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Para não deixar ferver

A troca do líquido de arrefecimento do veículo é um procedimento fundamental para manter a temperatura certa do motor em todas as condições de uso e evitar a corrosão do sistema, o ressecamento prematuro de mangueiras e vedações, e outros sérios danos ao conjunto

Carolina Vilanova

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Um sistema de arrefecimento funcionando corretamente, na temperatura ideal, só traz benefícios ao motor, que ganha em durabilidade, economia de combustível e desempenho e, consequentente, tem menor nível de emissões. Por isso, a troca do fluido de arrefecimento, uma mistura de água e aditivos específicos, é de extrema importância no check list da manutenção preventiva de um veículo.

A função do aditivo de arrefecimento é transformar a água num fluido adequado ao bom funcionamento e proteção do sistema de arrefecimento do motor de combustão interna. “O líquido faz a troca de calor, ganhando calor quando passa pelo motor e perdendo ao passar no radiador”, explica Fernando Landulfo, instrutor do SENAI-Vila Leopoldina.

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“Existem vários aditivos para arrefecimento no mercado brasileiro, mas o mecânico deve usar aquele recomendado pelo fabricante ou outro de especificações similares de boas marcas. Cuidado com os líquidos de má procedência, procure sempre certificados e homologados”, alerta.

A composição e as propriedades dos fluidos variam de acordo com as especificações de cada fabricante, mas, geralmente, são produtos à base de polímeros, etilenoglicol e agentes anti-corrosivos. A formulação pode mudar bastante para aplicação em motores de alumínio, pois determinados agentes que protegem o aço e o ferro fundido atacam o alumínio.

O engenheiro de Aplicação da Bardahl, Arley Barbosa da Silva, explica ainda que existem duas categorias de aditivos, os coolants e os anticorrosivos. Os coolants são os aditivos que possuem em sua composição monoetilenoglicol e um pacote anticorrosivo, e são divididos em duas categorias: os orgânicos (vida estendida) e os inorgânicos. As indicações de um ou outro variam de acordo com as recomendações das montadoras. Os orgânicos oferecem um intervalo maior entre as trocas, o que gera menos descarte de resíduo no meio ambiente.

“Os coolants devem atender a algumas normas, como a NBR 13705 (aditivos coolants inorgânicos concentrados) e a NBR 15297 (aditivos coolants orgânicos concentrados). Já os anticorrosivos são fluidos cuja principal função é prevenir a corrosão, geralmente usados em veículos pesados, de fabricação mais antiga”, comenta Arley.

De acordo com Graziano Oliveira, consultor Técnico da Radiex Produtos Automotivos, a indústria dos aditivos, também chamados de protetores do sistema de arrefecimento, evoluiu bastante na última década e os produtos à base de polímeros – mais baratos, mais eficientes na troca de calor e menos prejudiciais ao ambiente – estão substituindo os compostos desenvolvidos a partir de etilenoglicol, que apesar de terem o seu ponto de congelamento reduzido, são feitos a partir do petróleo, matéria-prima que, além de mais poluente, está mais suscetível às variações de preço do mercado.

Graziano explica ainda que o aditivo de radiador contém uma combinação de inibidores de corrosão, que oferecem proteção às ligas de alumínio, ferro fundido, aço e metais não ferrosos. Prolonga a vida útil dos componentes do sistema como mangueiras, bomba d’água etc. Evita a corrosão, a formação de espuma, eleva o ponto de ebulição da água e baixa o ponto de congelamento, no caso dos produtos com base glicol. “São produtos que devem atender as rígidas exigências da NBR-13.705, SAE-J1034 e ASTM D 3306”, reforça.

Troca do fluido de arrefecimento

O técnico da Bardahl recomenda que a troca seja feita sempre no período indicado pelo fabricante, conforme os manuais, que indicam a primeira troca em torno dos 30 mil km ou 1 ano de uso, podendo chegar a até 120 mil km ou 5 anos, de acordo com o tipo de aditivo.

