Peugeot lança 408 com motor 1.6 turbo no Brasil

A Peugeot fornece mais uma arma para o seu modelo 408 ganhar mais espaço no concorrido setor dos sedãs médios. A versão topo de linha do modelo, Griffe, agora é equipada com o motor THP, o mesmo presente no crossover 3008 e no esportivo RCZ. É o primeiro modelo da marca fabricado no Mercosul a receber o bloco, desenvolvido em parceria com a BMW.

9464

O motor THP (Turbo High Pressure) é fruto da filosofia do “downsizing”, ou seja, motores menores que atingem potências mais altas. O bloco de 1,6 l combina turbo com injeção direta de combustível para atingir a potência de 165 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm a 1.400 rpm. Trata-se da mesma calibração de potência disponível no RCZ.

9463

De acordo com a montadora, o motor tem bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados. O desenvolvimento do THP também teve como foco a redução de atrito de trabalho interno, o que resulta em menor emissão de poluentes e mais economia de combustível. A Peugeot detalha que o alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica, o que permite um controle mais preciso de seu funcionamento. As técnicas e maquinário de produção também foram otimizados para reduzir as folgas internas do motor.

Completando o powertrain do 408 Griffe, a Peugeot disponibiliza o câmbio sequencial de 6 velocidades com conversor de torque pilotado, que possibilita o efeito de “freio motor” através de uma embreagem que liga mecanicamente o motor à caixa de marchas. A medida foi adotada para que o carro tenha o mesmo efeito de uma caixa manual, com o carro freando pela ação do motor, economizando freios e combustível.

9465

Além das novidades na parte mecânica, o 408 Griffe 2012 também traz novas rodas de 17 polegadas e novo volante. A montadora ainda lista entre os itens de série faróis direcionais bixenon, seis airbags, ABS com repartição eletrônica de frenagem (REF), ajuda à frenagem de emergência (AFU), ESP (Eletronic Stability Program), sistema antipatinagem (ASR) e controle de estabilidade (CDS). Com 4,69 metros de comprimento, entre-eixos de 2,71 metros e porta-malas de 526 litros, o sedã garante o conforto dos ocupantes em viagens longas, e também justifica sua posição de topo de linha ao vir equipado com ar-condicionado automático digital Bi-Zone, bancos de couro, teto solar elétrico, sistema de navegação WIP NAV, entre outros.

9466

A Peugeot oferecerá o 408 Griffe THP a partir de fevereito, pelo preço de R$ 81.490. Para o comprador do sedã, a marca garante três anos de garantia total, revisões com preços fixos para toda a rede de concessionárias do país e três anos de Peugeot Assistance (serviço de assistência exclusivo da Marca), disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php