Partida a frio: veja o que deve ser verificado no carro do seu cliente

Nos dias mais frios, a baixa temperatura dificulta o bom desempenho do motor, principalmente no momento da ignição. Alguns sistemas são essenciais para ajudar o motor a chegar em sua temperatura ideal de trabalho.

Confira os principais sistemas que ajudam a manter o funcionamento adequado do motor e, pode facilitar a partida nos dias de baixa temperaturas.

1 – Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento: o sensor deve estar em boas condições para que indique corretamente a temperatura do motor.

Ele é responsável por acionar diferentes sistemas do motor, principalmente da partida a frio do motor em dias com temperaturas ambientes mais baixas.

Indícios que podem apresentar problemas com o sensor de temperatura são o aumento do consumo de combustíveis, falha no teste de emissões, desempenho irregular do motor, dificuldades no arranque do veículo e o superaquecimento do motor.

Um código de falha envolvendo o sensor de temperatura é o P0118. Ele informa que há alta tensão no circuito do sensor de temperatura. As causas podem ser sensor com defeito, problemas no circuito ou mal funcionamento do módulo de controle.

Para testar se está sendo feita a alimentação no conector do sensor, utilize um multímetro ou uma caneta de prova e verifique o sinal 5V e negativo. Caso estejam integras, conecte o sensor de temperatura e verifique se a tensão é modificada. Conforme a temperatura aumenta, a tensão apresenta números menores.

Ao inspecionar os fios e conectores, verifique se não há sinais de corrosão, fios rompidos ou conectores soltos.

Com um scanner, o mecânico também pode verificar se os dados de temperatura do motor são apresentados e, caso o defeito seja o sensor, faça a substituição do componente.

2 – Sistema com reservatório de combustível: o reservatório de partida a frio deve estar abastecido com gasolina de boa qualidade.

Cheque o reservatório e confira se não há obstrução da passagem de combustível ou vazamentos, além de orientar o proprietário do veículo de mantê-lo limpo e livre de resíduos.

3 – Sistema de aquecimento do combustível: precisa operar corretamente para assegurar o aquecimento adequado do combustível, favorecendo a queima eficiente, facilitando a vaporização do combustível e reduzindo os efeitos da condensação em baixas temperaturas.

4 – Bateria: com o motor frio, o tempo de partida tende a ser maior, esse sintoma se agrava quando as temperaturas externas estão muito baixas. Baterias descarregadas ou com problemas de carga podem afetar não só a partida do veículo, como outros sistemas. Lembre-se de checar as condições da bateria ao realizar as manutenções preventivas.

5 – Velas de ignição: são responsáveis por gerar a centelha elétrica que inicia a queima do combustível. Como esse é um momento crítico para o funcionamento do motor, é indispensável que as velas estejam em bom estado. Velas de ignição desgastadas ou com acúmulo de resíduos dificultam a partida a frio do motor.

Para verificar as condições das velas, retire do veículo e confira se elas estão com as cores cinza, amarelada ou marrom. Isso pode indicar desgaste, além de carbonização.

Outro teste que pode ser realizado é com o uso do multímetro. Verifique os sinais de resistência nos cabos das velas de ignição.

É importante lembrar que, veículos que utilizam velas de ignição comuns só podem usar velas de irídio quando é indicada pela fabricante. Adaptações de velas que não foram desenvolvidas para aquele veículo podem acarretar problemas ao motor.

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