“Recomendamos verificar, na hora da compra, se o fluido é concentrado (deve ser misturado com água antes de ser colocado no veículo) ou diluído (pronto para uso). A concentração do líquido (tanto de água, quanto de coolant) deve seguir a recomendação do fabricante. Existem produtos de limpeza que podem ser usados antes da troca e que vão despreender possíveis sujeiras e incrustrações em partes do sistema”, completa Arley.

“Se o prazo for ultrapassado o motor pode apresentar corrosão, impregnação, diminuição do ponto de ebulição do fluido e ressecamento prematuro de mangueiras e vedações”, acrescenta Landulfo.

Procedimento

Substituir o líquido de arrefecimento do motor é um serviço simples de efetuar, porém, exige muito cuidado e atenção do mecânico, primeiro, em relação à segurança, e por conta da escolha correta do produto a ser colocado no carro. Por isso, a recomendação é que apenas mecânicos profissionais em oficinas devidamente equipadas devem fazer o serviço.

O instrutor Marcos Antonio da Cruz Luiz, do SENAI-Vila Leopoldina, realizou o procedimento em um veículo Fiat Palio ano 2003, equipado com motor 1.0 Flex. Ele alerta que são necessários cuidados especiais e equipamentos de proteção, como luvas de algodão ou química, protetor facial, roupa profissional em algodão ou brim.

“Em relação às ferramentas para executar o serviço, o mecânico precisa das convencionais, além de equipamentos de teste de estanqueidade (bomba e adaptadores) e termômetro infravermelho, para verificar, à distância e com precisão, as temperaturas dos diversos setores do sistema de arrefecimento”, complementa.

1) A troca deve ser feita com motor frio e pode ser de maneira manual ou mecanizada, com a ajuda de um equipamento específico.

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2) Manualmente, o mecânico deve abrir o sistema, de preferência, no ponto mais baixo e esgotar todo o líquido. Não se esqueça que esse líquido deve ser descartado corretamente, pois contamina o meio ambiente.

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Obs.: Existe um líquido para limpar o sistema, dependendo do caso, que só deve ser utilizado com aval do fabricante do veículo.

3) Abra o respiro do sistema, ou seja, faça a sangria para não ter bolhas de ar dentro das mangueiras e do radiador.

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4) Faça a mistura na proporção indicada pelo fabricante, utilizando um recipiente a parte.

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5) Em seguida, coloque o produto novo de volta no sistema (5A). Coloque até a medida indicada, mas veja também se o líquido está saindo pelo respiro, o que significa que não tem mais bolhas no sistema. (5B)

 

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    5A
  • 5044
    5B

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Obs.: Quando colocar o líquido, posicione o comando de ar do carro na posição quente (5C).

6) O próximo passo é checar a estanqueidade para o bom funcionamento do sistema. (6A)

Não esqueça de checar também, com os adaptadores adequados, se a tampa está pressurizada. (6B)

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    6A
  • 5039
    6B

 

De nada adianta um sistema bem aditivado, mas sem pressurização. O fluido irá ferver do mesmo jeito. O mesmo se aplica ao bom funcionamento do eletroventilador do radiador e a limpeza interna e externa do mesmo. “Deve-se também tomar cuidado com radiadores recuperados, onde uma parte dos tubos é isolada a fim de sanar vazamentos. Sua capacidade de troca de calor cai muito”, explica Landulfo.

Água da torneira, não

De acordo com Graziano, o técnico não deve usar água de torneira para adicionar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões nas partes. Entre a gama de produtos oferecidos, existe a água que passa por um minucioso processo de purificação, no qual é retirada de poços artesianos e vai diretamente para um equipamento de desmineralização por osmose reversa, de onde sairá pronta pra uso.

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Outra boa opção para não cair em armadilhas na hora de trocar o líquido do sistema é usar os produtos dois em um (encontrados em lojas de autopeças), ou seja, aqueles em que a mistura do aditivo com a água já vem pronta, eliminando assim o risco de realizar a combinação em proporções erradas. “Atualmente, 80% a 90% dos carros que trafegam no Brasil estão com o seu sistema de arrefecimento precisando fazer algum tipo de manutenção”, comenta Graziano.

