O traçado de 3.835 metros do Autódromo Internacional de Goiânia volta a ser palco das disputas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, pois a mais recente corrida da categoria nesse circuito foi realizada em abril de 2005. Nessa sexta-feira (14/09), os pilotos realizam testes preparatórios para a prova que marca o início da segunda metade do campeonato.
A programação prevê duas sessões de treinos livres de 60 minutos cada, às 14h e às 16h. No sábado (15/09), serão disputadas mais dois treinos livres, a partir das 9h e das 11h15. Já o treino específico para verificação de fumaça, com 20 minutos, terá início às 14h. Uma hora depois, os pilotos voltarão à pista no treino classificatório que vai definir o grid.
No campeonato de pilotos, o duelo principal envolve os paulistas Felipe Giaffone, da Volkswagen (foto ao lado), que venceu as três últimas etapas e é líder do campeonato com 89 pontos, e Roberval Andrade, da Scania, que foi ao pódio nas cinco corridas já disputadas e soma 85 pontos. Na competição entre marcas, a liderança é da Volkswagen, com 168 pontos, seguida pela Mercedes-Benz, com 131 e a Scania, com 105.
A etapa de Goiânia marca o reencontro de Vinícius Ramires com a pista onde viveu seus primeiros momentos como piloto de caminhão, entretanto, será sua primeira corrida nesse circuito. “Vai ser bom voltar a Goiânia, embora deva ser a etapa mais difícil do ano para nossa equipe, devido nas últimas corridas enfrentarmos problemas com fumaça. Por isso, precisamos resolver essa questão nos treinos livres”, disse o piloto.
Os pilotos Urubatan Helou Junior e Beto Napolitano, que competem com caminhões VW Constellation, buscam nessa etapa uma nova fase no campeonato. “Começamos bem em Tarumã, marcando ponto logo na estréia, mas depois enfrentamos muitas dificuldades. Nosso objetivo é dar um salto em qualidade em Goiânia e para isso fizemos várias modificações, que certamente nos deixarão com melhor performance”, disse o chefe de equipe, Beto Napolitano.
O pernambucano Beto Monteiro poderá matar saudade de sua vitória, em 2004. “Faz mais de dois anos que não venço e bem que poderia ser em Goiânia”, disse. O piloto passou três dias testando seu Ford no novo circuito de Piracicaba/SP e declarou que realizaram trabalhos de ajustes nos motores, câmbio, suspensão, com um pouco de ganho em todas as áreas.
Geraldo Piquet, da ABF Competições está otimista para a corrida, devido seu veículo demonstrar-se cada vez mais competitivo a cada etapa. “Em 2005, terminei a prova em terceiro lugar e espero esse ano brigar pela vitória. Para isso, precisamos retomar a fase do início do campeonato para levarmos a Mercedes-Benz ao título de campeã de marcas”. Wellington Cirino, da mesma equipe, disse que será muito bom retornar a um circuito que foi o mais recente vencedor. “É uma pista de alta, onde dá prazer pisar fundo no acelerador”, complementou o tricampeão.
Vignaldo Fizio e José Cangueiro, que também competem com caminhões Mercedes-Benz, têm motivos para otimismo para correr nessa pista, pois em 10 de abril de 2005, Fizio ficou com a segunda colocação.
A largada da corrida será no domingo (16/09), às 14h, com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes.