Petrobras faz parceria para produção de etanol

A Petrobras e a japonesa Mitsui acabam de anunciar a decisão de investir em conjunto no projeto de produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, no Município de Itarumã, no Estado de Goiás, em parceria com a Itarumã Participações S.A. Os investimentos serão realizados por meio da recém criada empresa de Participações em Complexos Bioenergéticos S.A.- PCBios, parceria da Petrobras com a Mitsui. O projeto prevê uma produção anual de 200 mil m3 de etanol em uma área de 32 mil hectares, com a geração de energia elétrica a partir do bagaço de cana.

A Petrobras e a Mitsui decidiram investir no projeto considerando a sua viabilidade ambiental e econômica diante do grande potencial de exportação de etanol brasileiro para atender as demandas internacionais por energia renovável e diversificação energética, para redução das emissões de gás de efeito estufa.

Projetos conjuntos

A Petrobras e a companhia de energia italiana Eni assinaram ontem (2/07), durante o Congresso Mundial de Petróleo, em Madri, na Espanha, um memorando de entendimentos para avaliar iniciativas conjuntas nas áreas de Exploração e Produção e Abastecimento. O memorando é desdobramento de um acordo assinado no Brasil em 2007.

Com isso, será iniciada a avaliação de iniciativas conjuntas para a produção e refino de petróleo, começando por testes com petróleo brasileiro na planta-piloto que utiliza a tecnologia EST (Eni Slurry Technology). Também serão realizados estudos de viabilidade para a produção e comercialização de combustíveis renováveis no Brasil e em outros países, com especial foco na sustentabilidade social e ambiental dos projetos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php