Propriedades do aditivo:

• Aumento do ponto de ebulição e diminuição do ponto de congelamento;
• Anti corrosão;
• Mudanças na condutibilida de elétrica;
• Proteção contra o ressecamento de vedações e mangueiras fabricadas com materiais sintéticos.

Componentes do sistema:

• Bomba d’água
• Radiador
• Válvula termostática
• Ventoinha
• Mangueiras
• Líquido de arrefecimento

O mecânico pergunta:

1 – Devemos completar o reservatório com o líquido correto ou apenas trocá-lo?

Mayke Pinheiro, Serviços Automotivos Primoirmão

Via de regra, deve-se completar o reservatório com solução preparada (aditivo água), para se evitar uma super dosagem, ou uma diluição excessiva. A remontagem deve ser feita quando o nível do fluido diminuir (verificar sempre a frio). Nos sistemas selados, quando a estanqueidade do sistema está em ordem, a remontagem é muito rara. Nos sistemas convencionais a remontagem é mais freqüente. No entanto, assim como o selado, o sistema deve estar estanque.

2 – O que fazer quando o motor esquenta?

Jefferson de Queirós, 4º Batalhão de Infantaria Leve

1º) Não forçar o funcionamento nessas condições (risco de queima de junta de cabeçote e / ou engripamento de pistão);

2º) Deixar o motor esfriar bem antes de manusear o sistema ou adicionar fluido frio para uma movimentação emergencial (risco de queimaduras e trinca do cabeçote do motor)

3º) Verificar a estanqueidade do sistema (inclusive tampa do reservatório de expansão e/ ou radiador);

4º) Esvaziar o sistema tomando cuidado de descartar corretamente o fluido usado;

5º) Pesquisar e sanar todos os defeitos mecânicos e elétricos, que houver no motor, que possam provocar o sintoma de super aquecimento. Substituir preventivamente as peças que apresentem desgaste;

6º) Limpar bem o sistema (inclusive a parte externa do radiador);

7º) Reabastecer o sistema com fluido e testar a estanqueidade;

8º) testar o funcionamento do sistema com o veículo ligado.

38 comentários em “Para não deixar ferver

  1. OBS: SE o seu carro for novo é ou não tiver vazamento não se precisa fazer o teste de pressão.
    E para lavar o sistema de arrefecimento pode se usar água da torneira siga os passos do tópico. 1*- drene toda a água etc…
    Apos ter lavado o sistema se o aditivo estiver pronto para uso é só colocar,se for concentrado o indicado é usar na mistura água desmineralizada na proporção correta do produto.
    E não ultrapasse o limite máximo do reservatório

  2. Alberto Queiroz.
    cada fabricante escolhe o seu aditivo,muitas vezes a diferença é o preço veja no manual do veiculo se fala algo como (use aditivo long life)240.000 esse produto seria orgânico e se o produto da Honda mandar trocar com 65.000 km esse seria inorgânico (sintético). Esses produtos não se podem misturar.
    Independente do diz no manual do seu carro se Vc não sabe,e quer usar o novo produto lave bem o sistema e siga as orientações do fabricante do produto principalmente a km da troca e se concentrado o percentual a misturar.

  3. Bom dia

    Posso utilizar o adtivo vendido pela honda já pronto em outro veiculo tipo GM 4.1 ?
    Pergunto isso devido a durabilidade que vejo no sistema da honda quanto a troca do adtivo.

    Obrigado

  4. dá pra fazer a sangria em diversos pontos,sensor de temperatura que fica no cabeçote,mangueira de retorno radiador e tambem dá pra fazer no sangrador se tiver muitos carros nao tem o sangrador

  5. Bom dia !

    Tenho um TIGRA/GM ano 1998 – 1.6 – 16 válvulas e ele está esquentado demais, chegando a 100° com facilidade. Dizem que os carros da GM são assim mesmo e trabalham com o motor em lata temperatura, mas confesso que não me sinto confortável em andar com o carro assim. É normal ou o que devo fazer ?

