amigos das estradas acontece o msm problema to ate desanimado com o carro, eh tenho um problema de velocidade final tbm ah 2.500 rpm ele tá a 78 km/h outro problema eu tenho que acelerar ate 2.000 rpm se eu acerar 2600 rpm ai que ele baixa mais óleo msm. o que vcs tem a me falar sobre?
bom dia quando o compressor de ar 90 mm ,foi trocado tudo novo pistão,cilindro,cabeçote e não faz ar suficiente e não ten vazamento no sistema o que pode ser o defeito.
tenho um 1218 ano 1996 motor om 366 a chassi de n 9BM384009TB084009 queria saber qual tipo de pistoes e usado nesse modelo pois estou com muitas duvidas me enforme ai
Deve estar passando óleo para o combustível pela bomba injetora, sorte não estar subindo o nível do cárter.
Infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.
Necessito da tabela de manutenção programada para o motor OM 366,aplicado em embarcação.
Preciso montar curso de manutenção.
Att.
Fernando, infelizmente, não dispomos desse material. Recomendamos que você entre em contato com a biblioteca técnica do Sindirepa-SP (0800-554477). Um abraço.
coincidiendo las marcas de cigueñal y arbol tambien tiene que coincidir el diente ranurado de la bomba con el indicador que esta dentro de la carcasa de distribucion mirando por e orificio o esa marca es del punto de inyeccion
esto me sirve de ayuda pero necesito el manual completo por favor si pudiera se un saludo y gracias de antemano .
tenho um motor home, com motor mercedes benz 366 turbinado. o que tá acontecendo. fiz uma viagem de 100 quilômetros o motor baixou o nível do óleo lubrificante. tive que colocar3,5l. para deixar no nível coreto. ele não solta fumaça branca. o que eu notei na porta do motor na traseira estava co fuligen de óleo. isto é normal.
muito interesante a montage de motor