O paulista Renato Martins conquistou ontem (10/12) o bicampeonato de Fórmula Truck, em corrida disputada no autódromo Internacional de Brasília/DF, porém Geraldo Piquet, piloto da casa, venceu a prova. Martins (foto ao lado) foi campeão pela primeira vez em 1996 e disse que a conquista tirou um grande peso de suas costas, pois sentia muita pressão e precisava dar um retorno à Volkswagen,. Geraldo Piquet, o vencedor da prova, a primeira em seus quatro anos na categoria, lembrou que o seu desempenho melhorou muito a partir da sétima etapa, em Cascavel, quando seu caminhão recebeu uma série de melhoramentos. No Campeonato de Marcas, a campeã foi a Mercedes-Benz, com 263 conquistados durante o ano.
Renato Martins chegou a Brasília para disputar o título com os pilotos Vinicius Ramires, Pedro Muffato e Wellington Cirino. Destes, a maior ameaça era Ramires, com apenas 11 pontos atrás na tabela do campeonato. Muffato, 23, e Cirino, 24 pontos. Após Ramires perder a pole-position devido a uma irregularidade técnica encontrada pelos comissários técnicos depois dos treinos de classificação, no sábado à tarde, Renato subiu para a quinta posição de largada e viu crescer suas chances de sair de Brasília com o título.
Renato fez uma boa largada e ganhou três, mas após fechar a 10ª volta recebeu uma punição por superar a velocidade máxima permitida pelo radar, de 160 km/hora. Antes que passasse pelo boxe para pagar a penalidade, o Pace Truck entrou na pista e interrompeu a corrida devido a uma rodada de Herberto Heinen, da mesma equipe, a qual espalhou terra pela pista. O piloto passou pela área dos boxes e teve de repetir o procedimento na 13ª volta, o que lhe custou cair para 17ª posição.
“Meu coração veio à boca, mas a esta altura da corrida a pista já estava favorecendo os caminhões mais leves, como o meu, e aí só me restou acelerar”, disse o piloto ainda emocionado com o bicampeonato, apesar de chegar em sexto lugar no final da corrida. Sua situação começou a melhorar quando o caminhão do líder da prova, Wellington Cirino, ficou lento e parou na 20ª volta. Era um a menos na briga pelo título e seu alívio total veio três voltas depois com a parada de Ramires – ocupava o quarto lugar – na caixa de brita após seu caminhão apresentar um problema no sistema de freio.
A esta altura, Geraldo Piquet (foto ao lado) tinha herdado o primeiro lugar de Cirino seguido por Pedro Muffato, que mesmo vencendo a corrida não conseguiria pontos suficientes para superar os de Renato Martins, mesmo que ele não completasse a prova. Logo que Muffato perdeu o segundo lugar para Roberval Andrade, na 25ª volta, Martins teve certeza de que o título de campeão estava assegurado.
Resultado da corrida:
1º Geraldo Piquet
2º Roberval Andrade
3º Pedro Muffato
4º Beto Monteiro
5º Beto Napolitano
6º Renato Martins
7º Débora Rodrigues
9º José Cangueiro
10º José Maria Reis
11º Mad Macarrão
12º Diumar Bueno
13º João Maistro
14º Vignaldo Fizio
15º Luiz Carlos Zappelini
16º Urubatan Helou JR
17º José Maria Reis
Não completaram a prova:
Vinicius Ramires
Wellington Cirino
Adalberto Jardim
Clodoaldo Monteiro
Fabiano Brito
Herberto Heinen
Regis Boessio
Fred Marinelli
Campeonato de pilotos 2006:
1º Renato Martins………..117 pontos
2º Vinicius Ramires………103
3º Pedro Muffato…………102
4º Wellington Cirino ………95
5º Roberval Andrade……..90
6º Leandro Totti……………58
7º Débora Rodrigues……..58
8º Geraldo Piquet………….52
9º Djalma Fogaça………….48
10º Beto Monteiro…………46
11º Beto Napolitano………35
12º Adalberto Jardim……..33
13º Luiz C. Zappelini……..18
14º Herberto Heinen………15
14º Fabiano Brito………….15
16º Vignaldo Fizio…………13
17º José Cangueiro………..10
18º José Maria Reis……….09
19º Diumar Bueno…………07
20º João Maistro…………..06
21º Regis Boessio………….04
22º Mad Macarrão………..02
Urubatan Helou JR………….0
Fred Marinelli…………………0
Clodoaldo Monteiro………..0
Campeonato de marcas:
1º Mercedes-Benz……….263 pontos
2º Volkswagen…………….225
3º Scania…………………….206
4º Ford………………………170
5º Volvo………………………22
6º Iveco……………………….04