  6. Focus 2007. Fiz a limpeza no arrefecimento e coloquei o fluido para radiador de motor a diesel na proporção de 50% de água desmineralizada e 50% de fluido. Como o motor do focus é gasolina, pode danificar? Vou trocar em 3 meses novamente

  7. Minha dúvida é o seguinte : sei que quando o líquido de arrefecimento super aquece o sensor de temperatura avisa no painel … mas se a mangueira trincar perdendo o líquido existe um outro sensor pra avisar que está seco ? Aguardarei resposta por favor.

  8. Minha dúvida é o seguinte : sei que quando o líquido de arrefecimento super aquece o sensor de temperatura avisa no painel … mas se a mangueira trincar perdendo o líquido existe um outro sensor pra avisar que está seco ?

  9. Boa noite, o reservatório o nível esta baixo de agua, parei em um posto, próximo de casa, veio o frentista e mim disse que eu tinha que esgotar toda a’gua e colocar só fluido para radiador BARDAHL, que já vem pronto ou seja, não precisa de agua. e correto ou cai no conto do vigario, coube 5 lts, e um eco esport automatico 2011.

  10. Pteciso de ajuda. ..
    Vi de viagem… mantive a mesma velocidade.
    Quando parei o carro ouvi um barulho esquisito do género de água a ferver nos canos…. sai do carro abri o capô e repatei que a água estava a ferver ( fazer bolhas) dentro do reservatório. …
    O que faço????

  11. Boa tarde tenho um Palio 2008 1.4 fire então quando está funcionando com a tampa do radiador aberta está tudo normal mais quando liga a ventoinha a água sobe e derrama o q poderia ser ? É normal?

  12. A longo prazo, pode ocorrer corrosão. Recomendamos trocar o líquido pelo aditivo original o mais breve possível. Um abraço.

  13. O que acontece se eu colocar somente água no reservatório? Eu tenho um Kia soul e achando que era reservatório de água para limpar parabrisa, coloquei somente água.

  14. Amigo, tente trocar o sensor que fica no Reservatorio de Agua, pois com o sensor danificado o PC de Bordo entende que esta sem afua no reservatorio!

  15. Olá, tenho um ford ká 2009 que esta com um problema no arrefecimento…já troquei o reservatório e a tampa (paralela), troquei a valvula termostatica a pouco tempo, a valvula do ar quente (todos esses por causa de vazamento) e na troca da valvula termostatica, depois de 2 meses a agua no retorno ao reservatório esta borbulhando, como estivesse fervendo. Fui ao mesmo mecanico, disse que poderia ser junta cabeçote…mais o óleo não esta se misturando com água, tudo normal aparentemente…porém, como não sou mecânica….enfim, ele deu a opção de troca a bomba d agua antes de verificar cabeçote…bomba trocada, 1 mês depois…continua o mesmo problema. E como os ford ká não tem medidor de temperatura no painel, é dificil saber se esta realmente fervendo. A ventoinha esta funcionando normal, todas as mangueiras estão quentes e a água não esta vazando, apenas voltando para o reservatorio borbulhando. Li algumas coisas sobre e lendo aqui também…talvez possa ser a tampa q não esta dando pressão? Por ser paralela… Enfim…o que poderia ser?

  16. Claudio, observamos que superdosagem pode causar apenas depósitos no sistema – e não corrosão. Apenas se for utilizado for o aditivo errado. Um abraço.

  17. Olá. Temos um C4 hacth que passou pela oficina para alguns procedimentos, mad agora o computador de bordo diz: corrigir nível do liquido de arrefecimento.
    Mas aparentemente, parece normal. O que poderia ser?

