A planta da BMW em Landshut, na Alemanha, está aprimorando a digitalização na produção de seus componentes. A empresa utiliza o controle digital de processos e instalações de produção interconectadas são utilizados para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade.
Um componente-chave da estratégia de digitalização do BMW Group é o programa de transformação “Shopfloor.Digital”. O objetivo é harmonizar os processos de manufatura e os sistemas de TI em todos os 30 locais de produção no mundo. Para isso, a empresa está construindo uma arquitetura de TI moderna, baseada em nuvem, e investindo em automação de processos e soluções com inteligência artificial.
O BMW Group inclui um mapa digital de processos nas áreas de produção, um processo digital de interrupções e a gestão do fluxo de valor. Com o auxílio de sensores, dados em tempo real e processos impulsionados por IA, a planta de Landshut está otimizando suas cadeias de suprimento, fluxos de materiais e processos de fabricação.
Um exemplo é a produção do BMW Energy Master, a unidade central de controle da bateria de alta voltagem dos veículos da Neue Klasse. A planta de Landshut fornecerá o BMW Energy Master para todas as fábricas de montagem de baterias no mundo, onde a unidade será integrada à bateria de alta voltagem na etapa final de montagem.