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Peugeot lança 308 com sistema Flex Start

As concessionárias da Peugeot recebem a partir de março o novo hatchback médio 308, que traz design moderno e chega atualizado com tecnologias iguais  a da versão européia. O lançamento segue o plano da montadora em avançar estrategicamente nos mercados latino-americanos. Segundo a empresa, a confiança no novo veículo está baseada no sucesso comercial do antecessor 307, que teve cerca de 80 mil unidades vendidas no Brasil.

Para impulsionar o modelo, a empresa desenvolveu o motor EC5 1.6 16v com sistema Flex Start. Desenvolvido pela Bosch para carros que utilizam o álcool como combustível, o sistema descarta a necessidade do reservatório de gasolina para dar partida a frio. O propulsor gera 122 cv de potência no etanol e 115 cv com gasolina entre 5.800 e 6.000 rpm. A taxa de torque varia entre 16,4 kgfm e 15,5 kgfm, respectivamente, ambas a 4.000 giros.

Em razão das novas tecnologias aplicadas, o motor EC5 proporciona uma performance e sensação diferenciada. O comando de válvulas variável VVT, por exemplo, contribui para que se tenha mais de 80% do torque a partir de 1.500 rpm. A bomba de óleo variável, por sua vez, permite uma economia de combustível de até 1%. Completam o sistema os pistões, anéis e cilindros que usam material de baixo atrito, bielas forjadas, coletor de aspiração e tampa do motor em plástico, tuchos hidráulicos e sistema drive by wire.

O Peugeot 308  também pode ser equipado com o conjunto 2.0 Flex 16V, que alcança 151 cv de potência com álcool a 6.000 rpm e 143 cv com gasolina. O torque varia entre 22 kgfm e 20 kgfm, respectivamente, ambos a 4.000 giros. Compacto e de liga leve, este conjunto é oferecido com câmbio manual de cinco marchas ou automático sequencial AT8, que teve sua estreia no 408.

De acordo com a montadora, o conjunto de suspensão passou por ajustes específicos. O trem dianteiro é composto por uma suspensão do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade e um bom nível de filtragem das imperfeições do solo. As articulações flexíveis (coxins de borracha) entre a suspensão e a longarina, conferem contribuem para o conforto acústico no interior do veículo.

O trem traseiro, composto por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, assegura um bom controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro. A travessa é feita de chapa de aço, perfilada em U com uma espessura de 5 mm. A barra estabilizadora é oca, posicionada dentro do U, e soldada sobre cada braço.

O desenho do 308 é marcado por vincos fortes, que ressaltam o capô e as laterais. Na dianteira, o destaque fica por conta das luzes LED de intensidade variável, que quase servem de moldura para as luzes de neblina. A lateral manteve-se com design limpo e teve o visual impactado pelas caixas de rodas, disponíveis em liga leve de 16 ou 17 polegadas dependendo da versão.

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A estrutura larga e mais baixa por conta das dimensões, conferiu à traseira um aspecto mais encorpado. As lanternas em formato bumerangue e o os difusores cromados, que sugerem saídas do escapamento, garantem esportividade ao modelo.

O habitáculo tem um bom isolamento acústico, oferece amplo espaço e um ambiente dinâmico que aumenta o prazer de dirigir.  O painel de instrumentos é bem elegante e integra muito bem os diversos equipamentos, como o ar condicionado bi-zone, sistema de som com conectividade para Bluetooth e iPod e a tela multifuncional colorida de 7 polegadas.

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Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, em razão do teto panorâmico de vidro Cielo, que, dependendo da versão de acabamento, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2. A entrada de luz pode ser regulada graças ao acionamento elétrico da cortina do teto.

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Desde a versão de entrada, o hatch oferce ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado.

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No quesito segurança, o 308 disponibiliza seis airbags, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série, pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga dos cintos fontais, apoios de cabeça dianteiros e traseiros, freios ABS com epartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU).Há também o controle de estabilidade (ESP), sistema de anti-patinagem (ASR) e controle de estabilidade (CDS).

Disponível em quatro versões de acabamento (Active 1.6, Allure 1.6, Allure 2.0 e  Feline 2.0), o Peugeot 308 será comercializado com preços que variam de 53.990 na versão de entrada e chegam até 70.990 na topo de linha.

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