  18. Amigo alguns dos fluidos presentes no mercado contem anti corrosivos, e quando a concentração desses aditivos é em excesso no sistema de arrefecimento pode vir a ocasionar agressões nas partes internas do metais como cobre e alumínio, o que poderia surgir furos nos seu sistema de arrefecimeto

  19. Diego, não recomendamos. Um profissional sabe onde abrir o sistema, fechar corretamente sangrar e preencher com aditivo. Um abraço.

  20. Olá bom dia! tenho um palio fire 2005, fiz a primeira etapa de limpeza e o mecanico cobrou um valor absurdo, disse tbm que essa limpeza era feita em 3 etapas duas só com agua desmineralizada para so na terceira usar o aditivo, a pergunta é, posso fazer essa segunda e terceira etapa de limpeza em casa, seguindo essas dicas? Obrigado desde já.

  21. Olá, André. O líquido do radiador deve conter aditivo e água desmineralizada na porcentagem determinada pelo fabricante do veículo. No mercado, são vendidos tanto o aditivo puro quanto o diluído em água desmineralizada. A informação sobre qual aditivo (e em qual porcentagem) deve ser utilizado consta no manual do veículo.
    Um abraço.

  22. Boa noite!
    Estou com um problema na minha mota, é uma vmax 1200 full-power, pois aquece muito e quando está parada ou no transito a ventoinha não para de trabalhar e a mota está sempre no limite da temperatura.

    Gostaria de saber se à algum liquido para evitar que isso aconteça

    Obrigado

  23. BoaTarde
    Gostaria de saber se o nivel correto do liquido de arrefecimento da nova uno vivace é entre a marcação de minimo e maximo ou no maximo.
    Desde já agradeço
    Jorge Lui\z

  24. Qual a diferença de fluido de radiador e aditivo de radiador?
    Fui fazer uma manutenção no meu carro e o mecânico informou que eu teria que trocar o liquido do radiador e que poderia comprar. Comprei o fluido e ele me falou que era para ter comprado do aditivo, pois o fluido é para manter o nível do reservatório.
    Isso procede?

  25. QUE TIPO DE AGUA SE COLOCA NO RADIADOR, AGUA DESTILADA SE COMPRA EM CASAS DE AUTO PEÇAS, OU AGUA FILTRADA, PODE -SE DEIXAR A VENTUINHA LIGADA DIRETA? TEM QUE SE FAZER SEMPRE A PRESSURIZAÇAO QUANDO SE COMPLETA A AGUA E O ADESIVO? VALEU MUITO OBRIGADO

  26. Boa tarde! Tenho uma zafira elite 05 o comando de bordo indica nivel de arrefecimento baixo e nao esta. Troquei o liquido e sensor d temperatura e nao funcionou.o que fazer

  27. MANGUEIRAS DURAS até com MOTOR FRIO…

    Tenho um motor AP 1,5 do Passat TS antigão… Motor em condições, cabeçote redondinho…
    Tudo beleza !!!
    Revisões feitas e tudo novinho…
    Só que as mangueiras de água ficam tão duras que parece que vão explodir, mas a temperatura não esta alta.. E mesmo parado e frio a s mangueiras estão duras e com pressão dentro do sistema de arrefecimentos…
    Tirei a válvula termosterética, já até adaptei mais uma ventoinha na parte da frente do radiador… Adaptei dois cebolões de temperaturas baixas e as mangueiras continuam duras e com pressão no sistema… E a temperatura do sistema não chega sequer a 90º e muito pelo contraio não chega a 80º sempre abaixo de 79º ;;;

    O que faço ou o que pode ser isso ???

  28. Tenho dúvidas !!!

    O que aconteceria se eu colocasse somente aditivo concentrado no sistema do carro ??? No caso seria um crossfox que tem capacidade para 5,5 litros. Em vez de colocar 60% de água e 40% de aditivo, o que aconteceria se eu colocasse somente o fluido concentrado e não colocasse água ??

  29. Meu sobrinho na intenção de ajudar, pôs fluido de radiador no reservatório de água, oq faço agora… preciso de ajuda?

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