Os pneus Cinturato P7 e Scorpion da Pirelli se destinam ao uso no asfalto, enquanto o Scorpion HT é um produto 70% asfalto e 30% fora de estrada
A Pirelli anuncia a chegada ao mercado brasileiro de três novos pneus: Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT. Todos estarão disponíveis em medidas específicas
O Cinturato P7 se destinado a segmentos de médio e alto desempenho, sendo projetado para veículos de passeio focando em performance em diversas condições de dirigibilidade. Segundo a empresa, ele adota novo perfil e desenho de banda de rodagem, entregando menor resistência ao rolamento – o que permitiu consumo de combustível reduzido em quatro por cento (medido no ciclo do padrão de testagem WLTP) – e melhor dirigibilidade tanto em piso seco quanto em piso molhado na comparação com seu antecessor.
Outra mudança está nas arestas da banda de rodagem, que foram suavizadas para criar uma área de contato mais homogênea com o solo, reduzindo assim a distância de frenagem, além de as ranhuras terem sido otimizadas para diminuírem os riscos de aquaplanagem. Nos testes, o novo Cinturato P7 precisou, em média, de quatro metros a menos para parar na frenagem a 100 km/h.
Por fim, há um novo composto que funciona de acordo com as temperaturas locais, com a banda de rodagem enriquecida com resinas de sílica específicas que ajudam a aumentar a aderência e melhorar a função dos polímeros do pneu. Ele será vendido nas medidas de aro 16″ a 18″.
Já o Scorpion atende SUV’s e CUV’s, ou seja, veículos que rodam em terrenos on-road 100% pavimentados. Ele também recebeu sulcos e ranhuras otimizadas e novos materiais e compostos da banda de rodagem. Será oferecido entre aros 16″ e 19″.
Por fim, o Scorpion HT atende SUV’s e picapes que circulam em terrenos on e off-road (70% asfalto e 30% fora de estrada), sendo um produto totalmente desenvolvido pela equipe brasileiro. O pneu agrega uma nova banda de rodagem, que gera menor resistência ao rolamento e ainda oferece tração no off-road. Ele será vendido em 17 medidas, de aro 15″ ao 20″.
Não sei se vão permitir o comentário, mas segue minha experiência como consumidor da Pirelli. Tive os modelos P7 205 55 16 que vieram de fábrica no veículo, com 50% de vida útil do pneu, um deles apareceu uma bolha na lateral do pneus, foi solicitado garantia junto a Pirelli e foi negado, a loja onde foi feito o laudo, ofereceu o modelo Phantom ao preço equivalente a metade de um pneu P7, questionei o motivo da diferença de valor e a resposta seria uma promoção de lançamento, comprei os 4 pneus para que o veículo ficasse com 4 modelos iguais. Em paralelo, ingressei na justiça sobre o não ter direito a garantia da bolha no pneus P7 e ganhei na justiça. Quanto ao pneu Phantom, uma porcaria, sem aderência, duro, estabilidade comprometida, hoje este pneu saiu de linha, fazem do cliente um laboratório. Outra experiência negativa foi com o pneu Sport Demon Pirelli para motocicleta nova, que é o pneu original da montadora da motocicleta, com 6 meses de uso, o pneu apareceu diversas rachaduras (trincas), levado a Casa Fernandes para fazer laudo e pedir garantia, negaram também, com a minha insistência, falei sobre o processo que já tinha ganhado com pneu automotivo e que não seria apenas processada a fabricante do pneu, mas a loja que negou a garantia, o gerente da loja foi para o escritório, fez ligações, meia hora depois, ofereceu a troca do pneu com a participação de 50% do valor, devido ao pneu ter sido usado, para não esticar mais a conversa porque já estava desgastante, paguei um valor irrisório e trocaram o pneu. Após pouco mais de 1 ano o pneu trocado apareceu o mesmo problema, rachaduras na borracha do pneu. Essa Pirelli respeita o consumidor em países onde o consumidor são mais exigentes e fazer valer seus direitos, como no Brasil se tem a cultura do deixa pra lá, se for para a justiça vai levar 10 anos, estas empresas abusam de produtos de má qualidade e ainda cobram preços abusivos por refugo que vendem para p consumidor, Não acredita no que eu falo? Então vai lá e compra Pirelli, você tem chance de 40% de ser um infeliz consumidor a fazer mais uma reclamação. Pesquise junto ao Tribunal de Justiça quantos processos existem contra a Pirelli, e no site reclame aqui. Mas ai você diz, todo produto tem defeito, sim tem, mas abandonar o cliente com a resposta do se vira, só a Pirelli faz.