Defeitos no componente comprometem sistemas de segurança do veículo: veja como identificar e reparar
texto Murilo Marciano Santos fotos Arquivo O Mecânico / Stellantis / Divulgação
O sensor do ABS tem a função de informar ao módulo de controle do ABS a velocidade da roda, para que o sistema atue quando necessário evitando o travamento das rodas durante uma frenagem. Dessa forma, quando esse componente apresenta defeitos, a sua substituição é muito importante para a segurança dos ocupantes, pois sistemas como o ESC ficam comprometidos devido às falhas no sensor do ABS.
O veículo utilizado no procedimento de troca do sensor foi um Fiat Argo 1.0 com motor Firefly, um propulsor aspirado com três cilindros de 75 cv e 10,7 kgfm. Na hora da manutenção, é preciso ficar atento com o componente utilizado no veículo, pois para um mesmo modelo de carro pode haver variação no sensor aplicado. O procedimento apresentado foi realizado por João Amorim, da DS Indústria de Peças Automotivas.
Diagnóstico e troca do sensor do ABS
Passo 1: Para iniciar o diagnóstico, conecte o scanner na porta OBD2 e selecione o modelo do veículo adequado no aparelho.
Passo 2: Faça uma varredura nos códigos de falha (A).
Passo 3: Verifique qual o defeito apresentado no scanner. No caso do veículo testado, o aparelho acusou defeito no sensor da roda traseira esquerda.
Passo 4: Para confirmar o sintoma, acesse os dados em tempo real do sistema de freios. Nessa tela, é possível visualizar a velocidade individual de cada roda. Gire-as uma a uma e compare os valores no scanner. No veículo testado, três rodas apresentaram valores corretos, enquanto a traseira esquerda indicava velocidade excessiva.
Passo 5: Com o veículo no elevador, remova a roda (C).
Passo 6: Com a ignição ligada, remova o chicote do sensor do ABS e meça a tensão elétrica com multímetro, que no Argo deve ficar próximo a 12 V (D). Uma ponta de prova do aparelho deve ir ao pino de alimentação do sensor e a outra em algum ponto de aterramento (E).
Obs: Em veículos equipados com sensor do tipo Hall, como o Fiat Argo, a medição da tensão de alimentação é essencial para identificar falhas no sensor.
Passo 7: Quando a alimentação está correta, o problema pode ser no sensor ou na roda fônica. Para diferenciar entre os dois, nos veículos que possuem sensores iguais entre as duas rodas do mesmo eixo, troque o componente de lado. Caso o defeito também mude de lado, a falha é nesse componente. Caso permaneça igual, o defeito é na roda fônica.
Passo 8: Quando a alimentação estiver correta, o problema pode estar no sensor ou na roda fônica. Para identificar a origem, em veículos que utilizam sensores iguais nas duas rodas do mesmo eixo, troque-os de lado: se o defeito mudar de lado, a falha está no sensor; se permanecer no mesmo lado, o defeito está na roda fônica. No caso desta aplicação (Fiat Argo), os dois sensores ABS traseiros são iguais, sendo possível invertê-los e constatar que o defeito também mudou de lado, confirmando a falha no sensor. Caso o veículo em análise não permita essa troca, recomenda-se utilizar um osciloscópio para avaliar o sinal do sensor e diferenciar falhas no próprio sensor, na roda fônica ou em outros componentes relacionados.
Passo 9: Para fazer a substituição do componente, é importante usar o componente que atenda a especificação original (H). No caso do Fiat Argo utilizado, o código do sensor original é 52137654. Já o código do componente DS que atende essa especificação (I) é o 30070TDTE.
Obs: É fundamental verificar qual o código original do sensor utilizado em cada veículo em que a manutenção é feita, pois para um mesmo modelo de carro pode haver mudanças no componente utilizado.
Passo 10: Antes de instalar o componente, é importante limpar o alojamento do sensor (J) e verificar o estado da roda fônica.
Passo 11: Encaixe o novo sensor no cubo de roda e aperte o parafuso hexagonal número 5. Depois, passe o cabo do sensor pelas travas e encaixe o chicote do componente (L).
Passo 12: Após a instalação, conecte o scanner no veículo e apague as memórias de erro. Faça uma varredura e verifique se há algum DTC restante. Feito isso, o procedimento estará finalizado.
Por fim, vale lembrar que a troca do sensor do ABS é essencial para garantir a segurança dos ocupantes, pois quando há defeitos nesse componente sistemas como monitoramento de pressão do pneu e controle eletrônico de estabilidade (ESC) ficam comprometidos, prejudicando o comportamento do veículo. Além disso, o uso de componentes de qualidade é fundamental para assegurar uma manutenção eficaz.
















