Advertisement


Pesquisa O Mecânico 2020


4ª edição da Pesquisa O Mecânico em parceria com o IBOPE Inteligência revela os hábitos de consumo dos profissionais da manutenção automotiva

 

A indústria de autopeças é unânime em reconhecer quem é o principal influenciador na compra de seus produtos: o mecânico automotivo. Ele é o especialista responsável pela qualidade do serviço no veículo e, por isso, ele só trabalha com as peças, ferramentas, equipamentos, produtos e serviços em que ele confia. Mapear o comportamento desse profissional significa conhecer o próprio universo do pós-vendas automotivo no Brasil.

 

Metodologia

 

A edição 2020 da pesquisa quantitativa foi realizada através de entrevistas online – desta vez, os questionários foram direcionados ao profissional mediante cadastro, o que afirmou ainda mais a qualificação da base. Responderam à pesquisa 1.020 profissionais de oficinas mecânicas, empresários e colaboradores com 18 anos ou mais, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

 

 

A média de tempo para responder o questionário foi de 1h08min. Segundo o IBOPE, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para o total da amostra, que representa um nível de confiança de 95%.

 

 

É mecânico que chama?

 

Perguntamos também aos mecânicos qual nomenclatura eles preferem quando se referem à sua profissão. Nesta edição de 2020, a grande maioria, 39%, disse que prefere ser chamado de “mecânico”. Esta foi a maior porcentagem já obtida frente aos resultados de 2018 e 2019.

E os resultados?

 

Pelo quarto ano seguido, a Revista O Mecânico encomendou ao IBOPE Inteligência a pesquisa de marca e hábitos de consumo, à qual cerca de 1 mil mecânicos responderam quais são suas preferências em 45 diferentes categorias.

Em cada categoria, fizemos duas perguntas: quais são as marcas de autopeças que o profissional conhece (resposta múltipla) e, entre os mecânicos que conhecem alguma marca daquele segmento específico, qual ele compra com mais frequência (resposta única).

Também perguntamos qual é a marca de produtos, peças e serviços que mais gosta de utilizar em sua oficina. Veja abaixo o resultado:

Confira agora os resultados da Pesquisa O Mecânico 2020 por categoria: