PirelliA Pirelli apresenta uma nova tecnologia que permite transmitir informações detectadas pelos pneus inteligentes sobre a superfície da rodovia por meio de redes 5G. O projeto foi exposto recentemente em Turim, na Itália, e desenvolvido em colaboração entre as empresas Ericsson, Audi, Tim, Italdesign e KTH.

Na apresentação, a Pirelli demonstrou como um veículo equipado com o sensor Pirelli Cyber Tyre e conectado a uma rede 5G foi capaz de transmitir o risco de aquaplanagem detectado pelos pneus para outro carro, que vinha em seguida. Dessa forma, o pneu consegue se comunicar com toda a infraestrutura rodoviária.

Segundo a empresa, o produto será apto no futuro a fornecer informações relativas ao modelo do pneu, quilômetros percorridos, carga dinâmica e até situações de perigo potencial, como presença de água e baixa aderência na via. Com essas informações, o carro poderá adaptar seus sistemas de controle e assistência, melhorando os níveis de segurança, conforto e performance. Outro destaque é que esses dados serão compartilhados também com outros carros.