Empresa projeta crescimento sustentável com energia limpa e renovável
A YPF, terceira maior petrolífera da América Latina e uma das principais provedoras de energia do continente, completa 100 anos em 2022. A empresa celebra o desenvolvimento produtivo conquistado nos últimos anos, alinhado à ciência aplicada em soluções de valor para clientes, consumidores e indústria de petróleo, energia e gás, como destaca Pablo Luchetta, CEO da YPF no Brasil:
“A YPF sempre foi reconhecida pela proximidade com seus clientes, pela qualidade de seus produtos e serviços que fazem parte do nosso dia a dia, por sua história e por seu protagonismo no desenvolvimento produtivo não apenas da Argentina, como de toda América Latina. Nos últimos anos, ela também passou a ser reconhecida por sua liderança indiscutível e visão para um futuro mais sustentável”
Atualmente, a empresa tem como objetivo tornar-se autossuficiente e um modelo para o mercado através da exportação de petróleo. Neste aniversário, a YPF aposta nos investimentos em energias limpas e sustentáveis, que permitam produzir barris com menor impacto nas emissões de CO₂ e, por sua vez, traçar um futuro com maior aderência às energias renováveis.
Para tal, a companhia criou o Y-TEC, considerada a ponte entre os setores produtivo e científico da YPF, em conjunto com o CONICET – Conselho Nacional Argentino de Investigações Científicas e Técnicas -, com a finalidade de gerar novas tecnologias e soluções que agreguem valor às cadeias produtivas nas quais a empresa está inserida.
Além disso, nos últimos dois anos, a empresa promoveu diversos investimentos em melhorias de processos e medidas sustentáveis. Foram mais de R$ 10 milhões voltados para a destinação ambientalmente correta de 25 milhões de litros de OLUC – óleo lubrificante usado ou contaminado -, capaz de causar severos danos ao solo se não recolhido corretamente.