Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Ônibus a etanol começa circular nesta quinta em São Paulo

O ônibus movido a etanol entra em operação nesta quinta-feira (20) no corredor Jabaquara-São Matheus, onde vai circular durante um ano e atender nove terminais situados em São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André. A primeira viagem será num pequeno trecho da rua Domingo Ballotin e o veículo será incorporado à frota da operadora Metra (Sistema Metropolitano de Transporte), indicada pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), e, posteriormente, por outra operadora indicada pela SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o transporte de ônibus na capital paulista. No período de demonstração, o ônibus será comparado a um outro do mesmo modelo a diesel.

Os parceiros do Projeto BEST são a BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU/SP, SPTrans, Marcopolo, Petrobras, Scania e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com incentivo da União Européia. O investimento no Projeto BEST é da ordem de R$ 1,6 milhão. O ônibus a etanol é o principal foco do Projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport ou Bioetanol para o Transporte Sustentável), programa internacional coordenado no Brasil pelo Cenbio. A missão é sensibilizar o mundo sobre a importância do uso do etanol no transporte público, que reduz em até 90% a emissão de material particulado lançado na atmosfera.

O Brasil é primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo BEST, incentivado pela União Européia e oito cidades da Europa e Ásia participam do programa: Estocolmo (Suécia), Madri e País Basco (Espanha), Roterdam (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Nanyang (China) e Dublin (Irlanda).

O motor proposto pela Scania é avançado até para os padrões europeus no quesito poluentes. Possui injeção eletrônica, que atende as rígidas especificações EURO 5 e EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles ou Veículos Excepcionalmente Compatíveis com o Meio Ambiente), normas que serão obrigatórias na União Européia a partir de 2009. A expectativa é de um ganho substancial correspondente à redução das emissões poluentes.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php